AtaNews Publicidade 728x90
15/01/2021 às 10h27min - Atualizada em 15/01/2021 às 10h27min

Mitos e verdades sobre a menstruação

Chocolate ajuda a reduzir a TPM? É impossível engravidar durante a menstruação? Dá para transar durante este período? Menstruação desintoxica o corpo? Confira as respostas de perguntas comuns sobre o período menstrual.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Na última década, movimentos feministas em todo o mundo vêm popularizando discussões no debate público sobre os direitos das mulheres, como a igualdade salarial, a inserção no mercado formal de trabalho e os cuidados com o próprio corpo, além do combate ao assédio e ao estupro.
 
Contudo, muitos mitos persistem no que se refere à menstruação. O assunto permanece pouco discutido tanto nas famílias quanto nas escolas e nas empresas, o que acaba dificultando o acesso a informações corretas, que ajudem cada mulher a cuidar do próprio corpo.
 
Por isso, se você tem dúvidas sobre quais são os cuidados no período menstrual, confira alguns mitos e verdades que circulam sobre o assunto.
 

Gravidez

Ainda hoje, um dos maiores mitos que circulam sobre esse processo biológico é sobre a impossibilidade de engravidar estando menstruada. A chance da ocorrência de uma gravidez depende do momento em que a transa é feita sem camisinha.
 
É muito difícil engravidar nos primeiros dias da menstruação. Contudo, a situação muda se a transa ocorre nos últimos dias do ciclo. Os espermatozoides podem sobreviver por até três dias no corpo da mulher, estando vivos quando ela entrar no período fértil, que é o mais propício para engravidar. Por isso, é fundamental utilizar métodos contraceptivos em qualquer relação sexual.
 

Desintoxicação corporal

Este é um mito clássico, que costuma ser reproduzido por muitas mães e avós. A ideia de que a menstruação ajuda a “limpar” o organismo de toxinas é absolutamente falsa.
 
O fenômeno biológico consiste na completa descamação do tecido do endométrio, revestimento do útero essencial para permitir o desenvolvimento da gravidez.
 
Esse tecido não possui nenhuma toxinas, apenas sangue e outros materiais biológicos naturais do organismo. Reproduzir a ideia de que a menstruação desintoxica é corroborar o mito de que o sangue contém sujeiras, o que é totalmente equivocado.
 

Atividades físicas

Muitas mulheres ainda acreditam que não é recomendado praticar atividades físicas durante o período menstrual, mas isso só é verdadeiro para quem apresenta fluxo sanguíneo muito intenso (menorragia) ou cólicas absolutamente severas, que podem até fazer a mulher desmaiar.
 
Se você não passa por essa situação, não há razões para se abster de praticar atividades físicas quando estiver menstruada. Aliás, muitos profissionais de saúde recomendam praticar exercícios aeróbicos nesse período, como pedalar, correr, andar, nadar ou dançar, pois eles produzem substâncias químicas que ajudam a reduzir muito a dor provocada por cólicas, por exemplo.
 

Sexo

É verdade que mulheres podem transar durante o período menstrual, desde que o contato íntimo seja feito de forma segura, com camisinha. Além disso, hoje, é possível encontrar absorventes especiais para usar durante a transa. Eles facilitam os movimentos, já que não possuem cordão e funcionam como uma “esponja interna”, capaz de absorver o sangue sem atrapalhar.
 
É fundamental usar preservativos durante as transas na menstruação, não só para evitar gravidez indesejada, mas também para reduzir riscos de contaminação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Isso ocorre porque o sangue proporciona o ambiente perfeito para a reprodução de micro-organismos.
 

Chocolate

Muita gente ainda acha que a tensão pré-menstrual (TPM) não existe e se trata de frescura, mas o período menstrual é marcado por grandes oscilações hormonais que provocam sintomas em três a cada quatro mulheres.
 
Entre os sintomas mais comuns, estão: inchaço, dores de cabeça, aumento de acne, sensibilidade nos seios, fadiga, dor nas articulações, irritabilidade, ansiedade, fortes oscilações de humor, desejo por comidas específicas, entre outros. Algumas estratégias são bastante utilizadas para aliviá-los, como prática de exercícios aeróbicos, suplementos vitamínicos, chás e até medicamentos.
 
Um alimento pode ser bastante benéfico para quem está menstruada: chocolate. Embora se diga que laticínios inflamam a barriga e intensificam cólicas nesse período, comer um pouco de chocolate pode ajudar a lidar com alguns sintomas, pois ele fornece substâncias como o magnésio (mineral perdido durante a menstruação) e a serotonina (que possui efeito estimulante e antidepressivo) ao organismo.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »