AtaNews Publicidade 728x90
15/01/2021 às 08h17min - Atualizada em 15/01/2021 às 08h17min

Vacinação contra a covid pode começar na próxima semana; Araçatuba realiza cadastro do SUS para imunização

Portal LR1
Foto: Divulgação
Com a vacinação cada vez mais próxima, aguardando a liberação das vacinas da AstraZeneca e da CoronaVac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, no próximo domingo; em Araçatuba, cerca de 20% da população ainda precisa realizar o cadastro do cartão do SUS, o Sistema Único de Saúde, para ser imunizado.

O estado de São Paulo deve disponibilizar, no momento do início da campanha de imunização, as doses da vacina contra a covid-19 de acordo com o número de pessoas cadastradas no SUS.

De acordo com informações da secretaria de saúde do município, as ações do SUS são programadas de acordo com a população residente no município, e a programação é baseada no número de cadastrados no Sistema Único de Saúde. Caso a pessoa não seja cadastrada ela não será contabilizada no momento de envio das doses da vacina, o que pode fazer com que seja insuficiente o número de doses destinado a Araçatuba. Isso pode ocorrer com outras cidades.

Ainda de acordo com informações da pasta, a campanha de vacinação contra a covid-19 deve ser realizada no formato nominal. Se a pessoa não tiver o cadastro, poderá ficar na fila de espera.

O cadastramento no SUS pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde de Araçatuba, bastando a pessoa levar os documentos como RG, CPF, certidão de nascimento ou de casamento.

Uma mesma pessoa da família pode levar os documentos de todos os moradores da casa, a fim de evitar aglomerações. A maior parte das Unidades Básicas de Saúde funcionam das 7h às 17h, porém o cadastro poderá ser feito até às 19h.

O Shopping Praça Nova e o Araçatuba Shopping também serão postos de cadastramento a partir da semana que vem. Os dois centros de compras vão disponibilizar um espaço especial para o cadastramento. A direção dos locais também disponibilizou espaços para a realização da vacinação, assim que a campanha se iniciar.

Haverá também o lançamento de um aplicativo a partir da próxima semana para a realização do cadastramento de forma on line. O prazo dado para o cadastramento no SUS para a vacinação vai até o dia 31 de janeiro.

Vacinação mais próxima

De acordo com prefeitos que participaram de uma reunião nesta quinta-feira (14) com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi estipulada a data do dia 20 de janeiro para o início da imunização, porém, ainda dependendo da liberação das duas vacinas, marcada para ocorrer no domingo, além da chegada das 2 milhões de doses da vacina da Oxford/Astrazeneca.

O voo da Azul Linhas Aéreas saindo do aeroporto de Recife, rumo à Índia, tinha partida marcada para esta quinta-feira, mas a decolagem foi adiada para esta sexta. O avião saiu do aeroporto de Viracopos, em Campinas ontem, e deixará Recife às 23h desta sexta-feira, rumo a Mumbai, em busca dos imunizantes.

Além disso, no estado de São Paulo, desde dezembro, o governo paulista já havia anunciado o início da vacinação com a Coronavac no dia 25 de janeiro. A data, por enquanto, é mantida pelo governo do estado, que também espera a liberação por parte da Anvisa.

Nesta semana, porém, o governador João Dória (PSDB) afirmou que, em caso de liberação da vacina no domingo, é possível que a data da vacinação seja antecipada. “Está mantido o prazo de 25 de janeiro. São Paulo iniciará a vacinação em 25 de janeiro e, se possível, até antes. Se houver a liberação da vacina antes, iniciaremos a vacinação antes. Aliás, é o que desejamos para todo o Brasil”, disse Doria em uma entrevista concedida ao canal CNN.

“Ao meu ver, não é o momento de a ciência burocratizar e fazer excessos de exigências de uma vacina que já se mostrou eficiente e eficaz. Nem para a vacina do Butantan, nem para a de Oxford ou nenhuma outra”, completou o governador João Dória.

Anvisa

Está marcada para o domingo, a partir das 10h, a análise dos pedidos de uso emergencial de duas vacinas contra a covid-19: Oxford/AstraZeneca e a Coronavac.

Os resultados dos testes da vacina de Oxford apontaram uma eficácia média de 70,4%. Já a CoronaVac registrou 50,38% de eficácia global nos testes que foram realizados no Brasil.


IMPORTÂNCIA – Cartão nominal do SUS será importante para envio das doses aos municípios
 



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »