AtaNews Publicidade 728x90
14/01/2021 às 14h21min - Atualizada em 14/01/2021 às 14h21min

Entenda todas as funções da máquina de lavar

Conhecer como o eletrodoméstico funciona otimiza o jeito que o utilizamos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Ela facilita a nossa rotina, poupa o trabalho e ainda é considerada um dos eletrodomésticos mais essenciais em uma casa: trata-se da lavadora de roupas. Com três funções básicas, lavar, enxaguar e centrifugar, a máquina de lavar revolucionou o mercado de eletrodomésticos e se popularizou no começo do século XX.
 
Com o passar dos anos, ela se modernizou. Desse modo, até o processo de enxágue da máquina tornou-se mais econômico e otimizado, possibilitando o reuso da água para a limpeza da casa, por exemplo. Conhecer um pouco mais sobre as funções do seu eletrodoméstico possibilita fazer o melhor uso dele. Por isso, neste texto, você entenderá um pouco mais sobre as funções da sua lavadora.

Lavar

Para entender um pouco mais sobre a função de lavar, precisamos conhecer a história das máquinas destinadas a higienização das roupas. Desde o invento do vestuário, higienizar as peças passou a ser uma preocupação constante. No entanto, lavar itens grandes e pesados na mão sempre foi um sacrifício!
 
Para remover as sujeiras mais difíceis e ainda otimizar o tempo, diversos apetrechos foram criados e patenteados, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, a partir de 1691. Entretanto, a criação da máquina como conhecemos hoje, com tambor que gira para agitar os trajes e limpá-los, ocorreu em 1874 por William Blackstone, nos Estados Unidos, como um presente para a esposa.
 
Contudo, naquela época, todas as lavadoras eram manuais e feitas de madeira. Portanto, era preciso mover uma manivela para que a água se agitasse e, dessa forma, removesse a sujeira das roupas. A partir de 1908, chegaram os modelos elétricos. De lá para cá, os eletrodomésticos só evoluíram e ganharam novas possibilidades dentro de uma única função.
 
No modo lavar, por exemplo, é possível usar sabão em pó ou líquido, além de alvejante e amaciante, sendo que a própria máquina controla o momento certo de aplicar cada produto nas peças. A lavagem também pode ser determinada de acordo com a quantidade de roupas, o peso dos itens e até o nível de sujeira, deixando-as de molho por um período mais curto ou longo, por exemplo.

Enxaguar

Esta função é feita para a remoção completa dos produtos de limpeza usados nas peças. Muitas máquinas possibilitam até que o enxágue seja feito em mais de uma etapa, garantindo que todos os resíduos sejam eliminados.
 
O enxágue também pode ser feito com água quente. Isso é importante para garantir a remoção total da sujeira e do sabão, servindo até para desinfetar as peças que estão sendo higienizadas. Para que o enxágue aconteça de forma adequada, a máquina precisa estar conectada a uma torneira aberta, que vai fornecer o aporte necessário para que esta função seja realizada.
 
Novamente, vale a pena reforçar: lavadoras modernas possibilitam a economia de água por calcularem a quantidade a ser usada de acordo com o peso do tambor. Além disso, elas possibilitam o modo de reutilização, permitindo que a água do enxágue seja reusada para a limpeza da casa.

Centrifugar

Esta é uma das funções que diferenciam a lavadora do tanquinho. Por meio da aceleração centrífuga do tambor, as partículas de água são eliminadas das roupas, fazendo com que elas saiam da máquina quase secas.
 
Para quem vive em locais em que o varal não pega luz direto do sol, o papel da centrífuga é muito importante porque acelera a secagem das peças higienizadas. Nas máquinas com abertura superior, ainda é possível abrir o equipamento para apenas centrifugar peças mais delicadas, que tenham sido lavadas à mão.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »