AtaNews Publicidade 728x90
06/04/2018 às 15h38min - Atualizada em 06/04/2018 às 15h38min

Vigilância Sanitária de Birigui promove Semana de Proteção contra o uso do Amianto até o dia 13

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Com o objetivo de conscientizar sobre os malefícios do contato direto ou indireto com o amianto, um mineral cancerígeno, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, promove até o dia 13 de abril a Semana de Proteção contra o Amianto. A ação consiste no monitoramento e entrega de panfletos em casas de materiais de construção da cidade.
 

O educador de saúde Djalma da Silva Ribeiro, do setor de Informação, Educação e Comunicação do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), lembra que o uso do amianto em todo o Estado de São Paulo é proibido pela lei estadual 12.684/2007, sendo que os infratores estão sujeitos às penalidades cabíveis.
 

GRAVES CONSEQUÊNCIAS
 

O amianto é uma fibra mineral natural extraída de rochas e está presente na composição de telhas, caixas d’água, placas de revestimento, entre outros. O material, quando cortado ou manuseado, gera um pó que pode ser facilmente inalado ou engolido, podendo causar doenças como câncer de pulmão, de laringe, do trato digestivo e do ovário.
 

Pode ainda provocar asbestose – endurecimento lento do pulmão, causando falta de ar, cansaço, emagrecimento, dores nas pernas e costas. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 100 mil trabalhadores morrem por ano em decorrência de doenças relacionadas à exposição ao minério e suas fibras.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »