AtaNews Publicidade 728x90
08/01/2021 às 15h53min - Atualizada em 08/01/2021 às 15h53min

Cortes Curtos: Qual a rotina de cuidados para os fios com pouco comprimento?

Mesmo com menos comprimento, cuidados como hidratação e nutrição também são importantes para o cabelo curto feminino

Beleza extraordinária
Se você está pensando em apostar nos cortes curtos, confira dicas de como cuidar das madeixas com pouco comprimento no dia a dia. (Foto: Instagram @yukistylist)

Estilosos e práticos, os cortes curtos conquistam mais adeptas a cada dia. Especialmente quando o verão se aproxima e fugir do calor e ter um cabelo fácil de cuidar se torna uma prioridade. Mas, apesar da praticidade, os cortes de cabelo feminino curto também precisam de atenção no dia a dia. A mudança no comprimento pede cuidados com as pontas dos fios, que ficam em maior evidência, e com a escolha e aplicação dos produtos.

Se você está pensando em apostar em um corte de cabelo curto ou já aderiu aos fios curtinhos, conheça os cuidados necessários para manter o novo visual.

APOSTE EM TRATAMENTOS REEQUILIBRANTES PARA CONTROLAR A OLEOSIDADE DA RAIZ
Quem tem o couro cabeludo oleoso pode notar que cortes de cabelo feminino curto podem deixar essa característica mais evidente. Além disso, no caso das madeixas lisas e onduladas, a oleosidade pode correr mais facilmente por toda a extensão dos fios, que vão estar menores. Ainda que essa oleosidade natural seja importante para a saúde dos fios, em excesso pode se tornar um incômodo. É aí que entram os tratamentos reequilibrantes, para fazer o detox da raiz e controlar a oleosidade sem ressecar as pontas.

Por isso, aposte em uma linha de shampoo e condicionador com a proposta de purificação do couro cabeludo e hidratação do comprimento. Vale investir em produtos ricos em ativos como essência de algas e extratos vegetais, conhecidos por terem propriedades que limpam profundamente sem ressecar.

O CABELO CURTO FEMININO TAMBÉM PRECISA DE HIDRATAÇÃO E REPOSIÇÃO DE NUTRIENTES
Não são só os cabelos longos que precisam de tratamento para se manterem saudáveis, os cortes curtos também exigem cuidados regulares para que fiquem alinhados e bonitos. A hidratação e a nutrição são dois tratamentos capilares essenciais na rotina de cuidados com o cabelo, porque repõe nutrientes importantes para a estrutura da fibra capilar, como a água e os lipídeos.

Sem esses nutrientes, os cabelos podem ficar ressecados, opacos, com frizz e pontas duplas, o que compromete o efeito do novo corte. Para quem tem o cabelo cacheado curto, esses tratamento são ainda mais essenciais porque, diferentemente dos cabelos lisos e ondulados, nos cabelos cacheados e crespos a oleosidade do couro cabeludo não percorre os fios com facilidade, fazendo com que eles sejam mais secos e precisem de uma “forcinha” dos produtos de cabelo.

Assim, a dica é não abrir mão do cronograma capilar depois de estrear o seu novo corte de cabelo. Mantenha os tratamentos em dia, apenas reduzindo a quantidade de produto na aplicação para não pesar as madeixas.

INVISTA EM UM LEAVE-IN PARA EVITAR O RESSECAMENTO DAS PONTAS QUE FICAM EM EVIDÊNCIA NOS CORTES CURTOS
Um corte de cabelo curto feminino como o chanel, o short bob e até mesmo o pixie cut deixa as pontas dos fios mais próximas do rosto e, consequentemente, em maior evidência. Por esse motivo, um passo que não pode faltar na sua rotina de cuidados com os cabelos curtos é a finalização com um leave-in reparador para prevenir as pontas ressecadas. Esse tipo de produto complementa os tratamentos feitos anteriormente e ajuda a selar as cutículas dos cabelos, retendo os nutrientes que foram repostos e mantendo os fios tratados por mais tempo.

Como os cabelos estão mais curtos, a dica é focar a aplicação do leave-in nas pontas dos fios não só para hidratar e selar essa parte das madeixas, como também para evitar o acúmulo de resíduos no couro cabeludo. Vale apostar em produtos ricos em ceramidas, como o leave-in Cicatri-Renov Elseve Reparação Total 5, que promove a selagem das pontas e ação anti-frizz.

Outra vantagem de incluir o leave-in na rotina de cuidados com os cortes curtos é que esse tipo de produto facilita o desembaraço e auxilia na estilização dos fios, o que facilita a vida de quem tem madeixas cacheadas e onduladas e precisa lançar mão de truques de styling. 

APROVEITE O NOVO COMPRIMENTO PARA REDUZIR O USO DE FERRAMENTAS DE CALOR
Chapinha, babyliss e até mesmo o secador podem danificar os cabelos quando são usados com frequência. Ainda que sejam uma mão na roda em alguns momentos, o uso em excesso dessas ferramentas pode comprometer a fibra capilar e gerar aqueles probleminhas que nós estamos aprendendo a evitar até aqui: ressecamento, pontas duplas, frizz e opacidade.

Como os cortes curtos geralmente secam mais rápido naturalmente, você pode começar reduzindo o uso do secador, especialmente no verão em que as temperaturas mais quentes já serão o suficiente para secar os fios mais rapidamente.

Quem tem o cabelo curto com franja lisa ou ondulada e precisa lançar mão da prancha alisadora para alinhar a franjinha, a dica é utilizar um leave-in com proteção térmica para formar uma película protetora nos fios antes de expor as madeixas às altas temperaturas. As cacheadas que utilizam o secador com difusor para secar e soltar os cachos após a finalização também devem investir na proteção térmica para evitar o ressecamento dos fios.

CORTES CURTOS PRECISAM DE MANUTENÇÃO DO COMPRIMENTO A CADA DOIS MESES
Se você decidiu adotar os cortes curtos e quer manter o novo visual por bastante tempo, um cuidado que você vai precisar incluir na rotina é a manutenção do corte. Os cabelos crescem cerca de um centímetro por mês e, com os cabelos curtos, a mudança de comprimento fica mais evidente.

Assim, é indicado fazer a manutenção do corte a cada dois meses ou três meses, dependendo da velocidade de crescimento dos seus fios. Especialmente se você optou por um corte de cabelo curto com muita personalidade e ângulos bem marcados como o chanel de bico ou o pixie com franja alongada.

Caso o seu objetivo seja deixar os fios crescerem, algumas repaginações no corte também podem ser importantes para as madeixas cresçam alinhadas e com o volume bem distribuído.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »