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08/01/2021 às 09h50min - Atualizada em 08/01/2021 às 09h50min

Perspectivas para o e-commerce em 2021

Após um ano desafiador para o setor do comércio, uma nova fase se inicia. A expectativa em relação à vacina, o reestabelecimento da economia e o desejo das pessoas em consumir faz com que as perspectivas para o e-commerce em 2021 sejam diferentes dos últimos meses.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Comércio online em crescimento

Pesquisadores especializados em comportamento humano em todo o mundo já apontam algumas transformações passadas pela sociedade, provocadas pelas adaptações da rotina a partir do surgimento do novo coronavírus.

Essas transformações se estendem desde a forma como as pessoas lidam com seus sentimentos, até o modo como consomem. No quesito consumo, basta observar o quanto o comércio online cresceu nos meses anteriores para perceber que houve uma mudança de comportamento.

Se antes apenas uma parcela da população acessava e-commerces, hoje milhares de pessoas utilizam a internet para fazer pedidos e receber produtos em suas casas. E a tendência é que a compra online seja cada vez mais frequente entre os consumidores.

De acordo com pesquisa realizada pelo Ebit|Nielsen, as vendas do comércio digital devem crescer 26% em 2021, somente no Brasil. Esse número representa um crescimento considerável e pode ser fundamental para manter a economia em um patamar adequado.
 

Comportamento humano e sua influência sobre os setores em alta

Existem alguns setores que têm perspectivas para o e-commerce mais promissoras que outros, como o segmento de delivery de alimentos, a área de produtos tecnológicos, cosméticos e artigos esportivos.

Todos esses setores podem ser facilmente relacionados com as mudanças comportamentais que ocorreram nos últimos meses. O aumento no delivery de alimentos, por exemplo, se dá pelo maior tempo gasto dentro de casa, como uma compensação das antigas visitas à bares e restaurantes.

Já o interesse pelos produtos tecnológicos vem de encontro com o crescimento da modalidade home office. De março a julho de 2020, o modelo de trabalho em casa foi adotado por 46% das empresas brasileiras. E para atender a este público, ferramentas tecnológicas tiveram alta demanda.
 

Ofertas que favorecem o consumo online

Outro motivo que impacta diretamente nas perspectivas para o e-commerce em 2021 serem positivas é a possibilidade de ofertas que essa modalidade oferece.

Além das tradicionais queimas de estoque e seleções especiais de produtos, o e-commerce é único ao oferecer o sistema de cashback e os famosos cupons de descontos, métodos promocionais que atraem um público fiel para esse tipo de compra.

No cashback, o consumidor se cadastra em um programa e recebe uma porcentagem do valor da compra em bônus, que poderá ser utilizado como desconto nos próximos pedidos, em lojas parceiras.

O cupom de desconto é ainda mais prático, ao não exigir um cadastro prévio para o uso. Tudo o que o consumidor precisa fazer é acessar um site de cupons, pesquisar pela loja desejada e encontrar opções de vouchers promocionais para aplicar.

São promoções como essas que fazem com que os consumidores se interessem pela modalidade online, unindo a praticidade com a economia.
 

Tendências para o comércio online

Se a perspectiva é positiva para o e-commerce em 2021, isso se deve tanto a popularização do método de consumo quanto as novas tendências que estão chegando ao mercado.

Um bom exemplo é o uso de dispositivos móveis para os pedidos. Com smartphones mais completos, os e-commerces mais estruturados se esforçaram para criar aplicativos próprios, facilitando a vida do consumidor que não quer ligar o computador para fechar negócio.

Além disso, a compra por dispositivos móveis também favorece os pequenos comerciantes, que utilizam ferramentas de redes sociais para apresentar e vender seus produtos ou serviços.

Outra tendência que impacta positivamente nas perspectivas do e-commerce é a agilidade na entrega dos pedidos. Já existem lojas que conseguem levar uma compra até a casa do consumidor no mesmo dia em que o pagamento é realizado.

Assim, duas grandes tendências para as lojas virtuais nesse ano é a oferta de plataformas que funcionam para os smartphones, com todos os itens de segurança necessários para uma boa experiência, bem como entregas cada vez mais ágeis. Tendências que devem impactar o consumo virtual.
 

Um ano positivo para o e-commerce

Melhorias estruturais e maior foco das marcas em suas lojas online fazem com que as perspectivas para o e-commerce brasileiro sejam bastante promissoras. Se em 2020 o crescimento foi considerável, especialistas afirmam que esse é o ano para o segmento se firmar como uma opção segura e funcional.

Essa perspectiva positiva é interessante tanto do ponto de vista do lojista quanto do consumidor. Para o lojista, o e-commerce pode representar um meio de liquidar seus estoques, sem depender, necessariamente, de um ponto físico.

Já para o consumidor, com o e-commerce em alta, aumenta a concorrência, o que faz com que os preços se mantenham atrativos. Além disso, é inegável que receber um produto em casa é muito mais prático do que sair para adquiri-lo.

A verdade é que todos os envolvidos nesse tipo de compra saem ganhando: lojista, consumidor e a economia. Não é à toa que as perspectivas são tão positivas. Agora, é aguardar para que essa projeção se concretize
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