AtaNews Publicidade 728x90
07/01/2021 às 09h06min - Atualizada em 07/01/2021 às 09h06min

Planejamento de carreira no pós-pandemia: dicas para ter sucesso com as mudanças no mercado

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O planejamento de carreira no pós-pandemia é muito importante para qualquer profissional, seja para o recém-formado ou para os especialistas que estão no mercado de trabalho há vários anos.
 
Essa ferramenta ajuda a controlar a ansiedade, tomar decisões mais coerentes e manter o foco na carreira. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, desenvolver um plano não é uma tarefa complicada.
 
Neste artigo, vamos listar algumas dicas que ajudam nesse desafio, destacando porque elas são importantes para o profissional.
 
Quer conquistar novas oportunidades?
 
Então, continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.
 

Aplique o autoconhecimento

Vamos iniciar a nossa lista falando sobre a importância do autoconhecimento. Ele é fundamental para entender quais são as atividades que têm mais relação com o seu perfil.
 
Uma dica interessante é anotar no papel quais são as tarefas que menos gosta de fazer durante a rotina de trabalho e quais são as melhores atividades do seu dia a dia. Dessa forma, você consegue desenvolver um plano que atenda todas as expectativas.
 

Pesquise o mercado de trabalho 

Você também pode pesquisar como está o mercado atual para descobrir se existe uma profissão do seu interesse. As áreas de tecnologia, finanças e saúde vão se destacar após a pandemia
 
Se você tem habilidade com atendimento ao cliente, por exemplo, pode conhecer mais detalhes sobre o customer experience (experiência do usuário). A tendência é que as empresas procurem também especialistas em cibersegurança e migração para nuvem.
 
Durante o planejamento de carreira, lembre-se de fazer uma pesquisa minuciosa. Dessa forma, tomará uma decisão mais assertiva.
 

Defina um objetivo

Para desenvolver um bom plano, o profissional deve refletir sobre os caminhos que ele deseja percorrer daqui a dois, três ou dez anos. Essa análise é fundamental para atingir a felicidade e plenitude no mercado de trabalho.
 
Ao escolher um objetivo, você consegue guiar a sua carreira com mais facilidade e pode aproveitar as oportunidades.
 
Essa definição também é importante em uma entrevista de emprego. Geralmente, o recrutador questiona o candidato sobre os seus anseios e objetivos. Na prática, ele busca entender o plano de carreira de cada pessoa. Se estiver de acordo com os valores da empresa, o profissional tem mais chance de ser aprovado no processo seletivo.
 

Encontre um propósito

Após estudar o mercado e definir o seu objetivo, deve-se entender porque essas escolhas são essenciais para a sua carreira. Algumas perguntas podem ajudá-lo neste momento.
 
Vale a pena o esforço para atingir tal objetivo?
Por que esse mercado é importante para a minha vida?
 
Para responder a essas perguntas, recomendamos que você seja bastante sincero. O mais indicado é que as respostas estejam em conexão com os seus valores. Assim, conseguirá manter o foco durante toda a jornada profissional.
 

Estabeleça metas

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância da definição de metas. Elas ajudam a definir os desafios que um profissional deve seguir para alcançar o objetivo.
 
Aqui vale contar com o apoio da técnica SMART. Ela é um acrônimo que mostra quais são as características que uma meta deve ter: específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal.
 
As metas agressivas podem prejudicar o seu desempenho. Portanto, tenha bastante cuidado no momento da definição.
 
A pandemia acelerou o desenvolvimento de alguns setores da nossa sociedade. Para ter sucesso com o planejamento de carreira, o profissional deve ter sede por conhecimento e aprender novas habilidades. Caso contrário, terá mais dificuldades para se adaptar ao novo normal.
 
Uma pós-Graduação Lato Sensu pode ajudá-lo a ter um currículo melhor, conseguir melhores oportunidades no mercado, ser um profissional mais atualizado e aprimorar o seu networking.
 
Após descobrir como fazer planejamento de carreira no pós-pandemia, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes para o seu desenvolvimento profissional.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »