AtaNews Publicidade 728x90
30/12/2020 às 10h33min - Atualizada em 30/12/2020 às 10h33min

Conheça as melhores frutas para consumir no verão

Alimentos como figo, ameixa, cereja, melancia e acerola são algumas das opções que devem entrar no cardápio para manter a saúde em dia durante esse período

Vida Plena e Bem Estar
O último mês do ano traz consigo a contagem regressiva para uma estação muito aguardada por muitas pessoas: o verão. Iniciando no dia 21 de dezembro, as cidades brasileiras sofrerão um aumento considerável das temperaturas ao longo de três meses e, por conta disso, é fundamental investir em uma alimentação saudável para manter a hidratação do corpo.

Nesse aspecto, as frutas desempenham um papel importante e merecem ser destacadas no cardápio do dia a dia. De acordo com Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, as mais suculentas fornecem antioxidantes e, além disso, mantém a hidratação em dia.

“O abacaxi, a laranja, o melão, a melancia e o coco verde são boas opções. Apostar em frutas ricas em vitamina C – como limão, acerola, caju, kiwi e maracujá – também é muito importante”, pontua.

Para os lanchinhos da tarde, a indicação é voltada ao consumo in natura desses alimentos. Maçã, pera, pêssego, ameixa, figo e goiaba entram como excelentes opções por serem leves e saciarem a fome.

“As temperaturas mais altas do verão podem trazer a sensação de que alguns alimentos são mais ‘pesados’. Além das frutas, o ideal é investir em vegetais para fugir desse desconforto, pois são mais digestivos e podem ser consumidos em temperatura ambiente ou, até mesmo, gelados”, explica Guirau.

Para o melhor aproveitamento desses alimentos, a profissional chama atenção para a forma que eles serão conservados. Por conta do calor, é normal que eles estraguem mais rápido. Portanto, é fundamental estar atento ao que fica fora da geladeira. Caso haja o deslocamento das refeições por um longo período, a dica é investir em bolsas térmicas para manter o frescor.

Cuidados extras
Além de uma alimentação balanceada e nutritiva, o verão pede uma atenção especial para a ingestão de água e sucos naturais. O consumo excessivo de açúcar e sal, principalmente nessa época, é prejudicial para o corpo, pois não contribuem para a hidratação.

No que diz respeito à exposição solar, é preciso agir com cautela para não agredir a pele. “Para auxiliar nos cuidados, recomendamos o aumento do consumo de antioxidantes. Fontes de betacaroteno são interessantes de serem consumidas com mais frequência, pois ajudam na saúde do órgão e, além disso, reduz os efeitos nocivos dos raios solares. A cenoura, manga, mamão, acerola, ameixa e cereja entram como aliadas nesse processo”, aconselha a nutricionista.

Para que o verão seja leve, saboroso e nutritivo, Renata Guirau compartilha três receitinhas para incluir nesse período. Confira:

Salada de rúcula com parma e figos
½ maço de rúcula baby
200g de presunto parma fatiado
2 figos cortados em 4 partes
1 col de sopa de mostarda dijon
2 col de sopa de vinagre balsâmico
Sal e pimenta a gosto



1) Monte a salada acomodando a rúcula em uma saladeira e tempere com a mostarda, o vinagre, o sal e a pimenta.
2) Acrescente o presunto fatiado em rolinhos, intercalando com as fatias de figo.
3) Sirva em seguida.


Smoothie de ameixa
200mL de água de coco
3 ameixas picadas com casca
½ xícara de chá de amoras congeladas
1 maçã cortada em cubos
Suco de 1 limão



1) Bata tudo no liquidificador ou mixer e sirva em seguida, sem coar.
2) Se desejar, pode bater com gelo ou congelar as ameixas antes de bater.
 
Suco de acerola com abacaxi e hortelã
2 xícaras de abacaxi picado
1 xícara de acerolas
Suco de 1 limão
1 col de sopa de hortelã picada
1 xícara de água
Açúcar ou adoçante a gosto



1) Bata tudo no liquidificador, coe e adoce a gosto.
2) Sirva gelado
.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »