AtaNews Publicidade 728x90
29/12/2020 às 08h59min - Atualizada em 29/12/2020 às 08h59min

Aterro sanitário de Penápolis obtém licença de operação até 2025

Portal LR1
APROVADO - O aterro recebeu neste ano a nota 9,7 na avaliação da Cetesb numa escala de 0 a 10. ( Foto: Reprodução LR1)
O aterro sanitário de Penápolis passou por uma vistoria técnica da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para a liberação da Licença de Operação da área que recebe resíduos sólidos domésticos. O documento foi emitido no último dia 18 e tem validade por cinco anos.

O aterro sanitário está localizado na Estrada Municipal Elpídio Aurélio Ferreira e recebe todos os resíduos domiciliares gerados pelos penapolenses. Em 2020, em avaliação feita semestralmente, o aterro sanitário recebeu nota 9,7 numa escala de 0 a 10.

A partir de 2021, entrará em funcionamento a terceira célula do aterro sanitário. O espaço foi preparado com a infraestrutura necessária para operar dentro dos padrões técnicos exigidos pelo órgão ambiental.

O presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Edson Bilche Girotto, o Batata, explicou que assim que os resíduos chegam ao local, devem ser aterrados, seguindo os requisitos técnicos do projeto apresentados à Cetesb

“Para manter a disposição de forma adequada, precisamos garantir a compactação e o recobrimento contínuo e imediato com o solo, os equipamentos necessários devem ficar disponíveis para a operação do aterro sanitário. As atividades de manutenção e monitoramento são executadas continuamente durante todo o período”, afirmou Batata.

“Penápolis é um dos poucos municípios que possui aterro próprio, pois a maioria dos municípios de médio porte terceiriza esta atividade. O nosso aterro cumpre todos os requisitos exigidos pela Cetesb. Além disso, os processos do Daep possuem a certificação da norma internacional ISO 9001:2015, que inclui a destinação final dos resíduos no aterro sanitário”, concluiu o presidente do Daep.

 
*matéria cedida pelo Portal LR1
 



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »