26/12/2020 às 10h26min - Atualizada em 28/12/2020 às 09h52min

Férias: 5 destinos brasileiros para desacelerar

Se você está começando a planejar as férias de verão, selecionamos lugares incríveis para você conhecer e recarregar as energias

SALA DA NOTÍCIA Giselli Prado
Chapada Diamantina, na Bahia
O dia a dia caótico das grandes cidades costuma ser um estímulo para quem vive nesses locais buscar destinos tranquilos para as férias. Diante de uma pandemia, na qual evitar aglomerações é fundamental, viajar para regiões em que se consiga manter o distanciamento social é uma maneira de aproveitar os momentos de descanso com segurança.

Para César Fernandes, presidente da Associação Brasileira de Turismo Receptivo (Recept), os lugares afastados dos centros urbanos são alternativas perfeitas para quem gosta de vivenciar experiências únicas. “Você realmente pode se desconectar após um ano tão intenso para todos, além de ser mais fácil realizar atividades personalizadas em regiões incríveis”, diz. Entretanto, Fernandes enfatiza que, antes de selecionar o destino, o viajante deve confirmar se há algum tipo de restrição no local,  por conta da Covid-19. Com isso, é possível planejar os roteiros e se adaptar às orientações de cada espaço.

Em seguida, pode-se iniciar o roteiro das atrações que serão visitadas, a partir de pesquisa em sites especializados, redes sociais ou entrando em contato com agências de turismo e empresas do setor. “Você também não pode se esquecer de checar as condições das estradas de acesso, distância e logística dos passeios – para saber se é possível fazê-los de maneira independente ou se é necessário contratar um guia”, ressalta o presidente da Recept. Lembre-se: é indispensável seguir as orientações de segurança do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar o contágio e disseminação da Covid-19.

Como escolher o tipo de viagem?

Nesse momento, levar em consideração as preferências de cada um é a sugestão básica. “A melhor maneira de evitar frustrações é respeitar seus gostos e exigências. Dessa forma, é preciso entender se o lugar é rústico ou sofisticado, caro demais ou dentro das suas possibilidades financeiras”, afirma Luciana Silveira, jornalista e turismóloga famosa por elaborar roteiros premiados para grandes agências do segmento.

Luciana nos ajudou a selecionar algumas recomendações de viagens, de acordo com diferentes perfis e atividades, para brasileiros que querem desacelerar neste período. Confira:

1. Praia de Toque-Toque Grande, em São Paulo
Essa pequena praia, na cidade de São Sebastião, no litoral paulista, fica próxima a pontos badalados da Rodovia Rio-Santos, mas preserva ares de uma vila de pescadores. Rodeada pelo verde exuberante da Mata Atlântica, Toque-Toque Grande tem um spa de luxo e também boas alternativas de aluguel de casas simples. Um ponto interessante é o fácil acesso para quem mora em São Paulo e Rio de Janeiro. Para ter ainda mais tranquilidade, prefira visitá-la de segunda a sexta, quando fica praticamente deserta.

2. Vale do Café, em Minas Gerais
O conjunto de municípios, no Sul de Minas Gerais, conta com fazendas de café, muitas delas históricas, além de outros roteiros, como de cafeterias e laboratórios de café, para quem tem interesse em conhecer e vivenciar o tema mais de perto. Muitas das fazendas funcionam como hospedagens e também recebem visitantes. A rica gastronomia é um atrativo extra. No município de Santa Rita do Sapucaí, por exemplo, os destaques são para as várias cafeterias que formam um circuito, apresentando diferentes abordagens aos fãs da bebida. Fazendas diversas também oferecem tours. Na vizinha Carmos de Minas, é possível conhecer as terras de onde veio o café mais bem pontuado do mundo. Em São Lourenço, outra cidade da rota, há um passeio de balão sobre os cafezais da região.

3. Chapada Diamantina, na Bahia
Localizada no coração da Bahia, a Chapada Diamantina é uma preciosidade na mão dos garimpeiros e uma joia do turismo brasileiro, com belos mirantes, cachoeiras, grutas e uma rica história. A maioria das belezas pode ser encontrada no famoso Parque Nacional, contudo é possível encontrá-las também em outras regiões. É o paraíso para quem ama estar em contato com a natureza!

4. Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina
São mais de 280 curvas, em 12 quilômetros de rodovia construída na beira de um paredão de rocha na Serra Catarinense. A Serra do Rio do Rastro é uma das estradas mais bonitas do Brasil e fica próxima ao Parque Nacional Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul – que abriga os cânions Itaimbezinho e Fortaleza. Ótima opção para quem gosta de dirigir e curtir o caminho, com deliciosas paradas em mirantes e cafeterias ao longo do trajeto.

5. Tiradentes, em Minas Gerais
Uma das cidades coloniais mais bem preservadas de Minas Gerais reúne clima de interior, arquitetura impecável, hotéis para todos os bolsos e restaurantes surpreendentes. Nos fins de semana, as ruas do centro são movimentadas, porém, durante a semana, é possível se encantar com Tiradentes sem aglomerações. Além da cidade, vale visitar distritos vizinhos, como o Bichinho, que oferece artesanato, bons alambiques de cachaça e restaurantes de comida tipicamente mineira.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »