23/12/2020 às 15h17min - Atualizada em 23/12/2020 às 15h17min

Ceia mais saudável

Pensando em quais comidas fazer na ceia? Confira nossas sugestões para uma ceia saudável, com dicas e receitas!

Unimed
O fim do ano está chegando e, com ele, as festas que a gente adora! Família reunida, amigos e comidas gostosas já fazem parte da tradição. Mas como fazer uma boa ceia no final do ano com escolhas saudáveis de alimentos? Trouxemos dicas e sugestões para uma ceia mais leve e nutritiva.

Opções de ceia saudável



Se você quer aproveitar as festas de fim de ano sem deixar de lado o cuidado com a saúde, fique tranquilo! A sugestão é apostar em ingredientes mais leves e nutritivos na hora de montar pratos tradicionais.

Carne
Peru, frango, carne de porco: a carne assada é um clássico. Nossa sugestão é preparar as opções menos gordurosas, as chamadas “carnes magras”. Nesse caso, o peru é a mais leve entre as opções. Peixes também são opções bem brasileiras e saborosas!

Temperos
Para todas as preparações, principalmente para as carnes, a dica é temperar com ervas naturais, evitando os temperos industrializados e dar preferência ao azeite, reduzindo o uso do óleo. Deve-se atentar, também, para o uso exagerado de sal e açúcares.

Arroz
Que tal trocar o tradicional arroz branco pelo arroz integral? Com alto teor de fibras, ele gera a sensação de saciedade, evitando exageros. Uma versão à jardineira, com legumes, deixa o prato ainda mais saboroso e nutritivo! 

Farofa
A parte mais brasileira da ceia! Nesse prato, há várias substituições possíveis para garantir uma versão mais saudável. Em lugar da farofa industrializada, a dica é fazer em casa. A farofa de bacon pode ser substituída por uma farofa com legumes e a farinha de mandioca torrada pode ser trocada por aveia. Confira esta receita de farofa!.

Sobremesa
Você não precisa abrir mão das sobremesas para se manter saudável! A dica é substituir ingredientes e dar chance para novos sabores. Por exemplo: ao invés da mousse de chocolate, que tal uma mousse de cacau? Uma salada de frutas ou uma cesta com frutas secas, como damascos, são boas pedidas!

Oleaginosas
As castanhas, como as nozes, a castanha-do-pará, a amêndoa e a castanha-de-caju, fazem parte dos pratos clássicos das festas de fim de ano. Elas são opções saudáveis e ricas em fibras, vitaminas e óleos concentrados que são aliados da saúde do coração. O único cuidado é evitar o exagero, elas podem ser bastante calóricas!

Dicas para não exagerar na hora da ceia



Além das substituições de ingredientes, alguns hábitos também nos ajudam a não exagerar na comida. Confira nossas cinco dicas!

Comece pelas saladas
As saladas das ceias costumam ser bem gostosas e com ingredientes diferenciados. Iniciar pelos pratos mais leves, especialmente salada de folhas, facilita a sensação de saciedade sem que a gente precise exagerar.

Evite o exagero do álcool
Não é só nas comidas que a gente acaba exagerando. As bebidas alcoólicas também estão presentes nas festas e o problema não é beber, mas exagerar. Uma ou duas taças, no máximo, é a recomendação.

Respeite a saciedade do seu corpo
Com tanta comida boa, nosso primeiro impulso é comer muito de tudo, até que acabamos nos sentindo estufados. Lembre-se de que não há necessidade para exagero. Coma um pouco de tudo o que gosta e aprenda a ouvir quando o seu corpo já estiver satisfeito.

Faça como no resto do ano
A festa é diferente, mas as orientações para a saúde são as mesmas. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, elas são: preferir alimentos in natura (como os legumes); evitar os processados e ultraprocessados (como o tender e os sorvetes); usar óleos, gorduras, sais e açúcares em pequenas quantidades.

Beba bastante água
Principalmente quando há consumo de bebidas alcoólicas, beber água tem um papel importante para manter a hidratação do corpo.

Dica de receitas saudáveis para a ceia



Agora que você já sabe como montar uma ceia mais saudável, trouxemos duas receitas nutritivas para você.

Farofa de legumes 

Ingredientes


100 ml de óleo de girassol
1 cebola picada
1 cenoura grande ralada no ralo grosso
1 abobrinha ralada no ralo grosso
60g de azeitonas verdes picadas e sem caroço
1 xícara (chá) de farinha de milho
½ maço de cheiro-verde lavado e picado
1 colher (chá) de sal

Preparo

1. Aqueça o óleo em uma frigideira grande por 2 minutos em fogo alto e doure a cebola
2. Junte a cenoura e deixe refogar por mais 5 minutos
3. Acrescente a abobrinha, as azeitonas e refogue até que todos os legumes estejam macios
4. Desligue o fogo, adicione a farinha, o cheiro-verde, o sal, misture bem e sirva



Salada de bacalhau com grão-de-bico 

Ingredientes

300g de bacalhau
200g de grão-de-bico cozido e escorrido
1 cebola picada
1 xícara de tomates-cereja
½ pimentão amarelo
½ pimentão vermelho
½ xícara de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 xícara de azeitonas pretas
Pimenta-do-reino a gosto
Salsinha a gosto

Preparo

1. Deixe o bacalhau de molho por 12 horas, na geladeira, para dessalgar, trocando a água pelo menos duas vezes
2. Depois, cozinhe o bacalhau em água fervente, escorra, retire a pele e espinhas
3. Desfie o bacalhau e o coloque em uma tigela
4. Acrescente o grão-de-bico e todos os demais ingredientes
5. Ajuste o sal e leve à geladeira até a hora de servir


Assista ao vídeo desta receita clicando aqui.

Viu como é possível festejar com saúde? Boas festas!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »