AtaNews Publicidade 728x90
23/12/2020 às 12h04min - Atualizada em 23/12/2020 às 12h04min

COMUDE fez primeira entrega das carteirinhas para pessoas com espectro autista

Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria de Imprensa
O COMUDE (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) fez a entrega das primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa com Espectro Autista (CIPTEA).

No último dia 21 de dezembro o presidente do COMUDE, Antônio Carlos Estabile “Branquinho”, realizou as assinaturas da primeira remessa das carteirinhas, que já estão sendo entregues às famílias.

Segundo a oficial administrativo do Conselho, Fernanda Pazian, o COMUDE é o órgão responsável pelo atendimento e confecção das carteiras de identificação.

A CIPTEA foi criada pela lei federal nº 13.977/2020, batizada pelo nome de “Lei Romeo Mion”, em referência ao filho do apresentador de TV Marcos Mion, que tem espectro autista.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência já determina a prioridade no atendimento público ou privado às pessoas com deficiência, seja atendimento no banco, no mercado, no cinema. 

“O Transtorno de Espectro Autista refere-se a uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais, então esta carteira facilitará a identificação do autismo e a comunicação da família com o local de atendimento”, explicou a oficial administrativo Fernanda.

Segundo ela, o COMUDE é o órgão responsável pelo atendimento e expedição da Carteira de Identificação do Autismo aos residentes no município de Birigui, conforme lei municipal nº 6.913/2020. 

Conforme o Censo Municipal compilado pelo COMUDE, há aproximadamente 130 pessoas com espectro autista em Birigui. De setembro até novembro deste ano foram, foram atendidas 39 famílias.

Tendo em vista que o COMUDE não possui fundos financeiros, as carteiras são impressas de forma totalmente gratuita. A doação foi feita pela IMPRIMA COMUNICAÇÃO VISUAL, que se solidarizou com este trabalho e as imprime em papel fotográfico e colorido.

“Em nome das famílias, nosso eterno agradecimento ao Vanderson Fernandes Baltazar e todos colaboradores da IMPRIMA. Obrigado pelo apoio”, comentou  Fernanda.

AGENDAMENTO

O COMUDE pede às famílias que ainda não fizeram a carteira de identificação para ligarem a, partir do dia 11 de janeiro de 2021, no telefone 3644-9014 para agendarem seu atendimento. 

As famílias são atendidas no COMUDE, na sede da Secretaria de Assistência Social, através de prévio agendamento e com apresentação de uma lista de documentos. 

Visando facilitar o acesso das famílias, a lista de documento também está disponível nos CRAS, UBS, escolas municipais, APAE e ADEFIBI. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »