AtaNews Publicidade 728x90
23/12/2020 às 08h46min - Atualizada em 23/12/2020 às 08h46min

Fase vermelha reaparece no Natal e Ano Novo e fecha serviços não essenciais

Portal LR1
FECHADO - Comércio, bares e restaurantes estarão fechados nos finais de semana do natal e do ano novo. ( Foto: Reprodução LR1)
Com as novas medidas anunciadas pelo governo de São Paulo na tarde desta terça-feira (21), que retornou todo o estado para a fase vermelha durantes os finais de semana do Natal (25, 26 e 27 de dezembro) e do ano novo (1, 2 e 3 de janeiro), estabelecimentos considerados não essenciais como bares, restaurantes, academias e comércio em geral, não poderão funcionar nestes três dias, podendo abrir apenas os supermercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis, além de serviços de lavanderia e hotelaria.

Em Araçatuba, várias atividades comerciais já não funcionariam no próximo dia 25 de dezembro, devido às festas natalinas. Supermercados e comércio já tinham no planejamento não abrir suas portas, bem como boa parte dos estabelecimentos de consumo local como bares e restaurantes, salvo algumas exceções, que com a nova medida também ficarão fechados.

Já para o dia 24, haverá modificação no atual horário do comércio, com o fim do horário especial para as compras de Natal e volta ao horário comum. De acordo com as medidas anunciadas pelo governo, com exceção aos finais de semana das festas de Natal e Ano Novo, nos demais dias segue a fase amarela.

Na quinta-feira, véspera do Natal, as lojas do comércio de rua voltam a funcionar das 9h às 18h. Os shoppings também abrirão no mesmo horário, tanto as lojas quanto à praça de alimentação. Ambos os seguimentos aguardam grande movimentação, principalmente por causa dos consumidores que deixaram a compra dos presentes de natal para a última hora.

Outros serviços prestados à população funcionarão em horário diferenciado nesta quinta-feira (24), véspera do Natal. Os bancos, por exemplo, abrirão apenas no período da manhã por 2 horas, enquanto o Poupatempo atenderá presencialmente apenas com agendamento até ao meio-dia, mesmo horário de atendimento das agências dos Correios.

Entre os serviços públicos, apenas aqueles de caráter essencial como o Pronto Socorro Municipal, SAMU e Guarda Municipal, manterão as suas atividades nos dias de Natal, com o expediente das demais repartições retornando apenas no dia 28 de dezembro, segunda-feira. (Ver tabela)

Plano SP

O Governo de São Paulo confirmou novas restrições à atividade econômica não essencial para frear o avanço da pandemia nas próximas semanas. Todas as regiões do estado estão em alerta devido à evolução de casos, internações e mortes em decorrência da covid-19

Com caráter imediato e temporário, haverá retorno à fase vermelha do Plano São Paulo entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1 e 3 de janeiro em todo o estado.

As normas mais rígidas foram confirmadas nesta terça (22), após reuniões entre autoridades do Governo do Estado e médicos do Centro de Contingência do coronavírus. Além do regresso momentâneo à etapa mais restritiva de controle da pandemia, nenhuma região deverá retornar à fase verde, a penúltima na escala de abrandamento, durante o mês de janeiro.

“Precisamos do apoio dos municípios. Apoio dos Prefeitos, Secretários de Saúde, assim como da própria população, até as vacinas chegarem. Está bem perto. Vamos imunizar e proteger os brasileiros”, declarou o Secretário de Estado de Saúde, Jean Gorinchteyn. “O uso de máscaras, além do distanciamento entre as pessoas e evitar aglomerações é imperioso”, acrescentou.

Nos demais dias, todo o estado continua na fase amarela, a terceira das cinco estipuladas pelo Plano SP. A exceção é a região de Presidente Prudente, com 45 municípios que retornam de forma extraordinária para a fase vermelha a partir do dia 25 e permanecem até a próxima reclassificação em janeiro. A taxa de ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para covid-19 na região de Prudente está em 83,1%.

Já a reclassificação do faseamento foi remarcada do dia 4 para 7 de janeiro. Como novos Prefeitos assumem os cargos no primeiro dia de 2021, o Governo do Estado fará reuniões a partir do dia 4 para apresentação do Plano SP.

A iniciativa visa garantir que as medidas restritivas sejam cumpridas em parceria com os municípios. As autoridades estaduais afirmaram que todas as prefeituras têm autonomia para ampliar o rol de restrições previstas no Plano SP.

Casos, mortes e internações

De acordo com dados da Secretaria da Saúde, a taxa estadual de ocupação de UTIs atualmente é de 61,9%, com aumento para 67% na Grande São Paulo. São 4.775 internados na rede estadual em leitos de UTI e outros 6.215 em enfermarias – os dados se referem tanto a casos suspeitos como pacientes confirmados com coronavírus.

São Paulo já registrou 1,39 milhão de contaminados desde o início da pandemia, com 45.395 mortes até agora. No Brasil, os casos confirmados ultrapassam 7,26 milhões, com pouco mais de 187 mil mortes em decorrência da covid-19. (Com informações da assessoria do Governo de SP).




 
*matéria cedida pelo Portal LR1

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »