AtaNews Publicidade 728x90
22/12/2020 às 14h38min - Atualizada em 22/12/2020 às 14h38min

Solenidade marca inauguração oficial da sede própria da Câmara de Birigui

Por 14 anos, a Casa de Leis esteve instalada em prédios alugados

Amanda Reis
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Vereadores e demais autoridades do município se reuniram ontem, 21, para a inauguração oficial do prédio próprio do Poder Legislativo, recentemente construído no Jardim Alto dos Silvares. A sessão solene foi transmitida ao vivo pelo canal 18.3 e pela internet, e contou com a presença de um número reduzido de convidados, por conta da pandemia da Covid-19.

Durante a cerimônia, o presidente da Casa, Felipe Barone (Avante), relembrou seu compromisso assumido no início de 2019, quando passou a integrar a mesa diretora. “Hoje, embaixo desse teto, discursando nessa tribuna e olhando para todos os vereadores, quero dizer que finalmente estamos no prédio da Câmara Municipal de Birigui, o que me contenda demais, porque a luta foi grande, mas tudo se deu por um caminho cujo desfecho não poderia ser melhor”, comemorou.

“A maravilha da democracia nos permitiu estar aqui durante esse mandato para discutir sobre a construção desse prédio. A paixão pelo que fazemos nos levou a ir até o final, para ver tudo isso se concretizar. E a honestidade nos permitiu que tudo isso fosse visto não só como um avanço, mas como uma mudança nos padrões de se fazer política na nossa cidade”, completou Barone.

A mesa solene teve como convidado o prefeito, Cristiano Salmeirão (PTB), que foi vereador por três mandados e presidiou a Casa no biênio 2015/2016. “O verdadeiro poder do povo está aqui na Casa de Leis. Como representante do Executivo, tudo que fazemos temos que vir aqui pedir o apoio. Além disso, fui vereador e sei da luta que era ter um prédio próprio”, destacou Salmeirão.

Participaram da solenidade os parlamentares Fabiano Amadeu (Cidadania) e Andrey Servelatti (Cidadania), secretários da mesa diretora; Benedito Dafé (PSD), Carla Protetora (PTB), Cesinha Pantarotto (PSD), Kal Barbosa (Democratas), Clóvis Batista (PSD), Zé Luis Buchalla (Patriota), Odair da Monza (Cidadania), Pastor Reginaldo (PTB) e Vadão da Farmácia (PTB).

Também prestigiaram a cerimônia a ex-vereadora Ângela Aparecida Galvão Silva, eleita suplente em 2016 e atuante no período de 19 a 24 de junho de 2018; Leandro Maffeis, eleito prefeito de Birigui para o mandato que se inicia no próximo dia 1º de janeiro; e o diretor estadual da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Adevanil Moreira.




Prédio

A sede foi construída no bairro Alto dos Silvares, na avenida Youssef Ismail Mansour, 850, entre as ruas João Orisaka e Helena Paludetto Iori. Toda a obra foi concluída no período de 13 meses. Com 1.722,34 metros de área construída, o prédio conta com mais de 35 salas e um plenário com 310 cadeiras.

O espaço foi dividido em dois grandes setores: de um lado ficam as salas dos parlamentares – que passam de 17 para 15 na legislatura que se inicia em 2021 – e, do outro, os setores administrativos.

A construção conta com sistema de energia fotovoltaica, que poupa o uso de energia elétrica e gera a própria energia a ser consumida. O prédio também foi totalmente projetado de acordo com os padrões de acessibilidade e segurança.

A nova Casa de Leis recebeu investimentos de R$ 3,5 milhões e foi construída pela A.M.G.R. Construções, vencedora do processo licitatório para a execução da obra. 



Endereços

A Casa de Leis deixou de ocupar prédio próprio em 2006, quando foi transferida para um espaço alugado na rua Aurora. Na época, a sede, localizada na rua Santos Dumont, deveria passar por reformas, mas problemas contratuais acabaram suspendendo as obras e, anos depois, o Executivo retomou a utilização do prédio.

Durante esse período, as sessões da Câmara passaram a ser realizadas no salão social da ACIB (Associação Comercial e Industrial de Birigui), no centro da cidade.

Em 2013, a Casa de Leis foi então transferida para o atual espaço, na avenida Nove de Julho, ocupando parte do prédio onde havia funcionado o Shopping do Calçado. A mudança para um espaço maior possibilitou a acomodação dos 17 vereadores eleitos para aquele ano e a organização de um plenário, com capacidade de 99 lugares, para receber a população que acompanha as sessões e demais eventos.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »