Todo sócio pode se encontrar, em algum momento, com a seguinte questão: qual é o melhor timing para vender uma empresa? Independentemente do tamanho da sua sociedade, é importante otimizar esse timing para que não haja deságio de valor na negociação. Porém antes de resolver se você quer ou não vender sua empresa, é preciso dar alguns passos chave.
Antes de tudo, é necessário entender qual a motivação para a venda da sociedade. Por exemplo:
Esses são apenas alguns motivos que podem levar um sócio a colocar sua empresa à venda. Mas mesmo assim, antes de afirmar qual é o timing ótimo para a venda, alguns questionamentos precisam ser levantados:
Valuation da empresa
Consolidar essas informações é chave para fazer um bom negócio. Afinal, na hora de vender a empresa, o vendedor precisa conhecer como está sua situação e entender as diversas opções de venda possíveis no mercado.
O primeiro passo, então, é calcular o valuation da empresa, podendo ser esse cálculo feito:
Opções de venda
Com essas informações em mãos, é possível contatar e interagir com os investidores para suscitar o interesse deles no negócio ao reconhecer o seu valor. Assim, é chave identificar as opções para vender empresa possíveis:
Venda para investidores estratégicos:
Esse tipo de venda é efetivada para uma sociedade que opera no mesmo setor ou um setor próximo. O investidor, nesse caso, é um estrangeiro de seu setor que quer entrar no Brasil, está interessado em entrar em um novo segmento, ou atua em uma sociedade concorrente à sua. Esse perfil de investidor usualmente compra uma participação majoritária na sociedade, normalmente 100% do negócio.
Venda para fundos de investimento
Já nesse caso, é mais comum que seja efetivada a venda de apenas uma parte da sociedade. Esse é o caso da empresa que precisa captar recursos para crescer e otimizar sua rentabilidade, podendo ser vendida integralmente em um momento posterior. Esse tipo de venda é mais adequado para o sócio que está confiante no potencial da sua empresa.
Venda para um sócio
Se você for vender a participação de uma empresa para um sócio, esse tipo de negociação deve ser enfrentado da mesma forma como se fosse uma venda para terceiros. Nesse caso, uma assessoria em fusões e aquisições pode lhe auxiliar no cálculo do valuation justo para essa transação, podendo ainda contatar investidores potencialmente interessados para assim obter uma referência real do valor.
Venda para terceiros
A contratação de uma consultoria também se faz fundamental neste caso, pois assim é possível procurar no mercado, dentro e fora do Brasil, a melhor proposta para a venda do negócio.
Venda pelo tamanho da sociedade
Você também pode avaliar qual a melhor alternativa de venda da sua empresa de acordo com o porte. Uma pequena empresa normalmente não consegue contar com consultoria financeira.
Já uma sociedade média ou grande sim que consegue contar com apoio e ajuda de especialistas, consultores especializados em M&A, desde a preparação da empresa para a venda até o fechamento do negócio, com o intuito de lhe ajudar a atingir os melhores valores de venda possíveis.
Há outras alternativas para vender uma empresa que podem ser consideradas: por pelo estágio do negócio; pelo crescimento; abrangência de roadshow; pela rentabilidade; entre outros. Se você já estiver decidido a vender sua empresa, saiba quais são as 13 principais opções para encontrar investidores e receber boas ofertas.
Fonte: Capital Invest - assessoria especializada em fusões e aquisições.