18/12/2020 às 16h02min - Atualizada em 21/12/2020 às 16h46min

Principais benefícios dos rótulos personalizados e adesivos

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Hoje, a maioria das empresas se divide em estratégias totalmente digitais ou apenas físicas, sem explorar os benefícios que os dois ambientes proporcionam, quando usados de forma inteligente. Engana-se quem ignora as abordagens de construção de marca, investindo todo seu esforço apenas na geração de receita imediata.

 

Além disso, o trabalho de branding ajuda a gerar valor para as marcas e a criar divulgadores naturais. Por exemplo, veja o efeito que a Nike e a Adidas têm nos aspirantes a atleta.

 

Durante anos, elas investiram em patrocínio esportivo que não geram retorno direto. Elas pagam aos clubes para estampar a marca em suas camisas e fazem uma ação para explorar a paixão dos torcedores por determinada equipe.

 

Além disso, os fãs entendem que o sucesso de um determinado atleta está diretamente ligado a marca que o apoia. É aqui que o benefício é gerado, já que estes torcedores vão preferir os produtos desta fornecedora em detrimento ao da concorrência.

 

E a exposição não para aí!

 

Estes mesmos fãs vão exibir por aí suas conquistas, vão personalizar as mochilas, colar adesivos da marca nos seus laptops e outros equipamentos, reforçando as suas preferências.

Setores que podem se aproveitar desta prática

Além dos esportes, como já citado no exemplo acima, diversos segmentos comerciais podem aproveitar os benefícios de usar rótulos personalizados e adesivos em suas estratégias.

 

Por exemplo, é inegável como o mercado geek explora os personagens favoritos e outros elementos que cada fã de tecnologia adora. 

 

Tem ainda as bandeiras ideológicas e lutas individuais, que vão desde o feminismo, comunidade LGBT, veganos e vegetarianos, movimento negro, indigenas, etc.

 

Existe também o uso para identificar um estilo de vida. Neste sentido, temos os surfistas, os skatistas, os fãs de reggae, de punk, naturistas, fisiculturistas, corredores, etc.

 

Se você observar à sua volta, encontrará então diversas situações em que as marcas são beneficiadas por este tipo de uso de imagem, defendendo uma causa e transmitindo um determinado sentimento.

Como aplicar este tipo de ação em sua empresa?

A primeira coisa a ser feita é estudar os clientes atuais, seus gostos e preferências, e identificar o caminho que ele percorre junto a sua empresa para concluir um processo de vendas.

 

Neste estudo, você deve encontrar as bandeiras que as personas defendem e ver como elas podem ser associadas ao que a marca defende.

 

Por exemplo, vamos supor que você venha um suplemento alimentar que é vegano e boa parte do seu público defende esta causa. Então, vale criar uma campanha de conscientização, distribuir adesivos e fazer ecobags com esta associação.

 

Ou ainda, sua marca tem como alvo o público feminino praticante de judô. Você pode fazer uma pequena pesquisa de interesse com estas consumidoras para avaliar a criação de uma série de adesivos, explorar rótulos personalizados com mensagens de apoio ou mesmo de conquistas, criando uma conexão única entre a empresa e o cliente.

 

Quem aqui não se lembra das latinhas da Coca Cola com o nome de milhares de brasileiros? Parece coisa boba, mas foi uma ação estratégica que aproximou muito a empresa do seu público-alvo, gerando muita repercussão e publicidade gratuita, além de muitas vendas.

 

Assim como no caso da Coca Cola, diversas marcas criam uma conexão tão próxima com o consumidor que, além de exibir essa relação para todos de forma física, estas pessoas também tornam-se verdadeiras defensoras da marca e ajudam a neutralizar pequenas crises.

 

São tantos benefícios que você precisa parar imediatamente para encaixar esta estratégia nas suas ambições para 2021.


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