AtaNews Publicidade 728x90
21/12/2020 às 09h24min - Atualizada em 21/12/2020 às 09h24min

Menino atropelado se recupera e médico cumpre a promessa de visitá-lo vestido de Batman

Santa Casa de Araçatuba
Foto: Divulgação
Apaixonado pelo Batman há muitos anos, o médico pediatra Marco Antônio Alvim de Oliveira, que integra o Serviço de Neonatologia Intensiva da Santa Casa de Araçatuba, recorreu ao super-herói das histórias em quadrinhos e do cinema, para motivar um paciente em quadro clinico gravíssimo e acalmar o coração de sua mãe que o acompanhava desde a internação ocorrido em 14 de novembro.

Atropelado por um veículo quando andava de bicicleta no prolongamento da Avenida Waldemar Alves, na zona Oeste de Araçatuba, Pablo Henrique Ferreira da Silva, 9 anos, sofreu traumatismo craniano, lesão torácica, fraturas em duas costelas e clavículas e contusão no cotovelo.

Passou vários dias em coma induzido e tratamento intensivo pela equipe da UTI Neonatal e Pediátrica e apoio de outras especialidades, como por exemplo, Neurocirurgia. Nesse período o paciente registrou vários episódios de instabilidade clínica, intercorrência não incomum em quadros dessa natureza.

Um dos episódios aconteceu durante o plantão do pediatra Marco Antônio. Após avaliar clinicamente o paciente, o médico prometeu à Fernanda Fernandes Santos, que se o menino reagisse bem ao tratamento, se vestiria de Batman para visitá-lo. O personagem também é um dos super-heróis preferidos de Pablo.

A promessa despretensiosa teve um resultado imediato e surpreendente. “Assim que eu disse isso, ele teve uma reação incomum Pensei: gente esse menino está escutando o que estamos falando”, relembrou o pediatra, ao detalhar a gravidade do caso que fez com que toda equipe da UTI Neonatal e Pediátrica permanece em atenção constante durante 20 dias.

Aos poucos, a condição clínica do paciente evoluiu para melhora a ponto de ser transferido para enfermaria da Pediatria onde permaneceu por 14 dias e nesse período voltou a falar, se movimentar e andar. “Havia chegado a hora de eu cumprir a minha promessa”, disse o médico.

Na quinta-feira (17/12) pela manhã, ao  deixar o plantão na UTI Neonatal e Pediátrica iniciado na quarta-feira, o médico Marco Antônio vestiu a fantasia que ele próprio havia composto e que integra sua coleção de objetos temáticos sobre o Batman e foi visitar o paciente.


“Quando ele viu o Batman entrando no quarto ficou meio que paralisado, emocionado, não sei definir ao certo, mas uma emoção que tomou conta de todo mundo”, contou a mãe de Pablo. Fernanda, ainda emocionada “com mais esse ato de amor do doutor Marco”, disse que quando o médico fez a promessa, vivia um momento de muita incerteza sobre o que aconteceria com o seu filho. “Foi como um raio de luz que reacendeu a alegria naquele momento de tristeza e dor “

“O prazer na verdade, foi meu em ter feito isso. O Pablo se emocionou, eu também e todos nós”, explicou Marco Antônio, ao relembrar da reação do menino e do alvoroço que a presença do Batman provocou na Pediatria da Santa Casa de Araçatuba. As demais crianças internadas também quiseram ver e tirar fotos com o super-herói. 

“Agradeço a direção da Santa Casa que de pronto autorizou que fizéssemos essa apresentação, e a todos que estiveram envolvidos direta e indiretamente com o tratamento do Pablo”, afirma o médico.   

Marco Antônio Alvim de Oliveira é Pediatra há 29 anos. Formado pela Faculdade de Medicina de Juiz de Fora (MG) na mesma turma do pediatra e intensivista Anderson Azevedo Dutra, chefe do Serviço de Neonatologia Intensiva da Santa Casa de Araçatuba, está há 12 anos em Araçatuba para onde veio a convite de Dutra. 

Alta hospitalar

Pablo recebeu alta hospitalar na manhã desse sábado (19/12). “Estamos indo de volta para casa (Bairro Porto Real II), levando meu filho recuperado graças ao trabalho maravilhoso das equipes da Neonatal, da Pediatria e de toda a Santa Casa. Só temos a agradecer a Deus e cada um deles pelo que fizeram”, afirmou a mãe de Pablo enquanto arrumava os pertences.

Sobre a ação do pediatra para motivar o seu filho e alegrar o seu coração, Fernanda diz: “Por mais doutores Marco Antônio no mundo. As pessoas estão precisando ser contagiadas por atitudes iguais a dele”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »