18/12/2020 às 14h41min - Atualizada em 18/12/2020 às 14h41min

Entenda porque a luz do sol e o exercício físico reduzem a possibilidade de contágio do covid-19

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A pandemia causada pelo novo coronavírus pegou todo mundo de surpresa. Pelo menos, nos últimos dias, pesquisadores identificaram notícias importantes que prometem trazer mais tranquilidade para a nossa sociedade.

Neste artigo, vamos explicar porque a luz do sol e o exercício físico reduzem a possibilidade de contágio do covid-19.

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.

Vamos lá?

Exercício físico

Não é novidade para ninguém que o exercício físico traz diversas vantagens tanto para a saúde física como mental das pessoas. Muita gente não sabe, mas quem movimenta o corpo pode ainda construir um ótimo escudo contra a covid-19.

Um estudo feito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostra que a atividade física tem o poder de reduzir o desenvolvimento da doença no organismo. Mas como isso ocorre?

Segundo o estudo, o músculo é responsável por soltar o hormônio irisina durante o exercício físico, que tem o efeito terapêutico em pacientes com covid-19.

As informações da pesquisa foram publicadas em um artigo na revista "Molecular and Cellular Endocrinology".

Por meio dessas informações, é possível concluir ainda que pessoas sedentárias têm menos irisina no organismo, dificultando o tratamento contra a doença.

O lado positivo é que você não precisa ficar várias horas na academia para movimentar o corpo. Atualmente, o esporte é bastante democrático e existem diversos tipos de exercícios para as pessoas que desejam incluir hábitos saudáveis em sua rotina.

Dentre as atividades mais comuns, encontra-se: Spinning, Step, Jump, Crossfit, Treinos de corrida, Ballet fitness, Zumba, Circuito Funcional, Muay Thai, Pular Corda, Boxe, Judô, Pilates, Yoga, Natação, Hidroginástica, Spinning aquático, Hidro jump e bicicleta.

A hidratação é fundamental durante a atividade física. Por isso, lembre-se de investir em uma Cannondale para cuidar da saúde com mais segurança.

O mais importante é escolher um exercício físico que esteja alinhado ao seu estilo de vida. Outra dica interessante é iniciar uma atividade aos poucos. Depois, você pode ir aumentando a intensidade.

Quando começamos em ritmo acelerado, temos mais chances de sofrer com lesões, uma vez que o nosso corpo não está preparado para lidar com muitas mudanças.

Nunca é demais lembrar o quanto é importante agendar uma consulta médica antes de iniciar uma atividade física. Dessa forma, você pode pode praticar a atividade com mais segurança e sem riscos para a sua saúde.

O exercício ainda traz outros benefícios para o atleta, como: retardar o envelhecimento, evitar o estresse, melhorar a autoestima e reforçar o sistema imunológico.

Contato com a luz sol

Um estudo de simulação do sol feito nos Estados Unidos divulgou dados interessantes sobre o novo coronavírus.

Na pesquisa, foi identificado que a luz solar é bastante eficiente na redução do vírus SARS-CoV-2. O impacto maior foi em superfícies não porosas, entre as quais, o aço inoxidável.  A pesquisa foi divulgada no "Journal of Infectious Diseases", da Universidade de Oxford.

As notícias sobre o impacto da luz do sol e a força do exercício físico não significam que a pandemia acabou. Você deve continuar com as medidas de prevenção para evitar futuros problemas. Lembre-se de utilizar máscara, lavar as mãos, usar álcool em gel e manter o distanciamento social.

Após descobrir porque a luz do sol e o exercício físico reduzem a possibilidade de contágio do covid-19, siga-nos nas redes sociais e conheça outras notícias importantes para a sua saúde.