AtaNews Publicidade 728x90
18/12/2020 às 10h14min - Atualizada em 18/12/2020 às 10h14min

Estado lança AgroSP para conectar produtor rural a compradores

Plataforma digital já pode ser acessada por agricultores de todo estado; uso é gratuito e visa aumentar a variedade de produtos locais

Governo do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação

O Governador João Doria lançou o site AgroSP, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento com intuito de fomentar novos negócios e oportunidades para o agronegócio paulista, beneficiando especialmente os produtores de pequeno porte.

Totalmente gratuita, a ferramenta on-line vai conectar, de forma simples, os agentes da cadeia do agro, possibilitando que os produtores rurais aumentem as vendas e compradores em geral tenham acesso a maior variedade de produtos locais.

“É um passo gigante que estamos dando em São Paulo no plano digital, agora que as pessoas, pelas circunstâncias, estão mais habituadas e confiantes na virtualidade dos negócios. É um bom momento para fazer o lançamento dessa plataforma, que vai gradualmente ocupar um espaço que hoje é um espaço físico”, afirmou Doria.

O AgroSP (www.agrosp.sp.gov.br) possibilita que os produtores rurais paulistas disponibilizem a produção diretamente a atacadistas, supermercados, sacolões, feiras, restaurantes e distribuidores, entre outros. Da mesma forma, os compradores poderão acessar a plataforma para encontrar e fazer negócio com produtores das mais diversas cadeias produtivas. O consumidor final será beneficiado com maior oferta de produtos locais, que poderão ser comercializados por melhores preços, uma vez que as negociações dispensam a figura dos chamados atravessadores.

Empreendedorismo e Inovação

A plataforma AgroSP é mais uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento para incentivar a compra dos produtos alimentícios produzidos por agricultores locais. Ela se enquadra no macro programa “Cidadania no Campo 2030”, realizado pela Pasta, que tem como pilares a sustentabilidade e segurança dos alimentos; infraestrutura no campo; produção, distribuição e consumo sustentável; inovação; empreendedorismo e AgroSP Sustentável.

“A AgroSP está nos pilares de inovação e empreendedorismo do Cidadania no Campo, uma vez que traz elementos digitais para a facilitação das relações comerciais ao mesmo tempo em que trabalha lado a lado com os produtores rurais, no apoio para uma gestão mais eficiente e moderna. Ele também se enquadra na produção, distribuição e consumo sustentável como apoio para conectar as pontas e agregar canais de venda e conexões”, diz Gustavo Junqueira, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Como funciona

O AgroSP permite cadastramento dos produtores, cooperativas rurais e agroindústrias envolvidos na produção e comercialização de produtos agropecuários e sua localização geográfica. O cadastro pode ser realizado também por celular e está integrado ao sistema de geolocalização.

O produtor deve descrever a lista de produtos e a localização, além de informações adicionais como disponibilidade para emissão de nota fiscal e modalidades de relação comercial. O comprador cadastra o CNPJ, localização e a lista de produtos procurados para cotação. A partir das informações das buscas, o site gera um mapa das regiões específicas e disponibiliza dados como lista de produtos, preço e contato dos produtores, permitindo a concretização dos negócios.

Para facilitar tanto o cadastramento como a compra, os produtos estão organizados por categoria, variedade e classificação, seguindo os padrões de mercado. A ferramenta também disponibiliza consulta de preços base praticados no Ceagesp e todos os produtos possuem fotos de apresentação para rápida identificação.

Próximos passos

A Secretaria de Agricultura prepara uma segunda fase da plataforma, que trará novidades com funcionalidades para qualificação e apoio às relações entre produtores e compradores, além de disponibilização de serviços para cadeias específicas.

Também será possível trazer os demais atores da cadeia do agronegócio para dentro da plataforma e prestar outros serviços aos usuários, como treinamento e aperfeiçoamento das práticas agropecuárias, acesso a pesquisas e formas práticas de aplicação, atendimento técnico direto e emissão de documentação eletrônica.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »