17/12/2020 às 15h05min - Atualizada em 18/12/2020 às 10h04min

O que é a profissão de Trader?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

A profissão de trader, embora exista há vários anos, ficou muito popular com o maior acesso da população aos produtos da bolsa de valores. De fato, ser sócio de uma grande empresa por meio da bolsa é uma proposta bastante tentadora, não acha?

No entanto, nem todos estão de olho no longo prazo. Aliás, algumas pessoas querem liquidar suas posições em menos de 24 horas — os chamados day traders. O lucro dessas operações vem das oscilações no valor dos ativos da bolsa.

É preciso estudar bastante para ser um profissional de sucesso. Não basta apenas confiar em sua intuição: você precisa compreender os indicadores, saber ler gráficos complexos e ter sangue frio.

Gostou dessa profissão? Veja mais alguns detalhes!

Como a bolsa de valores funciona?

A bolsa de valores funciona de uma maneira muito simples: empresas ditas de capital aberto particionam seu valor de mercado em cotas, as quais podem ser adquiridas por qualquer pessoa com CPF válido. Dessa forma, ao comprar uma cota, você se torna um sócio da empresa e tem até participação nos lucros dela.

As cotas costumam ser bastante acessíveis, com algumas valendo centavos, e outras na casa das centenas de reais. Em média, uma cota custa em torno de R$ 20.

Conforme a empresa atua no mercado, seu valor sofre oscilações, tanto positivas quanto negativas. Por exemplo, se você comprar 1% de uma marca de roupas, a qual contém apenas 1 loja, e essa marca abrir mais 1.000 lojas, sua cota também acompanha essa valorização.

Outro ponto importante — e que é fundamental para os traders — são as reações do mercado às notícias. É comum, por exemplo, haver uma grande valorização das cotas de uma empresa após uma notícia positiva; portanto, a tendência é que o preço dessa cota continue crescendo ao longo do dia, o que garante lucro em operações de day trade.

Qual o papel do trader na bolsa?

Em resumo, o papel do trader é comprar barato e vender caro, ou seja, realizar lucros sobre operações de compra e venda de ações. Embora seja uma tarefa simples, ela é extremamente complexa na prática — e é aí que o estudo entra em ação.

Imagine só o quanto de lucro um robô poderia proporcionar ao seu criador, ao fazer uso do seguinte algoritmo: quando as ações estiverem baratas, compre; quando estiverem caras, venda. Será que ninguém em Harvard ou na USP pensou em desenvolver um algoritmo desses? É claro que já pensaram nisso, mas isso não funciona tão bem assim.

Para entender esse problema, precisamos levar em conta um fato muito importante: o mercado é feito de pessoas, e pessoas têm comportamentos imprevisíveis por causa da maneira como nossa mente funciona.

É por isso que os traders manterão seus empregos por muitos anos!

Existe um perfil ideal para ser trader?

Não é qualquer pessoa que pode ser trader sem um treinamento adequado. Aliás, a maioria delas, ao tentar lucrar sem ter um conhecimento sólido, acaba perdendo muito dinheiro na bolsa de valores. É aí que a bolsa deixa de ser uma ciência e se iguala a um caça níquel.

Em suma, um profissional de sucesso precisa das seguintes qualidades:

      Disciplina para seguir uma estratégia sem pestanejar;

      Ser focado em objetivos, custe o que custar;
 

      Ser guiado por seu lado racional ao invés do emocional;
 

      Deve saber gerenciar os riscos de cada operação;
 

      Precisa gostar de estudar e ler bastante, principalmente sobre novas estratégias;
 

      Não se afobar quando várias oportunidades surgirem e, preferencialmente, aproveitar uma por ver;
 

      Deve ser persistente e entender que não se pode ganhar todos os dias;
 

      Precisa manter sua confiança na medida certa;
 

      Jamais deve operar para “passar o tempo”.

Quais são as formas de atuação desse profissional?

Os traders podem atuar de 4 formas diferentes no mercado:

      Autônomo: é a porta de entrada de todos os profissionais desse ramo. Em suma, você vai trabalhar por si só e com os seus recursos. Materiais de casas de análises e carteiras recomendadas podem ajudar com sua estratégia, mas, no fim das contas, é só você e o Home Broker;

      Institucional: os profissionais dessa modalidade precisam responder a uma instituição, que pode ser um banco, financeira e assim por diante. A estratégia é definida pela instituição, e você precisa fazer a coisa acontecer;
 

      Brokers: são os profissionais que apenas executam ordens para clientes, ou seja, não desenvolvem estratégias;
 

      Sales: mantém uma relação comercial com os clientes, assim como realizam as operações de compra e venda para eles. Ao contrário dos brokers, os sales oferecem oportunidades para os clientes.

É preciso estudar muito para ser trader?

Sim! Para ser um profissional de sucesso — e até legalizado na profissão — você precisa estudar bastante. Existem vários certificados que precisam ser conquistados por você, e uma forma de aprender mais sobre essa profissão é acompanhando o material oferecido pela Trade Mental.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »