17/12/2020 às 14h37min - Atualizada em 17/12/2020 às 14h37min

5 séries que te ajudarão a saber como investir seu dinheiro

Confira a seguir a lista com 5 séries que podem te ajudar a entender como investir seu dinheiro!

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Quando o assunto é aprender mais sobre como investir nosso dinheiro, algumas recomendações como ler um bom livro sobre finanças, podem se destacar. Mas, o que muitos não sabem é que, infelizmente, a maioria desses livros não nos proporciona aquela leitura prazerosa.
 
Alguns são muito enfadonhos e técnicos, e mesmo os mais animados não são tão divertidos de ler, como os livros de romance ou aventura.
 
Com isso, seria muito mais fácil se manter interessado caso as informações sobre como investir o seu dinheiro oferecessem também um entretenimento, não é mesmo?
 
É aí que entra a TV.
 
Aqui estão cinco programas de TV, disponíveis em uma variedade de canais, que especialistas financeiros e espectadores comuns dizem valer a pena dar uma olhada.
 

1 - O Sócio

Se você possui ou está pensando em abrir um negócio, pode aprender uma ou duas coisas com “O Sócio”. O show gira em torno do CEO multimilionário Marcus Lemonis conversando com os proprietários de pequenos negócios em situações difíceis, de concessionárias de automóveis a lanchonetes.
 
Depois de aprender tudo que pode sobre seus “três Ps” - pessoas, produtos e processos - ele decide se vai colocar seu próprio dinheiro no negócio em troca de uma participação acionária. Ele já investiu mais de R$ 35 milhões em negócios que foram apresentados no programa.
 
Parte da diversão vem da tensão de se perguntar se Lemonis escolherá investir em um negócio.
 
Outra parte vem das personalidades frequentemente divertidas dos proprietários de negócios que ele conhece, como o CEO de 13 anos de uma empresa que fabrica biscoitos.
 
E parte disso vem dos conflitos que podem resultar quando Lemonis se torna proprietário de uma empresa e passa a renovar suas práticas de negócios de maneiras que nem sempre emocionam os proprietários originais. Mas, envolvida em todo o entretenimento, há uma riqueza de informações úteis sobre o que é necessário para uma pequena empresa ter sucesso.
 

2 - Shark Tank

A premissa do “Shark Tank” é semelhante a do “O Sócio”: proprietários de negócios reais apresentam suas empresas aos investidores na esperança de garantir seu apoio.
 
A diferença é que, em vez de lidar cara a cara com um único investidor, os convidados do Shark Tank precisam enfrentar um painel de investidores ricos e bem-sucedidos conhecido como “tubarões”.
 
A primeira temporada contou com os empresários João Appolinário (fundador da Polishop), Cristiana Arcangeli, Robinson Shiba (criador da famosa rede China in Box), Sorocaba (da dupla sertaneja Fernando & Sorocaba), Camila Farani (maior investidora anjo do Brasil) e Carlos Wizard Martins (criador da rede de idiomas Wizard, dono da Mundo Verde e fundador do grupo Multi Holding), que podem ou não fazer uma proposta de investimento ao negócio apresentado.
 
Este show gera drama por meio das personalidades gigantescas de alguns dos tubarões, bem como as vastas quantias de dinheiro sendo investidas.
 
No entanto, para conquistar os investidores, os empreendedores devem oferecer um argumento de venda convincente, bem como saber quanto dinheiro pedir e que quantia de participação eles devem estar dispostos a oferecer em troca.
 

3 - Billions

Billions é um drama ambicioso que se passa no distrito financeiro de Nova York e discute a política de poder no setor. A história é sobre um rei de fundos de hedge, Bobby Axelrod, e um inteligente procurador dos EUA, Chuck Rhoades, que tentam superar um ao outro constantemente.
 
Eles usam truques sujos, poder, influência e recursos legais para enganar o outro e também ocasionalmente concordam nas mesmas coisas.
 
A série tem um ritmo acelerado e tem alguns diálogos muito espirituosos, o que a torna divertida de assistir.
 
Você deve assistir ao programa para aprender sobre como investir seu dinheiro, concorrência corporativa, conformidade e conhecimentos jurídicos relacionados à administração de um negócio.
 

4 - Mad Money

Jim Cramer, o apresentador do programa americano “Mad Money” da CNBC, tem duas características principais que tornaram seu programa um sucesso.
 
A primeira é seu conhecimento enciclopédico do mercado de ações - seus ciclos de expansão e queda, os fatores que afetam diferentes setores, até mesmo as personalidades por trás de algumas de suas empresas mais bem-sucedidas.
 
A segunda é que ele se baseia nesse conhecimento não apenas para fornecer dicas sobre ações, mas para educar os espectadores sobre como o mercado funciona.
 
Seu objetivo, como ele coloca é “nivelar o campo de jogo” ajudando pessoas comuns a aprender como investir seu dinheiro no mesmo nível que os profissionais.
 

5 - A Grande Aposta

Embora essa não seja necessariamente uma série e sim um filme, “A Grande Aposta” certamente merece seu lugar nessa lista.
 
Apresentando um elenco impressionante, a produção é um drama biográfico americano vencedor do Oscar de 2015. O filme é estrelado por Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling, Brad Pitt e Melissa Leo, entre outros, e é dirigido por Adam McKay.
 
É baseado em ‘A jogada do século: A história do colapso financeiro de 2008’, de Michael Lewis; um livro de 2010 sobre como a bolha imobiliária dos Estados Unidos levou à crise financeira de 2008.
 
O filme descreve o papel crucial de analisar todos os prós e contras antes de investir seu dinheiro no mercado e como não se deve tornar um seguidor cego sem fazer o dever de casa. Um estudo completo e uma análise das condições de Wall Street são um bônus.
 

A TV como fonte de educação

Como ferramenta de aprendizagem, a TV tem seus limites. Por um lado, você só pode usá-la para aprender sobre um tópico financeiro se um programa sobre esse tópico realmente existir.
 
Embora existam livros sobre quase todos os assuntos relacionados ao dinheiro que você possa imaginar, os programas de TV sobre dinheiro tendem a se concentrar em um conjunto mais limitado de assuntos - aqueles que tornam a exibição interessante.
 
Um programa de TV de uma hora também não pode fornecer o mesmo tipo de informação detalhada sobre um tópico específico que você obteria lendo um livro ou fazendo um curso.
 
Mas há uma grande vantagem em saber responder a pergunta: como investir meu dinheiro? Não é mesmo? Procurando respostas na TV ou em vídeos online: é algo que a maioria de nós quer saber.
 
Ao dedicar pelo menos uma parte do seu tempo a programas sobre dinheiro, você pode obter algo mais útil desse tempo do que assistiria a outra reprise de “The Walking Dead”.
 
Aproveite para fazer nosso teste e descubra qual é o seu perfil de investidor!
 
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »