AtaNews Publicidade 728x90
17/12/2020 às 11h15min - Atualizada em 17/12/2020 às 11h15min

Legislativo de Birigui inaugura sede própria em sessão solene

O evento será transmitido ao vivo pela televisão no canal 18.3 e também pela internet

Amanda Reis
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Às 19h da próxima segunda-feira, 21, a Câmara Municipal de Birigui promove sessão solene para a inauguração oficial do novo prédio. Depois de 14 anos funcionando em espaços alugados, o Legislativo foi instalado em sede própria, construída na Avenida Youssef Ismail Mansour, 850, no bairro Alto dos Silvares. O local já sediou duas sessões ordinárias esse mês, nos dias 9 e 15. 

Por conta da pandemia da Covid-19, a solenidade de inaguração será restrita à imprensa e autoridades convidadas. A recomendação é que a população acompanhe por meio da transmissão ao vivo. A exibição acontece no canal digital 18.3 UHF, que entrou no ar na última terça-feira, 15 - para sintonizá-lo, basta realizar uma busca automática de canais – ou pela internet, por meio do canal Câmara Birigui do Youtube e na página facebook.com/camarabirigui, com acesso também na página inicial deste site.

Birigui é o primeiro entre os 43 municípios da região de Araçatuba a colocar no ar suas sessões pela Rede Legislativa, que integra as TVs Câmara Federal, TV Senado e TV Assembleia. O alcance do canal é projetado para Birigui, mas municípios ao redor podem chegar a conseguir sintonizar a programação.


Prédio

A nova sede soma 1.693 metros quadrados, abriga um plenário com capacidade para mais de 300 pessoas e está dividida em dois grandes setores: de um lado ficam as salas dos parlamentares – que passam de 17 para 15 na legislatura que se inicia em 1º de janeiro - e, do outro, os departamentos da administração da Casa.

O prédio conta com sistema de energia fotovoltaica, que deve poupar o uso de energia elétrica e gerar a própria energia a ser consumida, e foi totalmente projetado de acordo com os padrões de acessibilidade e segurança.

A construção efetiva do novo espaço teve início há pouco mais de um ano, em 8 de novembro de 2019, quando foi assinado o contrato com a A.M.G.R. Construções, vencedora do processo licitatório para a execução da obra, no valor de R$ 3.104.650,21.
 

Endereços

A Casa de Leis deixou de ocupar prédio próprio em 2006, quando foi transferida para um espaço alugado na rua Aurora, 1769, na Vila Isabel Marin. Na época, a sede, localizada na rua Santos Dumont, deveria passar por reformas, mas problemas contratuais acabaram suspendendo as obras e, anos depois, o Executivo retomou a utilização do prédio. Durante esse período, as sessões da Câmara passaram a ser realizadas no salão social da ACIB (Associação Comercial e Industrial de Birigui), no centro da cidade.

Em 2013, a Casa de Leis foi então transferida para seu último endereço em prédio alugado, ocupando parte do prédio onde havia funcionado o Shopping do Calçado, na Avenida Nove de Julho, 2505, Novo Jardim Stábile. Lá, o plenário da Casa, com capacidade para 99 lugares, voltou a ser instalado junto à sede .

Agora, além de não ter mais os custos de aluguel, de R$ 20.511,56 mensais, as instalações deixam de ser improvisadas e passam a atender com eficiência as necessidades administrativas e de atendimento à população.

 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »