AtaNews Publicidade 728x90
14/12/2020 às 11h36min - Atualizada em 14/12/2020 às 11h36min

Seminário “Os diferentes atores na construção da agenda 2030 das Nações Unidas” dia 17 em Birigui

Assessoria de Imprensa / Tiago Lotto
A Prefeitura de Birigui e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizam nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro, o Seminário “Os diferentes atores na construção da agenda 2030 das Nações Unidas”.

O seminário começa às 9h e acontece no auditório do Sesi Birigui. O uso de máscara de proteção facial é obrigatório, assim como o distanciamento de 2 metros. O evento termina às 11h.

O encontro visa lançar o livro “Não deixe ninguém para trás”, um material construído a muitas mãos, validado pelas equipes técnicas do CNM e de Birigui, que seguiram compromissos da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

O livro foi incorporado como uma ferramenta de gestão nacional e faz parte da Mandala ODS da Confederação Nacional dos Municípios.

“Fazemos um trabalho para relacionarmos nossas atividades administrativas do dia-a-dia para o bem-estar da população, seguindo aquilo que a ONU preconiza dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os chamados 17 ODS”, comentou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, que estará presente no seminário.

Também estará presente no seminário o presidente da CNM, Glademir Aroldo.

PRAÇA 17 ODS

Também no dia 17 de dezembro, às 15h, a Prefeitura de Birigui entrega oficialmente a obra de reforma da Praça Vergínia Rodrigues Archilla Galdeano, que fica na esquina da avenida João Cernach com a rua Nove de Julho, próximo ao terminal rodoviário.

A praça ganhou totens com os 17 ODS da ONU, que foram distribuídos pelo espaço. O local ganhou nova iluminação, novo piso, espaço para caminhada, playground com acessibilidade, entre outras melhorias.

“Acreditamos que seja a primeira praça do mundo que recebe totens com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Isso mostra que a administração e seus servidores são atores na construção da Agenda 2030 das Nações Unidas”, comentou o prefeito.

ENTENDA

A agenda global no mundo conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário.

Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo.

O Pacto Global é composto pelos 17 ODS e possui 169 metas estabelecidas para os signatários desenvolverem até o ano de 2030. Eles estão sob gestão em dimensões estratégicas: institucional, meio ambiente, social e econômico.

O Pacto é uma iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

A Prefeitura de Birigui tem uma estrutura administrativa, que é gerida pela Secretaria Municipal de Gabinete. São comissões Executiva, Engajamento, Diagnostico, Report e indicadores sob a metodologia do ciclo PDCA.

As ações voltadas ao cumprimento das condicionantes da agenda 2030 proporcionou a Prefeitura Municipal no (período de 2017 a 2019) evoluir em 210,60 no ODS 09 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), em 110,47% no ODS 05 (Igualdade de Gênero) e 109,13% no ODS 08 (Trabalho Descente e Crescimento Econômico).

Os dados são do presidente da Comissão Executiva Municipal dos 17 ODS, Eliel Robson, um dos organizadores do seminário.

“Varias metas estão estabelecidas e serão direcionadas a todas as secretarias do município no próximo ano, para o cumprimento integral de todas as metas”, comentou Eliel.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »