AtaNews Publicidade 728x90
14/12/2020 às 10h34min - Atualizada em 14/12/2020 às 10h34min

Evolução do videogame: conheça os principais modelos

A história do videogame é impressionante, por isso existem tantos admiradores. Você sabe quais foram os modelos que marcaram época? Confira tudo neste artigo!

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Você ama passar horas do seu dia jogando um bom videogame? Este pequeno aparelho nos transporta diretamente para realidades paralelas, nos permitindo vencer desafios inimagináveis na vida comum, não é mesmo? Atualmente, existem diversos consoles com gráficos extremamente desenvolvidos. No entanto, nem sempre foi assim.
 
Para que os jogos antigos alcançassem a qualidade que conhecemos hoje, muito avanço tecnológico precisou ser feito. A história dos games é extremamente rica e está ligada diretamente aos sonhos dos desenvolvedores. O melhor é que ela está apenas no início.
 
Além disso, alguns modelos marcaram uma geração de gamers, ficando no coração dos nostálgicos por toda a eternidade. O mercado também agradece muito essa movimentação. Para o ano de 2020, é esperado que o faturamento desse universo chegue perto dos US$ 159,3 bilhões.
 
Como as pessoas estão cada vez mais em casa, o esperado é que o número seja superior ao ano passado, que ficou na casa dos US$ 120 bilhões. Uma verdadeira indústria foi levantada em torno dos gamers, mas, com toda a certeza, o que motiva a compra de novos aparelhos e consoles é o amor pelos jogos.
 
Contudo, você conhece a história do game e toda a evolução dele, desde os protótipos iniciais até os aparelhos modernos? Caso a resposta seja negativa, você está no lugar correto! Basta continuar a leitura para conferir ainda mais!
 

Como o videogame foi criado?

Por mais incrível que pareça, os videogames não são tão antigos. O primeiro console surgiu no ano de 1966, batizado como Magnavox Odyssey. O idealizador responsável foi Ralph Baer, engenheiro e inventor alemão — atualmente, conhecido como o “pai do videogame”.
 
A ideia dele era criar algo que pudesse interagir com a TV, bastante popularizada na época. Então, em 1968, nascia a Brown Box (Caixa Marrom). Para o momento, ela foi algo revolucionário: continha 29 jogos, mas todos sem som. Apesar da pouca usabilidade, mais de 100 mil cópias foram vendidas.
 
O mais complicado era acreditar na ilusão dos jogos. Para que os gráficos parecessem reais, era preciso colocar um filtro plástico na frente da tela da TV. Outro problema era que os jogos não eram complexos, ou seja, os gamers daquela década ficavam entediados rapidamente.
 
Apesar de tudo, a Caixa Marrom, que vinha com dados, fichas de poker e dinheiro de mentira, foi vendida para a Magnavox, subsidiária da Philips. O resto é história.
 

Quais consoles marcaram época?

Como citado anteriormente, alguns consoles revolucionaram a indústria dos games por gráficos, inovações e usabilidade. Aqui, vamos citar os três principais. Confira!
 

1 - Atari 2600

Inicialmente, o game lançado em 1972 servia como um fliperama, ou seja, os usuários precisavam sair de suas casas para jogá-lo. A versão doméstica foi lançada apenas em 1976, contendo um aparelho para encaixar os cards e um controle bastante conhecido, que indicava as direções.
 
A grande novidade era poder jogar qualquer título disponível naquela época e brincar na própria casa. O aparelho fez tanto sucesso que convidou diversos desenvolvedores para criar games interativos. Um dos mais famosos é o Breakout, elaborado por Steve Jobs.
 

2 - Mega Drive

Este foi o grande sucesso da década de 1990, destacando-se por conter gráficos mais elaborados. O seu carro-chefe principal era o Super Mario Bros, que continua na memória de muitos adultos. Ele também foi responsável por lançar outros sucessos, como o Sonic.
 

3 - Playstation 1

O Playstation marca uma nova geração de videogames. Este console foi o responsável por trazer os jogos em CD. Com um controle moderno, ele incluiu dois benefícios que ainda encontramos no mercado: o Memory Card e o Dual Stick.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »