AtaNews Publicidade 728x90
14/12/2020 às 08h31min - Atualizada em 14/12/2020 às 08h31min

Após flexibilização do estado, comércio abrirá das 9h às 21h em Araçatuba

Portal LR1
ACORDO - Lojistas escolheram novo horário após liberação do governo estadual. ( Foto: Reprodução LR1)
Sindicatos e entidades ligadas ao comércio de Araçatuba escolheram nesta sexta-feira o novo horário de funcionamento do comércio da cidade, após a liberação do governo estadual para que estabelecimentos do tipo funcionem por 12 horas.

A partir de hoje (14), as lojas do comércio de rua de Araçatuba deverão abrir das 9h às 21h, horário escolhido através de votação entre lojistas e entidades. A Associação Comercial de Araçatuba, Associação dos Lojistas do Calçadão, além do Sincomércio e do Sincomerciários entraram em acordo para a mudança, aproveitando a nova recomendação do estado. O novo horário valerá até o próximo dia 23 de dezembro de forma especial para o período de compras de natal.

O novo horário se aproxima daquele praticado nos últimos anos pelo comércio no período do Natal. Tradicionalmente aberto até às 22h no mês de dezembro, o setor comercial terá apenas uma hora a menos de trabalho em relação a esse horário a partir da semana que vem.

Desde a última segunda-feira, o comércio estava funcionando na cidade das 10h às 20h, respeitando medida imposta até então para o funcionamento de lojas por apenas 10 horas por dia durante a pandemia.

As entidades farão agora uma retificação na cláusula que foi assinada também por membros da prefeitura para a confirmação oficial do horário de funcionamento. Questionada pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, até o começo da noite de ontem o poder executivo municipal aguardava a publicação do decreto estadual para realizar as mudanças.

Para os sábados e domingos, o funcionamento seguirá da mesma forma, como já havia sido acordado em convenção anterior. Os estabelecimentos comerciais funcionam no próximo sábado (19) das 9h às 18h,  e no outro domingo (20) das 9h às 15h.

Outros municípios

Em Guararapes, segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa da prefeitura, o comércio seguirá o mesmo horário de Araçatuba e, a partir de segunda-feira, as lojas vão funcionar das 9h às 21h.

A reportagem também consultou as prefeituras de Andradina e Birigui, que por enquanto também não modificaram seus decretos estaduais. No caso de Andradina, a abertura já havia sido mais flexibilizada em decreto publicado na última terça-feira. Em Birigui, as lojas estavam funcionamento de segunda à sexta no mesmo horário de Araçatuba e por enquanto ainda não houve oficialização de possível mudança para a próxima semana.

Shoppings

A reportagem também questionou os dois shoppings de Araçatuba, que até então aguardavam também a publicação de decretos regulamentando o novo período de funcionamento para divulgarem mudanças no atendimento.

Atualmente, os shoppings atendem ao público, de segunda à sexta, entre 12h e 22h. Com o aumento do período de abertura para 12 horas, a tendência é que voltem a atender em horário normal, que antes da pandemia, em março, era das 10 às 22h tanto no Shopping Praça Nova quanto no Araçatuba Shoppping.

 
*matéria cedida pelo Portal LR1
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »