AtaNews Publicidade 728x90
11/12/2020 às 08h21min - Atualizada em 11/12/2020 às 08h21min

Após questionamento do MP, prefeitura veta trajeto inicial e Parada de Natal passará por vários pontos de Araçatuba

Portal LR1
Trajeto da parada será divulgado na hora, apenas nas redes sociais, para evitar aglomeração. ( Foto: Reprodução LR1)
Uma reunião realizada nesta quinta-feira (10) na prefeitura de Araçatuba modificou o formato da Parada de Natal do ATAMOR, que segue programada para as noites de hoje e amanhã, a partir das 20h, mas que teve seu percurso modificado após questionamento do Ministério Público ao poder executivo pela autorização do evento.

Pensando em mais espaço para as famílias que acompanhariam o evento, o organizador da Parada e coordenador do ATAMOR, Ícaro Morales, já havia modificado o trajeto. Morales participou da reunião que contou com membros do governo municipal.

Ano passado, antes da pandemia, o trajeto em Araçatuba foi no entorno da Praça Rui Barbosa e reuniu cerca de 11 mil pessoas. O evento aproveitou o período de comércio aberto no horário noturno e encantou crianças e famílias inteiras que faziam compras no calçadão e passeavam pelo local. Para este ano, o percurso havia sido modificado para as avenidas Brasília e Pompeu de Toledo, com a justificativa de diminuir a chance de aglomeração.

Porém, após reunião realizada ontem, ficou definido que os 128 personagens que vão participar da parada vão passar por diversas avenidas da cidade, o que possibilitará que o público veja os personagens em vários locais, o que diminui a possibilidade de aglomerações.

Segundo nota enviada pela assessoria de imprensa da prefeitura, inicialmente havia a autorização para que o evento ocorresse nas avenidas Brasília e Pompeu de Toledo porque havia expectativa do avanço de Araçatuba para a fase 4 (verde) do Plano SP de flexibilização. Porém, como isso não ocorreu, ainda há a proibição por parte do Comitê de Contingência da Covid-19 que ocorra qualquer tipo de evento que tenha público em pé, como é o caso da parada, e de outros como shows, por exemplo.

A reportagem conversou com o organizador da Parada, Ícaro Morales, que não divulgou o novo percurso para evitar que o público fique aguardando aglomerado. “O que dá pra dizer é que nós vamos passar nas principais avenidas da cidade, o evento que estava previsto para as avenidas Pompeu e Brasília foi cancelado e como nova adaptação, para evitar aglomeração, vamos passar pelas maiores avenidas da cidade”, comentou.

O organizador do evento afirmou que acolheu com carinho as novas determinações e disse que foi melhor se adaptar do que cancelar a parada.

“As pessoas não estão morrendo só de covid, eu acho que tem muita gente triste, muita gente em depressão, eu acho que a pandemia veio para ensinar a gente, mas acho que a gente tem que se reinventar. Acho que a parada de Natal está vindo para trazer mais brilho para o olhar das pessoas, e já que foi uma decisão conjunta, nós achamos prudente, por respeito à vida e responsabilidade para com a saúde da coletividade, aumentar o percurso e estender a parada para as grandes avenidas da cidade”, explicou justificando a importância do evento.

A parada de Natal ocorre com o objetivo de arrecadação de novelos de lã para a confecção de perucas para crianças que estão em tratamento contra o câncer na região de Araçatuba. Por causa da pandemia, neste ano não haverá coleta de doação durante a parada, mas sim, em pontos de coleta já instalados pelo ATAMOR no Shopping Praça Nova, em Araçatuba, e na escola de idiomas CCAA, em Birigui.

Para este ano, além dos novelos de lã, o ATAMOR pede também a doação de itens de higiene pessoas, como sabonetes, escovas, pastas de dentes, dentre outros, além de óleo de girassol, utilizado para auxílio na cicatrização cutânea.

Parada

Serão dois dias de parada. Nesta sexta-feira e sábado, mais de 128 personagens infantis e adultos, além de 20 caminhões, karts, quadriciclos, motos e carros, irão iniciar o percurso.

De acordo com nota da organização do evento, o público poderá mandar “energias positivas”, acompanhar o desfile através das redes sociais, além de acompanhar o som da música para saber por onde a parada estiver passando naquele momento.

A nota do ATAMOR diz que a organização respeita as leis e sabe da seriedade e da gravidade da pandemia, porém, acredita nas pessoas, nos sonhos e no amor.

“Eu acredito que as pessoas vão se sentir ainda mais seguras de sair de suas casas e aguardar nas principais avenidas dentro de seus veículos”, projeta Morales.

 
*matéria cedida pelo Portal LR1
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »