09/12/2020 às 18h16min - Atualizada em 10/12/2020 às 11h33min

6 dicas para ganhar massa muscular em menos tempo na academia

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Ganhar massa muscular é uma tarefa árdua, e o atleta precisa estar ciente disso. A palavra “rápido” não orna muito bem com “corpo sarado”. É necessário tempo para que os músculos se desenvolvam.

No entanto, existem muitos atletas frustrados com os resultados de seus esforços. Em alguns casos, mesmo após, 1, 2 e até 3 anos de treino, os resultados são pequenos — o que desmotiva o atleta.

Existem métodos para conseguir ver resultados em menos tempo. O segredo está em adequar uma dieta balanceada, suplementação, seguir o treino preparado para você e, claro, dormir bem todas as noites.

Ficou interessado? Veja em detalhes!

1. Treine pesado para ganhar massa muscular

Não adianta colocar o aparelho na carga mínima, repetir o movimento sem nenhum esforço, e ainda esperar pelos resultados. Eles com certeza não virão dessa forma. Lembre-se que sempre há um preço a ser pago — nesse caso, é seu esforço diário.

O seu treino precisa ser pesado, mas não deve exceder seus limites. Ou seja, a última repetição de cada aparelho será bastante difícil de ser feita, mas você vai conseguir fazer. É esse esforço que faz os músculos crescerem fortes e saudáveis.

Se você veio até este artigo atrás de um método fácil, saiba que isso não existe. É preciso ir todos os dias na academia e dar o melhor de si nos treinos. Ser consistente e esforçado garante os resultados.

2. Faça o treino que o instrutor preparou para você

Os instrutores de academia não estão lá sem nenhum motivo: eles são treinados e têm experiência em construir treinos para os mais diversos objetivos. Ou seja, o treino que você vai receber levará em conta seu estado atual e o resultado que você almeja.

Portanto, é imprescindível que você faça todas as etapas do treino sem pular nenhuma delas. Aliás, siga a ordem das atividades, pois isso também impacta em seu desenvolvimento.

Não se esqueça de colocar esforço em cada aparelho ou exercício. Apenas seguir o treino não basta: você precisa dar o máximo de si o tempo todo dentro da academia.

3. Repouse depois de um treino intenso

Se você seguir o treino e se esforçar ao máximo durante as atividades, seus músculos estarão bastante doloridos ao final da rotina. Portanto, de tempo para que possam se reparar de forma adequada.

Após o treino na academia, evite outras atividades físicas. Seus músculos estarão lesionados demais para realizarem qualquer tipo de esforço. Até mesmo levantar peso pode se tornar um problema para você, dado que não restará energia em seus músculos.

Tome um banho e deixe os músculos em repouso o resto do dia.

4. A alimentação é a chave para ganhar massa muscular

Um detalhe muito importante é a alimentação. Querendo ou não, é ela quem vai ditar se você terá resultados magníficos, bons ou mixurucas. Portanto, cuide para comer apenas alimentos de qualidade, evitando refrigerantes, doces e fast food.

A melhor coisa a se fazer é procurar um profissional especializado em alimentação — podendo ser um nutricionista ou nutrólogo. Assim você terá respaldo científico na formação de seu cardápio diário, facilitando o processo de desenvolvimento.

Em geral, uma alimentação adequada, aquela que ajuda a ganhar massa muscular, conseguir suprir todas as necessidades do organismo. Além disso, as proteínas são ótimas para ajudar os músculos a se desenvolverem e, portanto, precisam entrar em seu prato de qualquer jeito.

5. Aproveite todo o potencial dos suplementos

Os suplementos são potencializadores do seu treino. Além disso, eles ajudam a complementar — ou suplementar — sua dieta diária. Isso impede que seus músculos sejam consumidos durante o treino na academia.

Veja os principais suplementos para quem quer ganhar massa muscular:

      Whey Protein: o Whey é uma ótima fonte de proteínas, as quais têm um papel fundamental na reparação de seus músculos. Dessa forma, eles crescem saudáveis, além de estarem prontos para o próximo treino mais rapidamente.

      Creatina: esse suplemento aloca mais energia em seus músculos, os quais conseguem performar melhor durante os treinos. Assim você vai um pouco além do que está habituado, o que ajuda a ganhar massa muscular.

      Cafeína: atua diretamente no sistema nervoso central, permitindo mais energia durante os treinos. Também é ótima para evitar a fadiga muscular e mental, ampliando seu desempenho durante a atividade.

O ideal é comprar um kit de suplementos para ganhar massa muscular. Assim você terá os principais produtos do mercado focados em seu objetivo.

6. Mantenha uma rotina de sono saudável

Dormir bem traz inumeráveis benefícios para nossa saúde. Além disso, é um ingrediente importante para quem quer deixar o corpo sarado. Como dissemos antes, o repouso é fundamental para a reparação muscular.

Além disso, uma noite bem dormida ajuda a regular todos os hormônios de nosso organismo. Da mesma forma, é benéfica ao metabolismo, absorção e retenção de nutrientes. Por isso é importante prezar pela qualidade do seu sono.

Seguindo essas 6 dicas, com certeza você vai conseguir ganhar massa muscular em menos tempo! 

 


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