09/12/2020 às 18h13min - Atualizada em 10/12/2020 às 11h11min

Quem faz academia precisa ir a nutricionista?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

O nutricionista é um profissional da saúde que orienta sobre alimentação e até suplementação. Muitos atletas iniciantes ficam em dúvida se devem ou não procurar esse profissional quando iniciam na academia.

Os principais objetivos de quem malha são ou perder peso ou ganhar massa muscular. Dessa forma, algumas pessoas vão até uma loja de suplementos e gastam fortunas em produtos alimentares. Esse não é o melhor caminho a ser seguido.

Em linhas gerais, seu objetivo só depende de sua alimentação; ou seja, em alguns casos, até mesmo a suplementação pode ficar em segundo plano. Afinal de contas, o produto se chama “suplemento” pois visa justamente esse propósito — e não o de substituir a alimentação.

Veja em detalhes se você precisa ou não consultar um nutricionista ao frequentar uma academia.

Qual o papel do nutricionista?

O nutricionista é o profissional da saúde que cuida da alimentação do indivíduo. Dessa forma, ele preza para que todos os nutrientes e minerais sejam consumidos dentro das doses necessárias o bom funcionamento do organismo.

Muitas pessoas acreditam no poder milagroso dos suplementos. Porém, esse efeito mágico simplesmente não existe. O que acontece é que, ao adquirir todos os nutrientes essenciais ao corpo, conseguimos conquistar nossos objetivos.

O nutricionista sabe quais são os melhores alimentos, assim como a quantidade de cada um deles, para que você tenha ótimos resultados. Além disso, ele elabora dietas específicas para seu organismo, o que assegura um rendimento excepcional.

No fim das contas, a suplementação pode ficar de fora da dieta prescrita, pois, em geral, a dieta já abarca todas as necessidades de nosso corpo.

Quais benefícios você tem ao consultar um nutricionista?

É muito comum lidar mal com as demandas do organismo quando iniciamos na academia. De fato, por gastarmos mais energia, sentimos uma fome danada após o treino. Além disso, nossos músculos precisam de suprimentos para se reestruturarem. Somando os dois efeitos, você pode comer muito mais que o normal.

Mas se os alimentos certos não estiverem disponíveis, você pode até mesmo engordar durante esse processo. Aliás, todo o seu treino pode ir para o ralo, se os nutrientes não estiverem em seu organismo para promover os benefícios. É por isso que um nutricionista é tão importante na vida dos atletas.

Veja o que você ganha ao consultar esse profissional!

Saúde de forma geral

Uma alimentação equilibrada não favorece apenas os resultados de seu treino na academia, mas sim sua saúde de forma integral. Assim, ao invés de apenas alcançar seus objetivos estéticos, você também ganha um incremento em seu rendimento no trabalho, notas melhores na faculdade e até previne diversas doenças.

Por que isso acontece? Pois seu organismo terá suprimentos para reagir às doenças, conseguirá controlar diversos processos do seu corpo e, claro, mais energia para gastar no dia a dia.

Seus objetivos chegam mais rápido

Quem procura ganhar massa muscular, por exemplo, deve ter muito cuidado enquanto pratica atividades físicas. Se o atleta fizer um treino intenso, mas não consumir os nutrientes adequados para restabelecer a musculatura e a perda energética, é provável que o corpo utilize os músculos como forma de gerar energia.

Isso não acontece quando temos uma dieta balanceada. Aliás, com todos os nutrientes essenciais em seu organismo, com certeza seus resultados serão muito mais visíveis. Ou seja, você atingirá seus objetivos bem mais rápido do que imagina.

Uso de suplementos de maneira adequada

O consumo em excesso de suplementos leva a um cenário bastante indesejado: o descarte do produto por meio da urina e das fezes. Isso significa literalmente dar descarga em seu investimento financeiro.

Se o nutricionista sentir a necessidade de adicionar um suplemento à sua dieta, ele fará isso com base em diversos estudos e análises clínicas. Assim, todo o potencial do produto será aproveitado, o que é bom tanto para seu corpo quanto para suas finanças.

Seu desempenho vai aumentar bastante

Como ficou claro ao longo deste artigo, uma boa dieta significa resultados mais rápidos, um organismo mais saudável em todos os aspectos e até economia de dinheiro.

Porém, não citamos um benefício bastante interessante: seu desempenho durante os treinos. É comum, por exemplo, o atleta conseguir realizar atividades que nunca foi capaz de fazer antes. Além disso, o vigor físico e mental aumenta bastante, possibilitando até mesmo a participação em eventos esportivos.

Conclusão

Em conclusão, mesmo com todos os benefícios apontados neste artigo, você não é obrigado a consultar um nutricionista para realizar atividades físicas.

No entanto, a depender da academia — e da legislação vigente —, será necessário consultar um médico antes da prática. Em geral, o médico requerido costuma ser da área de cardiologia, mas um check up também vale para atestar sua saúde.

Mesmo não sendo necessário ir a um nutricionista, os atletas que praticam academia só têm a se beneficiarem dessa consulta. Não é obrigatório, mas é extremamente recomendado!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »