AtaNews Publicidade 728x90
08/12/2020 às 17h10min - Atualizada em 08/12/2020 às 17h10min

Cavalo explorado em romaria morre após ser jogado de ponte em PE

Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil para investigar o crime de maus-tratos

Anda
Um cavalo explorado em uma romaria morreu após ser jogado de uma ponte no último domingo (06) na cidade de Paudalho, em Pernambuco. Os maus-tratos foram registrados em um vídeo. Nas imagens, é possível ver o momento em que o animal é arremessado (veja ao final da reportagem).
 
Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil para investigar o crime de maus-tratos. O corpo do animal foi retirado do local por uma equipe da prefeitura. A violência contra o cavalo ocorreu durante uma romaria com destino ao Santuário de São Severino dos Ramos.

“Apesar do intuito pacífico e ordeiro dos fiéis presentes, tristemente, o que deveria ser um momento de conexão com o Sagrado foi marcado por uma lamentável cena de violência contra um dos cavalos que integravam a comitiva”, diz nota divulgada pela prefeitura.
 
No comunicado, a administração municipal afirma que o  prefeito Marcelo Gouveia (PSD) “está buscando o Ministério Público e as autoridades policiais e ambientais para que as medidas legalmente cabíveis sejam tomadas no sentido de punir os responsáveis pela ação atroz e desumana”.

 O pobre cavalo, depois de ser obrigado a cavalgar carregando o romeiro, talvez por mais de uma centena de quilômetros, não aguentou e caiu exausto. O romeiro, devoto de São Severino, para não ter seu ato de fé “atrapalhado” pelo cavalo exausto, resolveu atirar ele da ponte, causando-lhe uma dor terrível e uma morte lenta. A barbárie ocorreu, segundo notícias, na cidade de Paudalho, no Pernambuco, governada por @marcelocamposgouveia”, escreveu.

“Romarias são atos de fé e devoção e deveriam ser motivos de alegria. Infelizmente, porém, é comum que romeiros prometam a seus Santos irem montados a cavalo até o local de devoção, muitas vezes, por centenas de quilômetros, dividindo seu esforço de fé com o cavalo. Grande parte dos animais de romaria não resistem ao trajeto e acabam sendo descartados pelo caminho, como objetos. A parte que resiste volta com dores e até sequelas do esforço que podem durar uma vida”, completou.

A ativista pediu aos prefeitos que protejam os animais e fez um apelo aos romeiros. “O ato de fé é seu. Se você quer realmente provar sua devoção, faça você o esforço e não coloque um animal para fazer em seu lugar. São Severino lutou justamente contra a escravidão. O que ele pensaria ao ver você escravizando um animal em nome de sua fé?”, concluiu.

Confira o vídeo abaixo (as imagens são fortes):


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »