AtaNews Publicidade 728x90
08/12/2020 às 08h50min - Atualizada em 08/12/2020 às 08h50min

Eleitor pode voltar a fazer revisão e transferência de título a partir de amanhã

Portal LR1
FECHADO - Cartório eleitoral segue não realizando atendimento presencial por causa da pandemia. ( Foto: Reprodução LR1)
A partir desta quarta-feira (9), a Justiça Eleitoral voltará a disponibilizar serviços como revisão e transferência de título eleitoral. Desde o dia 6 de maio estes tipos de serviço estavam suspensos por causa das eleições municipais que ocorreram no último dia 15 de novembro.

Em Araçatuba, não haverá nenhum tipo de atendimento presencial aos eleitores, de modo que todos que necessitarem deste serviço deverão fazê-lo on line. Segundo informações do cartório eleitoral araçatubense, não há previsão para a volta dos atendimentos no local de forma presencial devido à pandemia de covid-19.

Os procedimentos serão feitos através de formulário no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (tre-sp.jus.br/eleitor/formulário-titulo-net). É necessário que o eleitor preencha o formulário e coloque em anexo um documento de identificação com foto, além de comprovante de residência e alistamos militar para os eleitores maiores de 18 anos.

De acordo com Fabiana Camargo, chefe de cartório da 299ª zona eleitoral de Araçatuba, a revisão dos dados eleitorais é necessária para pessoas que mudaram seu estado civil e que precisaram alterar seus nomes. Também é possível mudar o local de votação.

“Alteração no local de votação e alteração também da sala para aquelas pessoas que tem mobilidade reduzida e precisam votar no térreo, por exemplo, e tiveram dificuldades nessas eleições porque votaram em uma escola com andar ou algo nesse sentido”, citou Fabiana sobre outro serviço que também estará disponível a partir desta quarta-feira.

Justificativa

O prazo para justificativa para eleitores que não compareceram às urnas no último dia 15 de novembro em Araçatuba e região vai até o próximo dia 15 de janeiro. Ela também pode ser feita no site do Tribunal Regional Eleitoral ou através do aplicativo e-título, disponível gratuitamente em Play Store e Apple Store. Em Araçatuba, o índice de abstenção chegou a quase 30%, com mais de 44 mil eleitores que não compareceram às urnas nas eleições municipais deste ano.

O aplicativo também serve como uma via do título eleitoral, não necessitando da apresentação do documento em papel no próximo pleito.

A emissão da certidão de quitação também por ser feita através do aplicativo ou no site do TRE-SP. O cadastramento biométrico, que seria obrigatória para as eleições deste ano, foi suspenso e segue desta forma durante a pandemia, não sendo necessário realizá-lo para aqueles que ainda não o fizeram.


 
*matéria cedida pelo Portal LR1
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »