07/12/2020 às 12h30min - Atualizada em 07/12/2020 às 12h30min

10 alimentos com um formato parecido com os órgãos humanos.

ALIMENTOS

A natureza está entre nós há milhares de anos e continua a nos surpreender. Numa descoberta simples e um tanto fascinante, através de um estudo, compara alguns órgãos do corpo humano com alimentos, mostrando que seus formatos são parecidos. Ou seja, quer descobrir os benefícios de cada um? É bom começar a observá-los.

Não precisa entender muito de anatomia, não. São formas fáceis de perceber mas que acabam passando despercebidas por nós, que na grande maioria das vezes, queremos mais é comer. A cura por meio de recursos naturais tem ganhado certa fama com essa onda de alimentação saudável, trazendo à tona aquilo que os índios já fazem há muito tempo.

Esqueça dos remédios e vá à feira. Alimentos frescos, orgânicos e saborosos podem trazer benefícios exatamente para o que você está buscando. Olhando para dentro de si mesmo é que estão as respostas:

1. Tomate = coração



Boa fonte de potássio, que é recomendado para pacientes com pressão arterial elevada, pois ajuda a reduzi-la, os tomates são também ricos em licopeno, um antioxidante que ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas e algumas doenças cancerosas. A vitamina B6, presente em cada tomate, ajuda a converter o aminoácido homocisteína, que danifica as paredes dos vasos de sangue, em outras moléculas inofensivas.

2. Noz = cérebro

Simétricas, as nozes nos lembra dos hemisférios esquerdo e direito do cérebro humano. Rica em ômega-3, necessária para a sua flexibilidade, elas auxiliam fornecendo gorduras de alta qualidade para o funcionamento eficiente do cérebro, constituído por cerca de 60% ​​da gordura estrutural. Comer nozes também evita depressões e doenças mentais, ajudando não só o corpo, mas o bem-estar mental.

3. Aipo = pros ossos

Olhando bem, as hastes verdes do aipo (ou salsão) se assemelham aos ossos do nosso braço. E são eles que se beneficiam do alimento, que proporciona ossos mais fortes por conta de seus 23% de sódio de boa qualidade, aquele que não provém do sal refinado. O aipo contém o essencial de cálcio mineral que é vital para o desenvolvimento e manutenção de ossos fortes, ajudando na prevenção da perda óssea durante a menopausa. A vitamina K, parte de sua composição, suprime as diminuições na densidade mineral óssea da coluna vertebral.

 4. Abacate = útero


Muitas mulheres evitam o abacate por ser uma fruta “gordurosa”, mas podem rever seus conceitos sobre a fruta. Por sua semelhança com o útero feminino sempre esteve relacionado a fertilidade, especialmente pelos astecas. Rico em vitamina E, o abacate equilibra os hormônios, ajuda a prevenir o câncer cervical e ainda auxilia na perda de peso após a gravidez. Outro fato interessante relacionado a fruta é que, além de seu grande caroço interno se assemelhar a um bebê no útero, o abacate floresce na árvore em exatamente 9 meses. Não é lindo?

5. Batata-doce = pâncreas

Consumida especialmente pela galera fitness, a batata-doce vai além da boa forma, beneficiando o pâncreas. Por equilibrar o nível de açúcar no sangue, é recomendada para pessoas com diabetes e pancreatite. Além disso, gera energia para o corpo e aumenta a sensação de saciedade, ajudando a manter a fome sob controle.

6. Cenoura = olhos

As camadas de uma cenoura após seu corte se assemelham facilmente a irís do olho. A hortaliça contém beta-caroteno, que é convertido pelo nosso corpo em vitamina A, um nutriente importante para a saúde global do olho. A deficiência de vitamina A pode facilmente levar à secura nos olhos, inchaço das pálpebras, úlceras da córnea ou mesmo cegueira.


7. Laranjas = seios

Há quem compare os seios a “melões”, mas é a laranja quem cumpre um papel importante na prevenção ao câncer mama, ajudando o movimento da linfa através dos compostos naturais limonóides. Eles têm a capacidade de induzir a morte celular programada das células cancerosas. No laboratório, mostraram ainda citotoxicidade ao câncer de cólon, câncer pancreático, câncer de fígado, neuroblastoma, leucemia e outros.


8. Gengibre = estômago

O gengibre auxilia um dos órgãos mais importantes do corpo humano, o estômago. Ajudando na digestão, mantém o estômago saudável e estável. A raiz de gengibre contém gingerol e shogaol, que ajudam a tratar a dor de estômago, aliviam as náuseas e a gripe. Não é à toa que este é um dos principais ingredientes em cozinhas chinesas, japonesas, árabes e indianas.

9. Cogumelo = ouvidos

Assim como a cenoura, quando cortamos um cogumelo ao meio, percebemos seu formato em relação a orelha humana. Ricos em vitamina D, que é essencial para os nossos ossos, ajudando o corpo a absorver cálcio. A vitamina também é responsável pela prevenção da perda da audição.


10. Feijão = rins

O feijão, especialmente o Azuki – bastante utilizado por vegetarianos -é ideal para quem quer prevenir pedra no rim ou na vesícula. Ele possui propriedades diuréticas e tem fermentação diferente dos demais feijões, regulando hipertensão e o excesso de açúcares (glicose) no sangue, o que beneficia quem tem problemas de pressão alta e diabetes. Além disso, é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, ferro e proteínas.

Mais um detalhe importante e comparativo é que o vinho tinto é rico em antioxidantes e polifenóis, incluindo resveratrol, o que evita danos aos vasos sanguíneos, reduz o colesterol “ruim” e impede a formação de coágulos sanguíneos. Os polifenóis ainda ajudam a proteger o revestimento dos vasos sanguíneos em seu coração. Mas brinde com moderação.
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