07/12/2020 às 11h54min - Atualizada em 07/12/2020 às 11h54min

Avanços na tecnologia de app´s: conheça as tendências

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Não é segredo para ninguém que existem muitas tendências na tecnologia de apps. Afinal, hoje em dia o setor de aplicativos movimenta bilhões de dólares no mundo todo, cada vez explorando novas tecnologias e recursos, todos capazes de entregar muito valor para os usuários, facilitando muito a vida de quem tem um smartphone ou tablet e precisa de ajuda em alguma área.

Atualmente, o Brasil tem mais celulares ativos do que pessoas. Isso mostra que o mercado nacional para aplicativos é gigantesco. Dessa forma, é importante entender quais são as tendências na tecnologia de apps para poder desenvolver os melhores aplicativos possíveis para os usuários. Dessa forma, será possível conseguir uma fonte de renda significativa para você e sua empresa.

Quer descobrir quais são as principais tendências na tecnologia de apps? Então siga a leitura abaixo!
 

3 tendências na tecnologia de apps

 

1. Design

O design é um ponto absolutamente vital para o sucesso de um aplicativo e, infelizmente, cada vez menos utilizado pelos desenvolvedores. É por isso que, para empresas como a Mestres da Web desenvolvimento de aplicativos é um processo que mistura técnica com pensamento criativo.

O foco em design para aplicativos não tem muito a ver com deixar o app bonito, mas sim em deixá-lo funcional. Afinal, a função do design não é embelezar nada, mas sim traduzir comandos e lógica de programação em algo legível, intuitivo e que traga resultados.

Um dos focos é coletar dados sobre os caminhos que o usuário faz com o dedo na tela. Isso permite colocar botões e informações úteis em lugares estratégicos, de modo a conseguir mais conversão, clique em anúncios ou outras informações do tipo.

Desse modo, o design se mostra não apenas essencial para o desenvolvimento de aplicativos, mas também para o sucesso deles em gerar dinheiro para os seus criadores.
 

2. Gamificação

Uma das grandes tendências de tecnologia de apps é a gamificação. Para quem não conhece o termo, gamificação é a ideia de traduzir desafios ou problemas para uma lógica de video-games. Com isso, é possível utilizar os estímulos de um jogo para incentivar alguém a atingir algum objetivo.

A gamificação pode ser usada no desenvolvimento de hábitos positivos (afinal, bastam 66 dias para criar um novo hábito), aprendizado de certas informações e muito mais.

Não é à toa, por exemplo, que os principais aplicativos da App Store ou PlayStore, com a exceção de aplicativos básicos como o WhatsApp, usam pelo menos algum tipo de gamificação em sua estratégia.
 

3. "Apptização" da vida

Um detalhe interessante é que vivemos um avançado projeto de apptização da vida. Na prática, isso significa que estamos procurando ou delegando parte da nossa vida para aplicativos.

Por exemplo, existem aplicativos que ajudam a fazer receitas de comida. Outros ajudam a comprar o legume ou a verdura certa. Ainda existem aplicativos que ensinam ou gamificação o processo de lavar roupas. Outros ajudam na concentração e produtividade e por aí vai.

Portanto, é como se cada tarefa do nosso dia a dia fosse feita por um aplicativo diferente. Isso ajuda a normalizar os apps, mas também pode ter efeito negativo.

Agora que você já conhece essas grandes tendências na tecnologia de apps, saiba que elas não são excludentes. Ou seja, é possível trabalhar com foco em design de funções, gamificação e apptização da vida em um mesmo aplicativo. Por exemplo, pense em um app que ajude o usuário a perder peso. Ele pode ter um design inovador e diferente, trabalhar com uma estratégia de gamificação e "apptizar" um aspecto importante da nossa vida.

E aí, gostou das nossas ideias? Então compartilhe o conteúdo com seus amigos nas redes sociais!
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »