AtaNews Publicidade 728x90
04/12/2020 às 13h01min - Atualizada em 04/12/2020 às 13h01min

10 Benefícios do Caju – Para Que Serve e Propriedades

FRUTA

Mundo Boa Forma
As frutas são importantes aliados na dieta, pois são versáteis e podem marcar presença não só em sucos, mas principalmente em lanches e naqueles momentos que você sente desejo por um docinho. O caju é uma das frutas favoritas, e seu prestigio também é garantido entre pessoas que sequer sabem para que ele serve, e o poder de suas propriedades. Provando que a fruta não é apenas sabor, os benefícios do caju podem ser melhor desfrutados se você reconhece-los


Propriedades do caju
O caju é de comum cultivo na região nordeste do Brasil, e é de habitual consumo também em Portugal e na região da Índia. O seu melhor período de colheita é entre fevereiro e maio, mas em algumas regiões, ainda em junho é possível colher frutos de qualidade.

Pode-se encontrar cajus com coloração amarelada, vermelha, e ate mesmo rosada. Ao consumir uma porção de 100 gramas de caju, você não prejudicará sua dieta, já que a fruta adicionará apenas 53 calorias ao seu cardápio. Os benefícios do caju ainda se estendem a uma gama de vitaminas e minerais, os quais contribuem positivamente para o equilíbrio e saúde do funcionamento de todo o organismo.

Por séculos, o caju é reconhecido como contribuinte para a boa saúde, já que é apontado como funcional para o tratamento de inflamações na garanta e disenteria. Há diversas pesquisas que reconhecem o caju como superior à laranja, já que é rico em vitamina C, Cálcio, Selênio, Fósforo, Ferro, e muito mais. Os benefícios do caju justificam a inserção do alimento no plano alimentar, por isso, se você deseja desfrutar desses efeitos positivos, conheça alguma das contribuições e propriedades dessa fruta.

O suco de caju é apontado como excelente bebida esportiva, pois os nutrientes contidos nela podem reforçar a queima calórica, pois mantém o corpo nutrido, melhorando o desempenho nas atividades físicas, de modo geral.

Benefícios do Caju – Para Que Serve e Propriedades


1- Perda de peso
Escolher alimentos com poucas calorias e contribuições significativas para a perda de peso é uma tarefa um tanto quanto difícil. Evitando prejudicar os seus benefícios, o caju contém poucas calorias, e ainda é uma fruta com baixo percentual de gorduras, e estas são ácidos gordos insaturados, semelhantes à gordura contida no azeite, a qual é tida como funcional para o metabolismo. O caju pode ser uma excelente opção para você comer nas refeições intermediarias e lanches fora de hora. Ele garantirá vitaminas ao seu corpo e não prejudicará com o aumento de medidas. As fibras presentes na fruta também possibilitam o melhor funcionamento da flora intestinal, o que reduz os desconfortos abdominais e inchaços, promovendo a saúde se seu intestino.

2- Efeitos positivos no colesterol
O desequilíbrio de colesterol é um dos problemas comuns entre pessoas que lidam com problemas com a balança. O caju contem gorduras monossaturadas, e estas podem ser conveniente para reduzir os efeitos o colesterol LDL, conhecido como ruim. Esse benefício pode melhorar a qualidade de vida, além de reduzir a possibilidade de ocorrência de acidentes vascular cerebrais, ataques cardíacos, auxiliando na saúde de seu coração e funcionamento adequado do sistema cardiovascular.

3- Prevenção de doenças do sangue
A ação antioxidante é muito conveniente para quem deseja manter o funcionamento do organismo equilibrado, além de ajudar na eliminação de células que não mais contribuem com o comportamento saudável do corpo. O caju contém Cobre, mineral importante para efeito antioxidante. Essa contribuição da fruta pode ser importante para a prevenção de doenças do sangue, pois o Cobre pode apoiar a produção de hemoglobina, favorecendo a saúde do corpo, e reduzindo os impactos causados por radicais livres.



4- Pelo saudável
Os efeitos positivos desse mineral contido no caju também pode se estender à produção de melanina. Importante para a saúde da pele, o Cobre pode favorecer à saúde dos fios de cabelo, pele, e até unha. Após algumas pesquisas, recomendou-se o consumo médio de ¼ de xícara da fruta, assim, o Cobre contido nela pode ajudar na manutenção de uma pele brilhante e saudável, junto a fios sedosos e menos quebradiços.

5- Ossos e dentes fortes
Os minerais ainda se responsabilizam pela saúde dos dentes, gengiva e ossos. Os benefícios do caju também são garantidos pela porção de Magnésio e Cálcio contida na fruta. Ele é um excelente contribuinte para a saúde dos ossos e dentes. É importante lembra que, com ossos fortes, os treinos terão maior qualidade, você levantara cargas com maior segurança e precisão, o que induzirá à melhor queima calórica, além de reforçar os efeitos esperados para a hipertrofia de músculos. O caju pode ser conveniente para a maior flexibilidade não só dos ossos, mas de forma completa para todas as articulações.

6- Apoiar o sistema imunológico
Muitas pessoas erram ao adotarem dietas sem o acompanhamento médico, e não sabem que a alimentação não deve ser sacrificada completamente. É importante ter cuidado com a permanência dos nutrientes necessários para a saúde, visando apenas à redução de calorias e melhor comportamento do metabolismo, por isso, o Zinco contido no caju pode apoiar o fortalecimento do sistema imunológico, evitando consequências durante a transição de costumes alimentares. Ao buscar acompanhamento médico, o caju poderá ser apontado como uma fonte importante de Zinco, a qual evitará consequências ao seu bem estar, deixando você mais perto do corpo que deseja.

7- Importante para o sistema nervoso
O Magnésio é um mineral importante para o controle sobre o sistema nervoso. Controlar a alimentação contribui com a saúde, mas muitas vezes a limitação pode gerar algumas mudanças de humor, as quais podem oferecer consequências não só no bem estar, mas também influenciando negativamente nas atividades e compromissos. De olho no equilíbrio psicológico, a porção de Magnésio contida no caju pode auxiliar sobre neurotransmissores. O mineral apoia a produção de Dopamina, que resulta em efeito relaxante e conveniente, principalmente, para mulheres na fase de TPM.

8- Controle do diabetes
O controle de consumo de açúcar deve ser mantido não só com diabéticos, mas principalmente para evitar esta condição, a qual leva a limitações alimentares e efeitos prejudiciais à saúde de modo geral. Destacando-se de diversas frutas que possuem grande quantidade de açúcar, o caju não é prejudicial ao colesterol, e não fornece riscos para o desenvolvimento de diabetes.

9- Melhora nas atividades sexuais
Após algumas pesquisas, o caju foi apontado como funcional para melhorar a função sexual. O suco de caju pode melhorar os níveis energéticos, o que promoverá o bom desempenho físico, tanto em homens quanto em mulheres, fortalecendo o sistema cardiovascular, dessa forma, elevando a qualidade das elações sexuais.

10- Ajuda na previne do câncer
Atualmente, a doença atinge inúmeras pessoas, e sabemos que a melhor forma de prevenção é mantendo uma alimentação saudável e rica em nutrientes. O caju é uma das frutas que pode fortalecer o corpo e auxiliar com efeito preventivo contra o Câncer, pois ele é ricos em flavonoides, importantes agentes antioxidantes e que oferecem efeitos anti-inflamatórios. Segundo algumas pesquisas, a fruta pode retardas os efeitos e ação de tumores, reduzindo impactos e a possibilidade de ocorrência de Câncer de próstata, mama, e muitos outros.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »