03/12/2020 às 15h55min - Atualizada em 04/12/2020 às 11h27min

Qual o momento certo para dar entrada na aposentadoria INSS?

SALA DA NOTÍCIA Victor
O momento certo para dar entrada na aposentadoria INSS é um questionamento que assombra milhares de brasileiros, pois se trata de um processo um pouco complexo, que desperta dúvidas e algumas dificuldades.
Não importa qual é a sua área de atuação e nem o quanto você gosta de trabalhar, chega o momento que é necessário refletir sobre a entrada da aposentadoria.
Contudo, há dúvidas, principalmente após a Reforma da Previdência, muitos ficaram sem saber quando é necessário dar entrada no processo de aposentadoria.
Quer saber tudo sobre esse assunto, correto? Continue acompanhando o artigo para entender melhor e saiba qual é a idade mínima aposentadoria ideal para você.
Boa leitura!

Qual é o melhor momento para se aposentar? Entendendo quando dar entrada na aposentadoria INSS
A decisão sobre o momento de solicitar a aposentadoria é um processo muito pessoal e irá depender de muitos pontos, como as condições físicas e de saúde do trabalhador para continuar realizando suas atividades laborais.
De forma geral, é possível usar dois critérios como guia e é exatamente isso que iremos te explicar nos tópicos a seguir deste artigo.

Critério #1: Cálculo
Primeiramente, será necessário entender que é preciso analisar os diferentes tipos de cenário e não optar pela aposentadoria INSS que você completa primeiro.

As vantagens e desvantagens dos tipos de aposentadorias
Atualmente, há 4 formas de conseguir a aposentadoria:
  1. Aposentadoria por idade;
  2. Aposentadoria por pontos;
  3. Aposentadoria por tempo de contribuição;
  4. Aposentadoria especial.
Cada uma dessas aposentadorias possui uma vantagem, veja só:
  • Aposentadoria por idade não tem a incidência desvantajosa do fator previdenciário;
  • A aposentadoria por pontos não tem a desvantagem do fator previdenciário, nem mesmo a idade mínima ou o requisito de tempo considerado insalubre;
  • A aposentadoria por tempo de contribuição não necessita da idade mínima;
  • A aposentadoria especial também não tem a incidência desvantajosa do fator previdenciário, nem mesmo a idade mínima.
Essas são as principais vantagens de cada uma das aposentadorias INSS, entretanto, também há desvantagem em cada maneira de se aposentar, veja só:
  • A aposentadoria por idade necessita que o trabalhador chegue até a idade para poder se aposentar;
  • Não há desvantagens em se aposentar por pontos;
  • A aposentadoria por tempo de contribuição conta com a incidência do fator previdenciário que em diversas vezes reduz pela metade o valor do benefício;
  • A aposentadoria especial exige que o trabalho 25 anos de trabalho e a obrigação de afastamento das tarefas insalubres após começar a receber a aposentadoria.
É fundamental que você saiba que a aposentadoria por tempo de contribuição não existe mais, pois foi extinta devido a Reforma da Previdência.
Porém não se preocupe, pois quem reuniu todos os requisitos para dar entrada nessa aposentadoria antes da lei nova, possui o direito adquirido e vai conseguir aproveitar esse benefício.

É uma questão pessoal? Sim!
Você já sabe qual é a melhor para você, é necessário entender que essa é uma questão muito pessoal, não há como te responder isso, já que cada cenário é único e singular.
Daí chegamos no segundo critério.

Critério #2: Fator pessoal
Esse é o critério mais importante de todos para dar entrada na aposentadoria INSS, aqui é importante que você analise a sua situação com um advogado de confiança.
O advogado é o profissional que irá avaliar o seu direito, os cálculos e vai informar tudo aquilo que você precisa levar em consideração.
Por outro lado, o advogado não é quem vai fazer essa decisão por você, pois essa é uma escolha unicamente sua, isso significa que a escolha do momento de pedir a aposentadoria existe muitos pontos pessoais que deverão ser levados em consideração.

O que de modo geral os profissionais indicam?
Conversar com os familiares é uma maneira de descobrir quando dar entrada na aposentadoria INSS e isso acaba sendo indicado por muitos profissionais dessa área.
Na maioria dos casos, a aposentadoria será responsável por sustentar várias pessoas, sendo assim, nada melhor que se aconselhar com aqueles que vão ser influenciados por esse momento.
Enfim, ao analisar os fatores técnicos, ou seja, cálculo e legislação juntamente com os fatores pessoais, não há dúvidas de que você irá conseguir entender qual é o momento da vida para poder se aposentar.

Jamais análise apenas um dos critérios!
Entenda que fazendo a análise apena de um dos critérios poderá resultar em frustrações em algum momento do seu futuro e não é isso que você deseja, não é mesmo?
Quem escolhe apenas no primeiro critério, poderá acabar conseguindo um benefício que atenda as demandas pessoais, já quem escolhe apenas se baseando em critério pessoais pode acabar conseguindo um benefício não seja bom a longo prazo.
A aposentadoria INSS é algo definitivo, para sempre e deverá ser analisada com muito carinho para que não haja arrependimentos, afinal, você não poderá voltar a trás, certo?
Gostou desse artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais agora mesmo e comente abaixo.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »