04/12/2020 às 11h02min - Atualizada em 04/12/2020 às 11h02min

3º Festival de Arte Vale do Paraíba anuncia datas para 2021 em formato on-line

Edição reúne artistas da nova geração da música regional em um emocionante tributo à Pena Branca e Xavantinho, dupla ganhadora do Grammy Latino e considerada um marco no cenário artístico brasileiro por terem feito a música caipira ser conhecida e respeitada dentro e fora do país.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Festival de Artes Vale do Paraíba celebra uma das mais importantes duplas caipiras da história

 

Idealizado pela In Totum Cultura Criativa, empresa da produtora cultural Ivete Nenflidio, e produção artística de Luciana Passarini, da empresa Carretel Music, o 3º Festival de Artes Vale do Paraíba – Tributo à Pena Branca e Xavantinho acaba de ser confirmado para o início de 2021.

 

O evento a princípio presencial, foi adaptado para a internet em razão da COVID-19. A programação será transmitida a partir do dia 06 de janeiro de 2021 e as plataformas de transmissão serão informadas no Facebook do festival (www.facebook.com/intotumeventos), nas redes sociais dos artistas participantes e, posteriormente, será distribuído em canais de TVs educativas.

 

Artistas representantes de diferentes gerações, vão apresentar novas versões e arranjos para canções clássicas da obra de Pena Branca e Xavantinho, como: Cio da Terra, Calix Bento, Cuitelinho, Reisado, Poeira, entre outros sucessos.

 

A programação será totalmente gratuita e muito diversa, onde serão apresentados concertos musicais de viola caipira, shows, teatro, vivências artísticas, palestras, oficinas e manifestações tradicionais, com a apresentação de grupos folclóricos de Folia de Reis, Maracatu e Jongo.

 

Uma ode à memória de uma das duplas mais emblemáticas de todos os tempos. Artistas que cantavam os lamentos da vida na roça, os desafios do homem do campo, a preservação da natureza, da identidade e da história oral desse povo.

 

"É importante lembrar que Pena Branca e Xavantinho eram artistas que prezavam pela escolha elaborada de seu repertório. Eles transformavam clássicos da música popular brasileira e até canções pouco conhecidas de grandes artistas, em modas de viola com muito requinte, como Morro velho de Milton Nascimento e Correnteza de Tom Jobim", comenta Ive Nenflidio, que assina a curadoria do Festival e que atuou como produtora do artista Pena Branca em diversos projetos.

 

Entre os nomes confirmados estão: Anderson Martins, Noel Andrade, Osni Ribeiro, Arnaldo Silva, João Oliveira, Cláudio Lacerda, Rodrigo Zanc, Caio De Souza, Léo Vieira, Nô Stopa, Lia Marques, Moreno Overá, Grupo Paranga, Negão Dos Santos Santos, João Gaspar, Juninho Serafranny, Antony Ventura Joaquim e José, Zé Guerreiro, Ricardo Zoyo, Priscila Brigante, Ana Rodrigues, Bruno Sanches, Fábio Miranda, Jackson Ricarte, Fabrício Conde e Letícia Leal, além dos grupos: Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha, Maracatu Baque do Vale e Jongo Mistura da Raça, além dos  pesquisadores Ari Pereira, Luiz Salgado, João Oliveira e Luciano Queiroz (violeiro e luthier).

 

O Festival tem apoio cultural do SESI – São José dos Campos, onde foram gravadas as apresentações com mediação do cantor, compositor, instrumentista e pesquisador Cláudio Lacerda, importante nome do gênero caipira, que já atuou em parceria com Pena Branca, um dos grandes homenageados.

A realização do projeto é do Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa e foi contemplado pelo ProAC Editais, com idealização da In Totum Cultura Criativa e produção artística da Carretel Music.

 

Sobre o Festival de Arte Vale do Paraíba

O Festival de Arte Vale do Paraíba, que em 2021 chega à sua terceira edição, é um evento que vem ganhando espaço e relevância no calendário cultural, não só do Vale do Paraíba, como também no de grandes festivais brasileiros. 

 

Sua edição anterior homenageou Elpídio dos Santos, e contou com a direção musical de Negão dos Santos (seu filho) e João Oliveira. O evento de 2018 percorreu as tradicionais, aconchegantes e históricas cidades de: São Luiz do Paraitinga, Cunha, Santo Antônio do Pinhal e Taubaté, e fez com que sua programação chegasse a, aproximadamente, 20 mil pessoas em 2 finais de semana.

 

O projeto é uma articulação cultural fruto da parceria entre as produtoras Ivete Nenflidio (In Totum Cultura Criativa) e Luciana Passarini (Carretel Music), que atuam juntas desde 2016.

 

"Este festival é um dos projetos que nasceram a partir desta parceria, com a qual encontramos um caminho próprio de criar e produzir arte. Nossa missão é disseminar e preservar as matrizes culturais brasileiras, com foco nas manifestações populares", comentam Ive e Luciana.

 

Com mais de 20 anos de atuação em eventos nacionais e internacionais, sendo responsável pelo planejamento executivo de artistas como Buddy Guy, Herbie Hancock, Robert Cray, Diana Krall, Joss Stone, Carlos Moreno, Ester Góes, Raul Cortez, Juca de Oliveira, entre outros, Ive Nenflidio também é escritora, articuladora cultural e profissional da área de 'marketing e eventos'.

 

Como produtora, viajou o país acompanhando o cantor e compositor Renato Teixeira (2000-2006), e, em toda a sua trajetória já realizou mais de mil espetáculos. É idealizadora do projeto "Memórias de Outros Brasis", onde conta aventuras e lembranças inspiradas nas produções artísticas realizadas nos rincões do país, apresentando de forma leve e descontraída a rica diversidade brasileira.

 

Sua parceira Luciana Passarini, designer gráfica, bailarina e produtora artística, morou na Espanha de 2006 a 2012, onde colaborou em diferentes projetos nas áreas de artes gráficas, publicidade e produção artística, além de ter fomentado um projeto de encontros musicais, na cidade de Barcelona, apresentando linguagens artísticas brasileiras para públicos do mundo inteiro. 

 

Atualmente, as produtoras estão em fase de captação de recursos para a realização da quarta edição do Festival de Arte Vale do Paraíba que fará uma justa homenagem a Paulo Simões, artista brasileiro com emblemática obra e que foi finalista do Grammy. Novamente Ive assina a coordenação geral do projeto e Luciana a produção artística.

 

SERVIÇO: 

3º Festival de Arte Vale do Paraíba – Tributo à Pena Branca e Xavantinho

Quando: a partir de 06 de janeiro de 2021

Onde assistir: https://www.facebook.com/intotumeventos/

Idealização: In Totum Cultura Criativa | Produção artística: Carretel Music | Coordenação geral e curadoria artística: Ivete Nenflidio | Mediação: Claudio Lacerda | Gravação: Locomotiva Produções | Cenografia: Livia Loureiro | Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini | Equipe técnica: Luciano Francisco e Régis Augusto



 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »