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04/12/2020 às 10h03min - Atualizada em 04/12/2020 às 10h03min

Quais são os principais canais virtuais de aquisição de cliente?

Mayk Souza
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Quem tem um negócio online sempre procura por novas audiências para atrair clientes. No mundo digital, existem diversas alternativas, algumas mais efetivas, outras mais baratas, mas cada opção carrega suas próprias características

 

A pressão pela geração de novos negócios faz com que uma empresa tenha que estar "em todo lugar", especialmente em canais que acompanham a jornada de consumo do público-alvo.

 

Quando você se expõe, espalha a palavra sobre seu negócio fazendo com que ele chegue ao conhecimento e consiga o interesse de muitas pessoas. Para não perder dinheiro, é necessário elaborar uma estratégia eficiente e monitorar bem os indicadores de vendas, isolando os canais de aquisição, o custo e o retorno de cada contato.

 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre os principais canais digitais de aquisição para que você possa ter mais clareza sobre eles e experimentar em seu negócio.
 

Definição de aquisição de clientes

Aquisição é o termo usado pelo marketing para designar o processo de captação de um novo cliente dentro de cada negócio ou mesmo um cadastro inicial (lead) com o objetivo de convencê-lo a finalizar uma compra.

 

Os canais de aquisição são aqueles em que o cliente estava quando foi impactado pela marca e levado ao funil de marketing, desde o reconhecimento da marca até a decisão de compra. 

 

Estes clientes podem ser conquistados por meio de uma variedade de táticas de marketing dentro do universo digital e com diferentes estratégias, que podem ser combinadas entre si. Todas as formas de aquisição são projetadas para atrair consumidores e persuadi-los a fechar negócio.

 

Para que qualquer estratégia de aquisição de clientes seja eficaz, ela deve evoluir com o comportamento e as preferências do consumidor em constante mudança, de forma sistemática e sustentável.

Principais canais de aquisição online
 

Apenas de forma geral, os usuários estão online em diversos aplicativos, recebem e-mails diariamente, acessam vários sites, assistem vídeos, ouvem músicas e entram em milhares de softwares. Todos estes canais podem ser usados para aquisição de clientes em diversos segmentos. Se você ainda não conhece bem o assunto, abaixo explicamos melhor sobre os principais meios usados atualmente para captar novos negócios.

ADs na busca orgânica
 

O Google domina o mercado de buscas orgânicas faz alguns anos. O modelo de negócio deles apresenta alguns destaques na página de resultado, que são popularmente conhecidos como links patrocinados.

 

Os anúncios, também conhecidos como ADs, correspondem a uma pesquisa feita por um usuário é o anunciante paga apenas por cada clique gerado, o que torna a ferramenta ideal para qualquer fase ou tamanho do negócio.

 

Para ser mais efetivo, o ideal é usar os links patrocinados para exibir a sua empresa em pesquisas que estejam no fundo do funil, com intenção clara de aquisição.

ADs em redes sociais
 

Existem diversas redes sociais atualmente e cada uma delas é útil para determinados públicos, faixas etárias e diferentes jornadas de consumo. O ideal é que seja avaliada a rede mais relevante para o negócio e fazer anúncios para um público muito bem definido.

 

Tenha o cuidado de entender o comportamento de determinada rede ao propor o seu anúncio, isso vai ajudar a ser mais assertivo e com menor custo para gerar engajamento.

Tráfego orgânico nos buscadores
 

Elaborar uma estratégia para posicionar o seu negócio em pesquisas relevantes dentro da jornada de consumo é algo que vai garantir bons resultados no médio e longo prazos. Depois de trabalhar as palavras com mais intenções de compra, adicione uma ação para alimentar as demais etapas do funil e ampliar o conhecimento da sua marca.

 

Use também o sistema de cadastro de cliente para monitorar as pesquisas que são mais relevantes para o seu negócio.

Marketing de afiliados e influenciadores
 

Embora essas sejam duas estratégias totalmente diferentes, ambas envolvem a criação de parcerias com outras pessoas para divulgar sua marca. Afiliados atuam como uma extensão de sua equipe de vendas, compartilhando informações com leads sobre seu produto ou serviço. Frequentemente, eles promovem seu negócio usando conteúdo que você cria e fornece para eles.

 

Os influenciadores são indivíduos que são populares em seu mercado-alvo e impulsionam as vendas de sua empresa compartilhando suas experiências com o uso de seu produto ou serviço. Como benefício, ambos têm acesso a pessoas que provavelmente se tornarão seus clientes. Identifique pessoas que são bem conhecidas ou bem relacionadas em seu setor.

Estude muito bem o seu mercado e o comportamento dos potenciais clientes
 

Você precisa investir em alguns desses canais pelo menos em um nível básico para manter os seus negócios vivos no mundo digital, pois sua empresa precisa ser vista.

 

Tome boas decisões e, em seguida, concentre sua energia nos canais de aquisição de clientes mais efetivos, o que ajudará a economizar dinheiro e tempo. 

 

Quando você faz tudo isto adequadamente, causa um impacto duradouro em um número maior de pessoas e tem a capacidade de se tornar conhecido em um canal com um público específico.
 


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