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03/12/2020 às 09h42min - Atualizada em 03/12/2020 às 09h42min

Agentes da Saúde de Araçatuba recebem 380 celulares com aplicativo e sistema de trabalho

PMA
Foto: Divulgação
Como parte da modernização e informatização da Saúde Municipal, a Prefeitura de Araçatuba e a empresa Giga Sistema realizaram, nesta terça-feira (1º), a segunda entrega de aparelhos celulares com aplicativo e sistema de trabalho aos agentes comunitários e agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Foram 81 aparelhos entregues aos agentes de endemias, tendo os agentes comunitários de saúde já recebido os seus, totalizando 380 aparelhos para a saúde municipal de Araçatuba.



São aparelhos celulares que permitem aos agentes comunitários e de endemias a fazerem a produção pelo prorpio celular. Antigamente os agentes tinham que sair de cas ae registrar o ponto e comecar a trabalhoar. Com a ferramente, eles já saem direto de casa e vão direto para sua primeira visita, de onde podem fazer o registro de ponto pelo celular, fazem o lançamento da visita e podem trabalhar tanto online como offline.

Laércio Rodrigues, gerente operacional da Giga Sistema, esclarece que são aparelhos comodatos, cuja responsabilidade de assistência e substituição é da empresa contratada pelo município. O aparelho é configurado para ser intransferível e de uso exclusivo do agente ao qual é cadastrado, impedindo uso indevido. Vem com aplicativo que permite cadastro e lançamento de visitas, com sistema que fornece automaticamente informações de indicadores de total de domicílios, famílias, provenientes do e-SUS, podendo conferir os pacientes e localidades já visitados e a visitar, com as necessidades de atendimento de cada natureza específica. “Tem todos os indicadores que eles necessitam para desenvolverem um bom trabalho e atingir a maior cobertura, como a meta de atingir 100% de efetividade”.

A Giga Sistema é empresa de gerenciamento e solução em saúde, não apenas oferecendo o aplicativo, mas voltada para toda a Atenção Primária, desde a integração das unidades de saúde, que incluem UBS, Pronto Socorro, ambulatórios, farmácia municipal e almoxarifado da Saúde, bem como gerenciamento de estoque, de exames e prontuário eletrônico, tudo contemplado pelo sistema da empresa prestadora de serviços.

Gestão otimizada, atendimento ágil

Cristiane Camargo de Almeida, diretora da Atenção Básica da SMS de Araçatuba, explica que a empresa é contratada vencedora de licitação e o custeio dos serviços ocorre por meio de verba provida pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal.

“O sistema é parte do processo de informatização da saúde, que torna muito mais rápida a comunicação dos dados e consequentemente a gestão da saúde pública. Assim também é a conferência dos dados para levantamento e análise do bom emprego do investimento público, pelo qual o gestor local presta contas ao governo federal automaticamente, pois os dados são enviados imediatamente aos sistemas de controle. Caso o gestor local não justifique os investimentos, o governo reduz o envio dos recursos” esclarece a diretora.

Ainda sobre a nova tecnologia, Cristiane ilustra que novos serviços facilitarão e darão mais fluidez aos atendimentos, já que o sistema registrará os históricos dos pacientes, ajudando os servidores a informarem as medicações e vacinas, além de permitir solicitações e agendamentos diretamente pelo aplicativo, sem necessidade ir às UBS. Em breve, também será implantado o sistema de consulta online, pela qual o paciente será atendido de onde estiver, podendo fornecer informações que agilizem os procedimentos, economizando o tempo de deslocamento, de espera em ambiente hospitalar e de atendimento presencial.

Além disso, permite controlar as saídas de medicações e insumos por paciente, o que evita retiradas excessivas, incluindo responsabilidade dos operadores que entregam os itens, permite triagens por bairros e áreas de situações endêmicas e interliga as unidades de saúde, para melhor comunicação e resolutividade entre elas.

Resultados

Carmem Guariente, secretária municipal de Saúde de Araçatuba, lembra da história de luta pela melhor qualificação dos serviços de saúde através dos investimentos em tecnologia e capacitação dos servidores, para melhor atendimento da população.

“Uma batalha que já tem quatro anos, em que pouco a pouco Araçatuba vem sendo atendida pelas escalas superiores de governo, e da qual lembramos o fornecimento de uniformes, equipamentos de proteção individual e tablets a essas mesmas categorias de profissionais nos anos anteriores.

“A consolidação do sistema de prontuário eletrônico e a continuidade, agora, com esses novos equipamentos, que não sofrerão mais com problemas de obsolência, serão atualizados e renovados à medida que for necessário e trarão muito mais agilidade, resolutividade e mais satisfação para nossos pacientes e população em geral”.

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