01/12/2020 às 14h25min - Atualizada em 01/12/2020 às 15h23min

Clinica de reabilitação: O que você precisa saber para escolher

Não há dúvidas que uma clínica de reabilitação é o melhor local para vencer a dura batalha contra a dependência química. Nela há os recursos necessários para resolver o problema. Tais recursos não são encontrados em outros lugares.

SALA DA NOTÍCIA Boost Marketing & Assessoria de Imprensa
https://acheaquiclinicas.com.br/
Internet

Não há dúvidas que uma clinica de reabilitação é o melhor local para vencer a dura batalha contra a dependência química.

Nela há os recursos necessários para resolver o problema. Tais recursos não são encontrados em outros lugares.

E quando falamos em recursos, não estamos falando apenas de coisas tangíveis, mas também da abordagem por parte da clinica de reabilitação. Do método que é utilizada para conseguir reabilitar os pacientes.

Porém, infelizmente existem muitas clínicas despreparadas para realizar o atendimento aos dependentes químicos.

E a dependência química é algo que deve ser tratado com muita seriedade. É algo complexo e que, mesmo os mais experientes profissionais têm um grande desafio em reabilitar um dependente químico, seja qual for a situação.

Agora imagine dependentes químicos nas mãos de amadores? Escolher uma boa clínica de reabilitação é algo muito sério e você precisa prestar atenção em alguns detalhes importantes para não escolher errado e ao invés de resolver um problema, contrair outro ou agravar o que já existe.

A seguir, vamos ver alguns detalhes que você não pode deixar de lado ao escolher uma clinica de reabilitação:

 

Clínica de reabilitação sem CNES? Nem pensar!

CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) é um cadastro que tem por principal objetivo registrar os estabelecimentos de saúde no Brasil e assim submetê-los aos órgãos de controle e fiscalização do Estado, visando assim garantir o melhor atendimento à saúde do cidadão.

Todos os estabelecimentos de saúde instituídos no Brasil estão obrigados a fazer esse registro para poderem operar no país. Se não o fizerem, operarão na ilegalidade e sujeitos às sanções penais previstas em lei quando descobertos pelos órgãos de fiscalização.

Essa é a mesma regra que vale para as instituições que prestam serviços de tratamento para a dependência química e alcoolismo, já que essas, também prestam serviços à saúde do cidadão, sejam elas públicas ou privadas.

Porém, conseguir o registro no CNES não é tão simples, e assim deve ser, já que estamos tratando de vidas. A clinica de reabilitação necessita de uma série de documentos, passar por vistorias do corpo de bombeiros, vigilância sanitária e outros órgãos municipais relacionados à saúde.

Somente após comprovar sua qualidade estrutural e médica, com os laudos comprobatórios é que a clinica pode solicitar seu cadastro do CNES.

As clinicas de reabilitação que não possuem CNES normalmente não estão enquadradas nas normas vigentes no país e não estão dentro dos padrões de qualidade. Ou seja, não podem garantir a segurança das pessoas que se tratam nelas.

 

Analise a estrutura onde se encontra a clínica de reabilitação

Sobre o CNES, você pode verificar sem mesmo visitar a clinica de reabilitação. Já para analisar a estrutura do local, é preciso fazer uma visita presencial.

O ambiente deve ser, de preferência, compatível com o lar do dependente, ou seja, com o conforto que ele teria se estivesse em casa.

Observe também as opções de lazer e de trabalho, a condição de limpeza e o tamanho do lugar.

Esse último tópico deve ser bem avaliado, já que as clinicas de reabilitação, normalmente, têm um bom terreno para executar as atividades que precisam ser realizadas ao longo do dia com todos os que estão ali.

 

Entenda como funciona o tratamento

Procure saber qual a especialidade daquele local. Mesmo que seja uma clinica de reabilitação feminina, por exemplo, saiba se o lugar tem estrutura para atender dependentes do álcool ou de drogas ilícitas, se for o caso.

Cada tipo de vício precisa ser tratado de formas diferentes, além de contar com profissionais que saibam lidar com as crises de abstinência e outras reações que cada tipo de droga pode causar. Então, saber sobre a especialidade da instituição é fundamental.

 

Conheça os profissionais que fazem parte do tratamento

Psicólogos, secretários, prestadores de serviço e até líderes espirituais são alguns dos profissionais importantes no processo de tratamento da dependência química.

Durante a estadia na clinica de reabilitação, a maneira como o paciente será tratado vai influenciar muito no seu processo.

Procure saber se a clínica oferece tratamentos multidisciplinares, que são aqueles que agregam várias atividades ao longo do dia, visando tirar a atenção do dependente de droga e reformular algumas ideias já formadas sobre a necessidade de usá-la.

 

Tire todas as suas dúvidas sobre a clinica de reabilitação

As perguntas são fundamentais na hora de escolher a clinica de reabilitação ideal para seu familiar. É por meio delas que você vai descobrir se aquele local é o que você busca ou se é melhor partir para outra opção.

Não tenha medo de questionar os funcionários, lembre-se que é a seu ente querido que vai ficar durante um tempo ali e que ele precisa do melhor que sua família pode dar.

Portanto, faça perguntas sobre o tipo de tratamento, tempo estimado para a “alta”, atividades que vão ser feitas ao longo desses meses, quais são os profissionais envolvidos no processo e tudo mais que você julgar necessário saber para tomar sua decisão.

 

Pesquise os casos de sucesso

Hoje, a internet é uma grande fonte de sabedoria para aqueles que a usam para ter informações. Ela dá acesso a contatos com outras pessoas que passam pela mesma situação que você e permite trocar experiências valiosas.

Então, por que não pesquisar sobre a idoneidade da clinica de reabilitação e sobre os casos de sucesso que ela proporcionou aos dependentes que já passaram por ali?

Procure fóruns, pesquise, entre em contato com pessoas que estão nos grupos das redes sociais. Só assim, é possível saber se um lugar realmente tem um tratamento efetivo.

Nessa questão, é importante lembrar que as clinicas de reabilitação não prometem e, tampouco, têm 100% de sucesso em seus tratamentos. Isso depende, na maior parte, da vontade do usuário em mudar.

O que você pode fazer é pesquisar a efetividade dos métodos realizados pela clínica e conversar com pessoas que já passaram por essa experiência, e que tiveram bons resultados.

A decisão de internar um familiar querido não é fácil, mas é importante sempre visar o bem, a longo prazo, que essa situação vai trazer para o dependente e para toda a família.

Por isso, ao escolher uma clinica de reabilitação, não deixe de pesquisar e saber tudo a respeito dela.

Ache Aqui Clínicas existe para te ajudar nessa missão em encontrar a melhor clínica de reabilitação. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »