01/12/2020 às 14h17min - Atualizada em 01/12/2020 às 15h17min

O que é uma clinica de recuperação?

Você sabe o que é uma clinica de recuperação para dependentes químicos?

SALA DA NOTÍCIA Boost Marketing & Assessoria de Imprensa
https://encontreclinicas.com.br/
Internet

Muitas pessoas sabem que os dependentes precisam tratar-se em um local especializado para que possam livrar-se do vício.
Entretanto, é comum que elas conheçam muito pouco a respeito desses locais, inclusive quanto a como é realizado um tratamento dentro deles.
Foi pensando nisso que resolvemos trazer aqui esse artigo contendo as informações mais importantes a respeito do que é um centro de recuperação.


Clinica de recuperação: Tudo o que você precisa saber sobre ela!
Uma clinica ou centro de recuperação trata-se de um local que é especializado no auxílio de pessoas que estão precisando recuperar-se de algum problema, entre eles a dependência química.
Em um centro para recuperação de dependentes químicos existem distintos profissionais, das mais diferentes áreas, que atuam com disponibilidade em tempo integral para os pacientes.
Desse modo, uma
clinica de recuperação deve contar com médicos, enfermeiros, psiquiatras, terapeutas e psicólogos, que irão ajudar os usuários a recuperarem-se do vício que possuem em uma determinada substância química.
Aliás, o tratamento que será indicado para cada paciente irá depender de distintos fatores, entre eles o tipo de substância química consumida por ele.
De uma forma geral, as clínicas de recuperação ficam localizadas em locais onde o acesso é muito mais restrito, visto que o objetivo é trazer uma maior tranquilidade e distanciamento dos pacientes de gatilhos para o vício.
Nesses locais há o fornecimento de acomodações onde as pessoas possam morar de modo confortável, além de diferentes serviços de internação que irão ajudar no recebimento dos cuidados que são necessários.
A partir disso, esses centros garantem, portanto, um tratamento contra a substância química que seja intensivo, ainda mais quando a dependência existente é em um grau alto.
Agora que você pôde conhecer um pouco mais a respeito do que é uma
clinica de recuperação, é hora de compreender sobre as formas de internação nesses locais.

Internações em uma Clinica de recuperação

No tópico anterior, você pôde conhecer mais a respeito do que é um centro de recuperação, então agora é preciso saber sobre como ocorre a internação nesses locais.
Há três formas principais de internação em centros para recuperação de dependentes químicos: a voluntária, a involuntária e a compulsória.
Nos próximos tópicos você irá conhecer mais sobre cada uma delas!

Internação voluntária

O primeiro tipo de internação em uma clinica de recuperação que será vista aqui é a internação voluntária.
Esse é um tipo de internação que ocorre quando o próprio dependente químico, ciente da sua situação atual, procura pelo auxílio profissional para conseguir recuperar-se do vício que possui.
Nesse caso, o próprio dependente químico precisa autorizar sua internação, o que ocorre através da assinatura de um termo de autorização.
Dentro desse termo ele irá demonstrar que optou por esse tipo de tratamento, passando então a ser um paciente na clínica.
Para que a alta na 
clinica de recuperação, daquele paciente que entrou de forma voluntária, possa ocorrer é preciso se proceder de uma das duas formas que você verá a seguir.
A primeira delas é se o próprio dependente químico realizar a solicitação de que deseja o fim do tratamento, o que deve ser feito de forma escrita.
Uma segunda forma é a determinação do fim da internação realizada por um médico que seja responsável pelo tratamento, devendo também ser realizado por escrito.

Internação involuntária

Já a internação involuntária é aquela que acontece sem que haja o consentimento do dependente químico, ou seja, é preciso que um terceiro, que seja um familiar ou um responsável legal requisite-a formalmente.
Após a requisição ser escrita, ela deve ser entregue na 
clinica de recuperação onde se deseja realizar a internação, para que o pedido seja analisado pelo médico responsável.
Sempre que um novo paciente for aceito no local, o Ministério Público Estadual precisa ser avisado, até 72 horas antes de que o usuário adentre na clínica.
Se o MPE aceitar ou acatar o pedido de internação involuntária, então o usuário será internado, mesmo que não o deseje.

Internação compulsória

O último tipo de internação em uma clinica de recuperação é aquela feita de forma compulsória, o que significa que não há a necessidade de que a família peça autorização.
Isso porque a decisão de internação cabe a um juiz, que deve requisitá-la através de um pedido que deve ocorrer de modo formal e de maneira escrita.
Entretanto, para que o juiz em questão possa realizar o pedido de internação é preciso que um médico ateste que o dependente químico representa um perigo para si mesmo e para as outras pessoas ao seu redor.
Da mesma forma que ocorre com a internação, a liberação de um paciente que está internado de forma compulsória só poderá ocorrer com laudo médico e o aval judicial.
Apesar de muitas pessoas verem essa forma de internação como algo desumano, é sempre bom ressaltar que ela é necessária para garantir a saúde e a integridade física do dependente químico.

Tratamento em um centro de recuperação

Um tratamento de um dependente químico em uma clinica de recuperação é multimodal, o que significa que ele exige distintas opções, como o uso de medicamento, terapia comportamental e grupos de apoio.
Cada caso deverá ser analisado antes que o tratamento seja prescrito, para que a melhor opção para aquele determinado paciente seja escolhida.
Sendo assim, não é possível generalizar o tratamento para todos os pacientes, pois cada um possui seu próprio organismo e reage de forma distinta.

Conclusão

Como você viu, uma clinica de recuperação é um local especializado para o tratamento de pessoas que sofrem com dependência química, de modo a permitir que elas recuperem-se plenamente do vício.
 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »