AtaNews Publicidade 728x90
01/12/2020 às 14h56min - Atualizada em 01/12/2020 às 14h56min

Dezembro Vermelho segue nesta terça-feira (1/12) no Toselar. UBS 1 realizou 100 exames

Assessoria de Imprensa
O Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais continua nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, com as ações da 13ª Campanha Estadual “Fique Sabendo”.

A campanha é feita anualmente em comemoração ao Dezembro Vermelho e ao Dia 1º de dezembro: Dia Mundial da Luta Contra a AIDS.

Organizadas pela Secretaria de Saúde de Birigui, as ações começaram dia 30 de novembro e seguem até o dia 4 de dezembro em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Especialidades (Praça Gumercindo Paiva Castro, Centro, antigo pronto-socorro).

Foram intensificadas as ações de prevenção e testagem para HIV e Sífilis. Além disso, a equipe de profissionais do CTA também atende em uma tenda de testagem montada em frente a algumas UBS.

Nesta terça-feira, dia 1 de dezembro, os trabalhos serão na UBS 2, do bairro Toselar. O atendimento será das 8 às 12h.

É importante ressaltar que para participar da testagem nas unidades em que a tenda estará montada não é necessário residir no bairro da área ao qual a UBS pertence.

Acompanhe o calendário das ações:

SEGUNDA-FEIRA, 30/11/2020, das 8 às 12 horas - UBS 01 CIDADE JARDIM – Já feita, a ação realizou 100 exames.

TERÇA-FEIRA, 01/12/2020 das 8 às 12 horas – UBS 02 TOSELAR

QUARTA-FEIRA,
02/12/2020 das 8 às 12 horas – UBS 06 TIJUCA

QUINTA-FEIRA,
03/12/2020 das 8 às 12 horas – UBS 09 SANTANA

SEXTA-FEIRA,
04/12/2020, das 8 às 12 horas – UBS 05 SANTO ANTÔNIO

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Caio César Mafi Silva, os exames são indicados àqueles que nunca fizeram o teste e possuem vida sexualmente ativa, fez sexo oral, vaginal ou anal sem uso de camisinha ou o preservativo rompeu, se tem ou teve tuberculose e hepatites, se tem ou teve alguma IST, se compartilhou seringas e agulhas; e se está grávida ou pretende engravidar.

“O diagnóstico precoce dessas doenças permite que o tratamento seja feito o mais rápido possível, trazendo a cura no caso da Sífilis e o controle da doença no caso dos pacientes com AIDS, promovendo maior qualidade de vida e impedindo a transmissão para outras pessoas”, explicou o coordenador.

O tratamento para essas infecções sexualmente transmissíveis são garantidos pela rede de saúde municipal através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE).

O Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais resaltou que os testes rápidos são feitos com punção digital (parecido com exame de glicemia) e levam cerca de 15 à 30 minutos para sair os resultados, sendo que os pacientes podem levar seus resultados na hora.

Para participar das ações da campanha é obrigatório o uso de proteção facial.

“Que as pessoas que procurarem os testes estejam preferencialmente portando um documento com foto (RG ou CNH) e não é necessário jejum para a coleta do sangue”, completou Caio.

Para obter mais informações sobre a campanha basta ligar para telefone (18) 3643-6262 ou procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »