AtaNews Publicidade 728x90
30/11/2020 às 11h20min - Atualizada em 30/11/2020 às 11h20min

Grupo Esparrama estreia temporada virtual de premiado espetáculo infantil

Espetáculo FIM? inspira crianças a refletir sobre a necessidade de repensarmos a forma como consumimos os recursos do planeta, a necessidade de exercitarmos o diálogo e também a empatia com todas as pessoas.

Luciana Gandelini
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Temporada do Grupo Esparrama tem agendamento especial para escolas com lives paradidáticas

 

Contemplado na 11ª edição do Prêmio Zé Renato, da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo, de 03 a 20 de dezembro de 2020, o Grupo Esparrama realiza uma circulação virtual do espetáculo FIM? em parceria com os Centros Culturais da Juventude, Vila Formosa, Penha e Santo Amaro.

 

Em razão da COVID-19, o projeto Circulação do FIM? que a princípio seria realizado presencialmente, circulando por todas as regiões da cidade de São Paulo, dialogando com movimentos culturais e escolas, foi adaptado pelo grupo para o formato virtual, mantendo os protocolos de segurança e de distanciamento social. 

 

Abordando diferentes perspectivas sobre o fim do mundo, 'FIM?' conta a história de Beatriti e Margueriti, duas baratas que celebram um planeta que acabou para os humanos e será governado por baratas. Mas elas se decepcionam ao perceber que dois seres esquisitos e muito atrapalhados também sobreviveram: os palhaços Batatinha e Nerdolino. Enquanto elas criam armadilhas para confundi-los, eles insistem em se desdobrar para trilhar um recomeço para a Humanidade.

 

Por um viés ecológico, a montagem aborda a necessidade de recuperar a natureza, e reflete sobre a urgência em se pensar formas de consumo conscientes e sustentáveis. Mas, também, trata do fim que pode se dar a partir da falta do encontro do ser humano com o seu outro, fruto da falta de diálogo, da ausência de afetos e da falta de empatia com a dor alheia.

 

A temporada será composta por doze transmissões do espetáculo FIM? realizadas através das redes sociais dos centros culturais parceiros do projeto (Centros Cultural da Juventude, Vila Formosa, Penha e Santo Amaro) e ficarão disponíveis até o final do ano.

 

Para garantir as características originais do projeto, o Grupo Esparrama contatou diversas escolas municipais dos entornos de cada um destes espaços, convidando-as para participar das transmissões e das lives paradidáticas que acontecerão após cada uma das apresentações. E também lançou uma campanha virtual na qual professores de qualquer escola interessada podem agendar suas turmas para assistir as transmissões e lives. 

 

As lives paradidáticas tem como objetivo propor um diálogo com o público para discutir e aprofundar os temas abordados pela obra e, além disso, apresentar às crianças curiosidades e detalhes técnicos envolvidos em uma criação teatral.

 

Através do agendamento prévio, professores que se interessarem em participar podem descrever as características da turma e os temas trabalhados em sala de aula, permitindo que o Esparrama adeque cada live aos interesses pedagógicos daquele determinado grupo, potencializando o encontro entre cultura e educação.

 

O espetáculo FIM? foi criado em 2016 e recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (Melhor Espetáculo na categoria Sustentabilidade), foi eleito o Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelo voto popular do Guia da Folha de SP, eleito o Segundo Melhor Espetáculo Infantil do Ano pelos críticos do jornal Estadão, além de ter sido indicado ao Prêmio Governador do Estado 2017.

 

Sobre o Grupo Esparrama

Criado em 2012, o Grupo Esparrama tem um intenso histórico de criação teatral voltado para a pesquisa sobre a interação entre teatro, infâncias, cidade e educação.

 

Recebeu diversos prêmios e indicações nos: Prêmio APCA 2018, Prêmio São Paulo de Incentivo de Teatro Infantil e Jovem 2013, 2015 e 2018, , Prêmio Governador do Estado de SP 2017, Melhores do ano nos Guias da Folha e do Estadão 2016 e Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2013.

 

Além disso, já foi contemplado por importantes editais como: PROAC Circulação de Artes Cênicas para Rua - 2018, 11º Bienal de Arquitetura de SP - 2017, 29º Edital de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo - 2016, Prêmio Teatro Alfa Criança - 2013, 2015 e 2016, Viagem Teatral SESI 2013, 2014 e 2016, 2º Prêmio Zé Renato – 2015 e Rumos Itaú Cultural 2014, Mosaico Teatral do SESCOOP  em 2014, 2015, 2016 e 2017.

 

Mais informações em: www.facebook.com/grupoesparrama

 

SERVIÇO: 
 

Espetáculo FIM?
 

com Grupo Esparrama
 

SINOPSE: Em um cenário de destruição, duas baratas festejam o fim do mundo acreditando que agora ele é só delas. De repente elas se deparam com dois seres atrapalhados e esquisitos que acreditam que poderão plantar a semente do novo recomeço: dois palhaços. Irritadas com a presença destes seres, elas passam a executar planos mirabolantes e colocar divertidas armadilhas para que eles compreendam que agora o mundo agora é das baratas. De forma leve e divertida, estes palhaços irão percorrer cenários de guerras, desastres, catástrofes provocadas pelos seres humanos, convidando as crianças para encontrar uma forma de reavivar tudo o que foi perdido. 
 

Duração: 50 minutos 
 

Classificação Indicativa: a partir de 5 anos
 

Quando: 03, 04 e 05 de dezembro de 2020 - Horário: 15h00 - transmissão pelas redes sociais do Centro Cultural da Juventude

Dias 06, 10 e 11 de dezembro de 2020 - Horário: 15h00 - transmissão pelas redes sociais do Centro Cultural da Vila Formosa

Dias 12, 13 e 17 de dezembro de 2020 - Horário: 15h00 - transmissão pelas redes sociais do Centro Cultural da Penha

Dias 18, 19 e 20 de dezembro de 2020 - Horário: 15h00 - transmissão pelas redes sociais do Centro Cultural de Santo Amaro

Live paradidática: após cada apresentação com duração de aproximadamente 40 minutos.
 

Agendamento nas redes sociais do Grupo Esparrama ou através do link: 

https://docs.google.com/forms/d/1Sw1amoG7qa-NZJgMfGa_UaXN4JiDqNb6PoewF54qwNE/edit?usp=sharing


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »