AtaNews Publicidade 728x90
27/11/2020 às 14h32min - Atualizada em 27/11/2020 às 14h32min

Internautas têm até esta sexta, 27, para se inscreverem na ação 'Memórias do Abismo'

Iniciativa acontece durante exibição da websérie 'Abismo', do artista multimídia Jef Telles, do Núcleo 2, e premiará o público através da seleção de vídeos

Graziela Delalibera
Assessoria de Imprensa
Jef Telles. ( Foto: Jorge Etecheber)

Até esta sexta-feira, 27 de novembro, internautas podem se inscrever na ação Memórias do Abismo, que acontece simultaneamente à exibição da websérie "Abismo" no Instagram (@artenucleo2). Idealizada e protagonizada pelo artista Jef Telles, diretor do Agrupamento Núcleo 2, coletivo de arte multimídia com 15 anos de história, a websérie consiste na adaptação para o ambiente virtual de uma videoinstalação concebida em 2018 e que fez parte da exposição "Tensão/Distensão", realizada pelo Sesc Rio Preto.

 

Durante a temporada de exibição, os espectadores podem participar da Memória do Abismo enviando vídeos que dialoguem com os temas propostos pela websérie. A ação Memória do Abismo está dividida em três categorias, e o Núcleo 2 disponibilizou regulamento e formulário de inscrição online para cada uma delas através do site www.nucleo2.com.br.

 

O material enviado pelos internautas será avaliado pelo autor da obra, com base em critérios específicos para cada regulamento, como argumento, consistência e criatividade. Os vídeos serão editados e usados para divulgação da videoinstalação pelo período máximo de 30 dias, resultando também em um minidocumentário, a ser lançado no dia 10 de dezembro.

 

Serão selecionados cinco vídeos em cada categoria para o minidocumentário e os autores serão premiados com R$ 200 e R$ 300,00, dependendo da modalidade. As inscrições vão até 27 de novembro. Todos os detalhes sobre a ação podem ser obtidos nas redes sociais e também no site do Núcleo.

 

A websérie
 

Todos os vídeos de "Abismo" estão postados no IGTV, no canal do Agrupamento Núcleo 2, de forma aleatória, com exceção do primeiro, que será fixado no topo do feed. Por meio dele, o internauta é orientado a construir a sua narrativa dentro da websérie. O projeto da websérie "Abismo" foi contemplado pelo fomento cultural do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, onde o Núcleo 2 está sediado. 

 

"Abismo" dialoga com a necessidade cega do ser humano de fazer escolhas, alimentada, muitas vezes, pelo outro, e não por si mesmo. Sensorial, a obra contrapõe a realidade maquiada dos dias de hoje, versus a comunicação ficcional das pessoas.

 

Originalmente, na videoinstalação, a ambientação era composta por uma cadeira, poltrona e mesa de centro, onde espectador fazia suas escolhas pelo controle remoto de uma TV, tendo acesso a 14 vídeos criados a partir do conceito de cinema expandido. Ou seja, a narrativa era construída a partir das escolhas feitas por cada pessoa que acessava a obra.

 

Segundo Telles, na transposição para o universo online, toda a narrativa foi mantida, mas os textos sofreram algumas adaptações e atualizações, para dinamizar a duração de cada vídeo. Além disso, o material foi regravado e projetado na vertical, facilitando a visualização dos vídeos no Instagram. Em "Abismo", ele também recorreu ao áudio binaural (tecnologia 3D que reproduz o ouvido humano). Assim, o uso de fones de ouvido torna a experiência fundamental para o público.

 

 

SERVIÇO:

 

Websérie interativa "Abismo", de Jef Telles, realizada através do Prêmio Nelson Seixas 2020. A partir de 7 de novembro, no Instagram @artenucleo2. Grátis.

 

"Memória do Abismo": Inscrições abertas até 27 de novembro. Regulamento e formulário de inscrição pelo www.nucleo2.com.br

 

SINOPSE:

"Abismo" é uma websérie interativa para Instagram, onde o próprio autor apresenta o seu confinamento a partir de experiências vividas. Utilizando uma narrativa audiovisual, aliada a um fone de ouvido, o público acompanha a história através de suas próprias escolhas.

 

FICHA TÉCNICA:

Concepção, direção, captação, edição e interpretação: Jef Telles

Produção: Daniela Honório

Projeto de divulgação: Jef Telles

Assessoria de imprensa: Graziela Delalibera
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »