AtaNews Publicidade 728x90
27/11/2020 às 09h49min - Atualizada em 27/11/2020 às 09h49min

A importância de realizar exames de rotina em gatos e cachorros

Assim como os humanos, os nossos pets precisam de atenção e cuidado profissional com regularidade. Entenda a importância desse atendimento e conheça os principais exames.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A maioria de nós sabe da importância de fazermos exames médicos de rotina como forma de prevenção e rastreamento de doenças. O que poucos sabem, porém, é que não só os humanos necessitam dessa regularidade de atendimento médico, como também os nossos pets, em especial os mamíferos como nós, tais quais os cães e gatos.
 
O início de ano, inclusive, é o momento ideal para uma visita ao veterinário. É o momento de avaliar a saúde do animal de estimação de uma forma geral e se preparar para um começo de ano saudável. A prevenção é o melhor remédio e identificar potenciais problemas a tempo vai proporcionar a possibilidade de tratamento e cura com maior efetividade.
 
Muitos tutores não sabem, mas existem alguns exames gerais e outros mais específicos que devem ser, com regularidade, atualizados. Isso vai fazer com que, tanto você quanto o veterinário que atende aos seus bichinhos, entendam a progressão da saúde deles.
 
Por esse motivo, listamos alguns exames de rotina importantes para realizar com frequência no seu pet. De todo modo, vale lembrar que somente um profissional qualificado, após uma consulta, poderá indicar de fato, quais exames necessários para cada caso.

 
Exame de sangue
 
O exame mais básico a ser feito em um animal de estimação, tanto gato quanto cachorro, é o exame de sangue. A coleta de uma pequena amostra é o suficiente para uma análise laboratorial completa e consequente diagnóstico da saúde do pet.
 
Um hemograma completo vai identificar, por exemplo, potenciais carências de nutrientes, colesterol alto e qualquer alteração sanguínea que tenha sido causada pela presença de carrapatos no corpo do seu animal.
 
De maneira geral, essas condições não apresentam sintomas claros até se tornarem algo mais grave e, por esse motivo, este exame como medida preventiva é essencial. O indicado é que, em situações de aparente saúde, ele seja feito uma vez por ano.
 
A regularidade da realização do exame em animais que já apresentam alguma irregularidade clínica, contudo, deve seguir o que recomenda o veterinário, sendo cada caso avaliado individualmente.

 
Check-up básico
 
A cada visita ao veterinário o médico já faz essa análise. Por isso mesmo é essencial que visitas sejam realizadas com regularidade. Nessa dinâmica, o médico do seu bicho avalia o corpo externo dele como um todo. Saúde dos olhos, do pelo, da pele, feridas, caroços, todo e qualquer sinal de anormalidade podem ser identificados com um check-up básico.
 
Caso o veterinário desconfie de alguma condição anormal, ele é quem vai indicar que exame específico deve ser realizado para dar prosseguimento ao rastreamento de uma potencial doença.

 
Exame de urina e fezes
 
Mais uma vez, vale lembrar que gatos e cachorros são, como nós, mamíferos e, por essa razão, boa parte da tecnologia clínica disponível é bastante similar àquelas que estamos acostumados nos hospitais humanos.
 
Exames de urina e fezes são um bom exemplo disso. Na maioria das vezes um pouco mais específicos, eles auxiliam no diagnóstico de doenças renais, intestinais e nutricionais.

 
Exame odontológico
 
A odontologia, ciência que estuda a saúde da boca de forma complexa e completa, é uma das áreas específicas da medicina veterinária. O cuidado com os dentes e toda a cavidade bucal do seu animal deve receber devida atenção e é esse o profissional que deve ser procurado.
 
Especialmente cachorros mais velhos, com dentes a menos e mais desgastados, devem realizar exame odontológico com a frequência indicada pelo profissional. Cáries e tártaro são os problemas mais comuns, mas problemas na mastigação com efeito negativo em todo o sistema digestivo também estão entre um dos que podem ser identificados nessa avaliação.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »