AtaNews Publicidade 728x90
27/11/2020 às 09h44min - Atualizada em 27/11/2020 às 09h44min

Ainda vale a pena deixar o meu dinheiro na poupança?

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

O brasileiro está investindo mais, nos últimos anos, a busca por investimentos e por educação financeira aumentou bastante no país. Porém, mesmo com esse movimento, a poupança continua sendo o investimento preferido dos brasileiros. Estimativas indicam que sete a cada dez brasileiros têm dinheiro alocado na poupança.

E isso é resultado de um conjunto de fatores. Em outras épocas, como nos anos 90 e início dos anos 2000, a poupança oferece um excelente rendimento de suas aplicações. Além disso, é bem fácil de investir, o dinheiro pode ser sacado a qualquer momento e não sofre incidência de imposto de renda.

Para o público brasileiro, a poupança sempre foi tida, principalmente, como um investimento prático e bastante seguro. Mas será que em 2020, com taxa Selic baixa e outras opções em renda fixa, a poupança ainda vale a pena?

E a resposta, é: NÃO, não vale! No momento atual, com rendimento abaixo da inflação e com as condições econômicas do país, ao investir na poupança você não está ganhando e sim perdendo dinheiro.

Em 2019, com a Selic já em tendência de queda, o rendimento da poupança ficou abaixo da inflação. Em outras palavras, não houve ganho real. Nos anos anteriores, mesmo com a Selic em queda, a poupança já rendia bem menos que outras aplicações, mas ainda ficava acima da inflação.

As previsões indicam que neste ano, a tendência é a mesma! Em 2020, a poupança deve fechar mais uma vez abaixo da inflação. Você deve estar pensando, se a poupança não vale a pena, onde investir com segurança? No decorrer do texto, vamos falar sobre algumas opções d de melhor rendimento e segurança.
 

Melhores opções de investimento

Muitas pessoas continuam investindo na poupança porque a acham segura e porque querem ter o disponível a qualquer momento. Bom, se pararmos para pesquisar um pouco, podemos perceber que existem outros investimentos de renda fixa com essas mesmas características que rendem mais do que a poupança, conheça alguns deles abaixo:
 

Tesouro Selic

O Tesouro Direto é um dos investimentos mais seguros do país. Eles são títulos públicos, que pagam ao investidor, o aporte investido com o acréscimo da rentabilidade do período. É como se estivéssemos emprestando dinheiro para o governo e ele nos devolvem esse montante com acréscimo da rentabilidade na data de vencimento do título.

Um título de curto prazo bastante seguro é o Tesouro Selic. Esse título rende o mesmo que a taxa Selic, fixada neste momento em 2% ao ano. Mesmo com cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nos primeiros 30 dias e sofrer incidência do imposto de renda sobre a rentabilidade, o Tesouro Selic rende acima da inflação porque sua liquidez é diária.

No caso da poupança, ela só rende apenas no dia do seu aniversário, ou seja, se você fez um aporte no dia 5 de maio, o valor só renderá em 6 de junho. No Tesouro Selic, o valor investido renderá alguns centavos todos os dias.

CDBs

Os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) são outros investimentos excelentes para quem quer deixar a poupança de lado. A diferença em relação ao Tesouro Direto é o que CDBs são emitidos por instituições privadas.

Existem CDBs disponíveis no mercado com vencimento entre 6 meses e 3 anos, período curto para resgatar o dinheiro com uma rentabilidade superior à da poupança e acima da inflação. Outra excelente opção para quem deseja praticidade e resgatar o dinheiro a qualquer momento são os CDBs de resgate rápido e liquidez diária.

Mesmo com incidência de Imposto de Renda, o CDB de liquidez diária tem um rendimento superior ao que a poupança pode lhe oferecer. Além disso, o CDB é um investimento bastante seguro porque está coberto pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que garante que o investidor recebe até R$ 250 mil da sua aplicação, caso o banco dono do título vá a falência.
 

Previdência Privada, Tesouro IPCA e outros

Se o seu investimento na poupança for pensando em um objetivo de longo prazo como fazer uma aposentadoria ou comprar uma casa no futuro, existem outros tipos de investimentos que podem fazer o seu dinheiro render muito mais do que a poupança.

Quando o objetivo é pensar numa reserva para aposentadoria, um plano de previdência privada é o mais indicado. Mesmo com as taxas de administração e a taxa de carregamento da previdência, o investimento em previdência privada renderá bem mais, já que esse objetivo é focado justamente na rentabilidade a longo prazo.

Já se você quer comprar um carro ou casa daqui a 5 ou 10 anos, um bom investimento é o Tesouro IPCA. Esse investimento possui um rendimento melhor do que a poupança, o importante é checar a data de vencimento do título e fazer simulações para ter uma ideia do quanto será preciso investir para retirar no futuro.

Mesmo que esse não seja o melhor momento da renda fixa, os investimentos citados acima são mais rentáveis e tão seguros quanto à poupança. Então, para que perder dinheiro na poupança se você pode ter algum ganho real com os seus aportes? Invista no que vale a pena!
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »