Foto: Divulgação Com o auxílio do
resgate previdência, é possível investir em patrimônio, apostar na educação dos filhos, entre outras coisas. Trata-se, portanto, de um investimento a longo prazo que realmente faz a diferença.
Hoje, há uma série de instituições financeiras que facilitam o processo de contratação de fundos de previdência privada, mas não só. A partir de aplicativos, é possível adquirir ações, investir em CDBs, etc.
A seguir, explicaremos as razões pelas quais é fundamental ter ciência de todas as funcionalidades que o seu banco oferece e daremos dicas de serviços que vale a pena contratar. Se você gostaria de entender mais sobre o assunto, prossiga com a leitura.
Antes de tudo: quais são serviços essenciais?
A resolução 3.919, artigo 2º, inciso I, do BACEN regulamenta o número mínimo de serviços que devem ser oferecidos pelo banco sem a necessidade de pagamento de taxa.
Na prática, isso significa que ninguém deve pagar por esse número de serviços. Caso você seja cobrado por algum deles, você pode questionar o banco e, a depender da gravidade do problema, entrar com alguma ação contra ele.
São serviços essenciais: - Cartão de débito;
- quatro saques em guichê de caixa, inclusive por terminal de autoatendimento ou através de cheque;
- duas transferências entre contas da mesma instituição;
- dois extratos físicos (em papel), contendo a movimentação dos últimos trinta dias;
- realização de consultas ilimitadas em meio virtual, por aplicativo ou internet banking;
- fornecimento anual de extrato consolidado (uma via);
- dez folhas de cheque;
- compensação de cheques;
- prestação de serviços por meio eletrônico.
Após ultrapassar o número mínimo obrigatório, o cliente deve pagar pelas unidades de serviços utilizados. Eis a parte perigosa: não existe valor máximo para a cobrança de serviços únicos.
Ao saber sobre as suas possibilidades, você consegue manter-se dentro do pacote básico e não pagar taxas além do necessário. Parece pouco, mas mensalmente podemos gastar algumas dezenas de reais em taxas bancárias desnecessárias.
Que ferramentas diferenciadas valem a pena?
Tudo o que está fora do pacote básico pode ser cobrado, como já comentamos. Alguns bancos, com o intuito de fidelizar e agradar os clientes - especialmente com o aumento crescente de opções, entre instituições físicas e virtuais -, tem buscado oferecer diferenciais por preços baixos ou de forma gratuita.
O Banco do Brasil, por exemplo, dá ao cliente acesso facilitado a algumas linhas de crédito. Enquanto isso pode ser de extrema ajuda em momentos de crise, é preciso ter cuidado: quanto mais empréstimos pegamos, maior a nossa tendência ao endividamento. Assim, deixe para pegar dinheiro em situações específicas, e sempre com planejamento.
O mesmo vale para bancos que oferecem cartão de crédito com limite alto. É fácil “se empolgar” quando você tem uma boa margem para gastar. Não se pode esquecer, porém, que é preciso pagar por tudo aquilo que você adquire com parcelamento e que cada fatura atrasada vem com juros altíssimos.
Benefícios que valem a pena
Diversos bancos, como o Santander, o Bradesco, a Caixa e o Itaú, permitem ao usuário que programe investimentos em aplicações financeiras de forma mensal. Nesses casos, o cliente pode escolher o melhor dia para que a transferência ocorra de forma automática.
É uma funcionalidade interessante para quem tem dificuldade de organizar a vida financeira. Mas atenção: em alguns bancos, é possível transferir valores apenas para a poupança (a qual, para muitos especialistas, sequer pode ser considerada um investimento, visto que não traz rendimentos significativos).
O Itaú e o Banco do Brasil saem na frente nessa hora: é possível, por meio dos bancos em questão, fazem transferências para fundos de renda fixa, que tendem a ter rendimento muito maior do que a poupança tradicional.
Para contratar os serviços, porém, é preciso que a conta corrente e a aplicação financeira pertençam ao mesmo banco. Para quem não deseja estar tão atrelado à instituição financeira, isso pode ser um pouco complicado.
Outros serviços que você pode verificar junto ao seu banco são:
- Pagamentos de contas pelo celular, através da leitura de código de barras;
- Bloqueio de transações quando as compras, online ou não, não se enquadram no perfil de consumo normal;
- Comunicação e resolução de problemas por meio de aplicativo ou chat online, sem precisar entrar em contato com call center;
- Acesso de fatura, saldo e extrato online, com possibilidade de salvar informações em pdf;
- Transferência por meio do Pix, funcionalidade nova e que tem sido muito desejada;
- Parcerias com lojas, estabelecimentos e programas de pontos;
- Contratação, com vantagens, de seguros de vida, ao patrimônio, etc.