AtaNews Publicidade 728x90
26/11/2020 às 10h11min - Atualizada em 26/11/2020 às 10h11min

4 dicas para lavar suas roupas sem danificar os tecidos

Como limpar suas peças da melhor forma possível

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Nada mais gostoso que sentir o cheirinho de roupa lavada. Melhor ainda é poder vestir aquela peça que você adora, limpinha e perfumada. O que muitos não sabem é que para que isso aconteça é preciso ter alguns cuidados prévios.
 
Conhecer as diferentes categorias de peças e saber que algumas delas podem soltar tinta é fundamental para oferecer a limpeza adequada para cada uma. Há ainda cuidados extras como o uso do saco de lavar roupa para a separar peças íntimas e mais delicadas.
 
Tendo esses cuidados, além de mantê-las  limpas e perfumadas, você vai conseguir ter roupas novas por muito mais tempo.
 

Como lavar sua roupa corretamente

A lavagem das roupas é algo que faz parte do cotidiano de todo mundo. Ela pode ser tanto manual, como o uso de tanquinho ou máquina. Vale dizer que a forma da lavagem utilizada pode interferir na limpeza e até no cheiro posterior das peças.
 
Roupas coloridas, por exemplo, não devem ser misturadas com roupas claras porque há um forte risco que algumas delas soltem tinta, manchando-as. Itens de cama e banho, por sua vez, devem ser lavados separadamente.
 
O uso de produtos adequados para cada peça também é fundamental. Não dá para exigir uma limpeza de primeira usando produtos de baixa qualidade ou usando de forma inadequada, sem considerar o momento ideal para o uso de cada um.
 
Com cuidados, aparentemente simples, como estes é possível fazer uma lavagem apropriada, escolher os melhores programas — caso a lavagem seja feita na máquina, e consequentemente, ter peças sempre limpas e cheirosas.
 

Leia as etiquetas das peças

Em toda etiqueta, seja em camisetas, calças, toalhas ou lençóis, há uma indicação da composição do tecido e de que forma esse pode ser devidamente higienizado. Isso porque existem peças que só podem ser lavadas à mão, a seco e aquelas que podem ser lavadas com tranquilidade na máquina ou tanquinho.
 
Isso sem falar no fator encolhimento que acontece com alguns tecidos, a impossibilidade de usar alvejante e ainda a recomendação ou não de usar o ferro. Por isso mesmo é tão importante que haja esse cuidado antes de fazer a lavagem propriamente dita.
 

Separar as roupas

Não adianta querer jogar tudo na máquina de uma vez para economizar na conta de água e de luz, porque você vai acabar tendo peças limpas e outras nem tanto, isso sem falar dos riscos com o aparecimento de manchas quando se mistura roupas coloridas com roupas claras.
 
Cada uma deve ser lavada separadamente, usando os produtos adequados conforme suas próprias recomendações. Toalhas de banho e rosto devem ser lavadas em um ciclo determinado, bem como as roupas de cama. Tecidos finos e peças íntimas devem ser colocados em sacos protetores, evitando danos na máquina.
 

Escolha o ciclo adequado

Atualmente, toda máquina de lavar tem indicações que é possível verificar qual o ciclo ideal para cada gênero de roupa que será lavado. Os mais longos são usados para a lavagem de peças mais sujas, enquanto os mais rápidos devem lavar aquelas menos sujas e delicadas.
 
Vale lembrar que etapas como molhos curtos ou longos devem sim ser usados para ajudar na limpeza de peças mais sujas, com suor e gordura, por exemplo. 
 

Produtos nos lugares e na quantidade certos

A máquina de lavar tem o espaço e a quantidade adequados para cada tipo de ciclo, mas existem algumas indicações que podem melhorar a qualidade da sua lavagem. Para roupas brancas, o mais indicado é o sabão em pó, enquanto o líquido é melhor para cores delicadas. Para peças manchadas, vale misturar os dois.
 
E não precisa exagerar! Com o volume indicado nos recipientes — como sabão, amaciante e tira-manchas — você vai poder ter suas roupas devidamente limpas com a lavagem correta.
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »