AtaNews Publicidade 728x90
25/11/2020 às 16h50min - Atualizada em 25/11/2020 às 16h50min

13ª Campanha Estadual “Fique Sabendo” acontece de 30 de novembro a 04 de dezembro

Secretaria de Saúde / Assessoria de Imprensa
A Secretaria de Saúde de Birigui, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais, convida a população para participar da 13ª Campanha Estadual “Fique Sabendo”, em comemoração ao Dezembro Vermelho e ao Dia 1º de Dezembro: Dia Mundial da Luta Contra a AIDS.

Dos dias 30 de novembro até 04 de dezembro as ações de prevenção e testagem para HIV e Sífilis serão intensificadas em todas as 11 UBS (Unidades Básicas de Saúde) e no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), localizado no Centro de Especialidades (Praça Gumercindo Paiva Castro, Centro, antigo pronto-socorro).

Além disso, a equipe de profissionais do CTA também estará com sua tenda de testagem montada em frente a algumas UBS, nas seguintes datas e horários:

SEGUNDA-FEIRA, 30/11/2020, das 8 às 12 horas - UBS 01 CIDADE JARDIM

TERÇA-FEIRA, 01/12/2020 das 8 às 12 horas – UBS 02 TOSELAR

QUARTA-FEIRA, 02/12/2020 das 8 às 12 horas – UBS 06 TIJUCA

QUINTA-FEIRA, 03/12/2020 das 8 às 12 horas – UBS 09 SANTANA

SEXTA-FEIRA, 04/12/2020, das 8 às 12 horas – UBS 05 SANTO ANTÔNIO

É importante ressaltar que para participar da testagem nas unidades em que a tenda estará montada não é necessário residir no bairro da área ao qual a UBS pertence.

Considerando-se a pandemia de coronavírus e as orientações do Programa Estadual de IST/Aids, esse ano não haverá Dia D na praça, para evitar grandes aglomerações.

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Caio César Mafi Silva, os exames são indicados àqueles que nunca fizeram o teste e possuem vida sexualmente ativa, fez sexo oral, vaginal ou anal sem uso de camisinha ou o preservativo rompeu, se tem ou teve tuberculose e hepatites, se tem ou teve alguma IST, se compartilhou seringas e agulhas; e se está grávida ou pretende engravidar.

“O diagnóstico precoce dessas doenças permite que o tratamento seja feito o mais rápido possível, trazendo a cura no caso da Sífilis e o controle da doença no caso dos pacientes com AIDS, promovendo maior qualidade de vida e impedindo a transmissão para outras pessoas”, disse Caio.

O tratamento para essas infecções sexualmente transmissíveis são garantidos pela rede de saúde municipal através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE).

O Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais resaltou que os testes rápidos são feitos com punção digital (parecido com exame de glicemia) e levam cerca de 15 à 30 minutos para sair os resultados, sendo que os pacientes podem levar seus resultados na hora.

Para participar das ações da campanha é obrigatório o uso de proteção facial.

“Que as pessoas que procurarem os testes estejam preferencialmente portando um documento com foto (RG ou CNH) e não é necessário jejum para a coleta do sangue”, frisou ela.

Para obter mais informações sobre a campanha basta ligar para telefone (18) 3643-6262 ou procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »