25/11/2020 às 09h19min - Atualizada em 25/11/2020 às 09h19min

Quais os suplementos realmente essenciais para quem pratica atividade física?

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Principalmente para quem está começando as realizar atividades físicas, uma série de dúvidas podem surgir até se adaptar à essa nova rotina. 

Quando e como treinar, o que se deve comer e qual a melhor forma de potencializar os resultados buscados estão entre os principais questionamentos dos principiantes nesse universo. 

Neste sentido, a procura por suplementos para dar um up no treino também faz parte da realidade de quem começou a treinar recentemente. 

Mas afinal, quais são os melhores suplementos e o que deve e o que não deve ser incluído no seu dia a dia? Acompanhe a seguir e descubra essas e outras informações! 

O que são suplementos alimentares? 

Antes de mais nada, é preciso primeiro entender o que são os suplementos. Basicamente, tratam-se de produtos que são feitos com base em nutrientes requeridos pelo corpo, só que em uma concentração bem maior do que a encontrada nos alimentos, por exemplo. 

Embora muita gente acredite que apenas isso é capaz de suprir as necessidades, é importante destacar que eles são complementares e, portanto, não devem substituir uma boa alimentação. 

Quem pode indicar os suplementos? 

O ideal é que antes mesmo de iniciar os treinos, seja feita uma consulta com um profissional especializado para adequar a sua alimentação. 

Somente com a avaliação minuciosa do nutricionista alinhada com os seus objetivos, será possível determinar quais os suplementos que mais promoverão resultados de acordo com seu perfil e organismo. 

No entanto, muitas pessoas ainda insistem em utilizar esses produtos de forma indiscriminada e sem qualquer orientação médica, o que pode ocasionar uma série de problemas e inclusive, estar sendo em vão. 

Quais são os suplementos mais comuns e para que servem?

Caso você deseje saber mais sobre os benefícios e recomendações de cada um dos suplementos, acompanhe nossas dicas a seguir: 

BCAA

BCAA é uma sigla utilizada para simplificar as palavras branched-chain amino acids que, em uma tradução livre, significa aminoácidos de cadeia ramificada - leucina, isoleucina e valina. 

Esses aminoácidos são considerados essenciais para formação de uma proteína no organismo e cada um deles possui implicações metabólicas específicas. 

Trata-se de um dos produtos mais utilizados por praticantes de atividades físicas que desejam melhorar o seu desempenho, fornecendo mais energia, principalmente durante exercícios mais prolongados. 


Para que serve?

Rico em nutrientes,  o BCAA ajuda na recuperação dos músculos e tecidos, na síntese de proteínas, além de ajudar a evitar a fadiga muscular e aumentar a massa magra. 

Creatina

Outro suplemento queridinho entre os praticantes de atividades físicas, a creatina é um derivado de aminoácidos que oferece uma série de benefícios para a melhoria no desempenho durante os exercícios. 

Sendo um nutriente de origem animal, a substância é sintetizada no fígado, pâncreas e nos rins a partir de alguns aminoácidos (glicina, arginina e metionina).


Para que serve?

Essencial para o processo de transformação de ADP em ATP, a creatina contribui para aumentar a força muscular, ajudando a otimizar a energia do corpo durante os treinos. 

Além disso, ela proporciona bons resultados para quem busca a hipertrofia muscular, estimulando a proliferação de células satélites, aumentando seu volume e deixando o músculo consequentemente maior. 

Termogênicos

Ideal para quem deseja queimar gordura corporal, os termogênicos são substâncias que fazem com que o nosso organismo produza mais calor do que o normal, o que ajuda principalmente no processo de emagrecimento. 

Normalmente, são produzidos a partir de elementos que naturalmente cumprem essa função, como por exemplo a cafeína, canela, chá verde, entre outros produtos.


Para que serve? 

Os termogênicos são responsáveis por estimular o sistema nervoso central, favorecendo o fornecimento de energia para que o corpo possa exercer um bom rendimento durante os treinos. 

Estes produtos também auxiliam na perda de gordura corporal e no ganho de massa magra. 

Glutamina 

Trata-se de um aminoácido não essencial naturalmente produzido pelo nosso corpo que atua como principal fonte de energia para as células do sistema imunológico. 

As moléculas de glutamina ajudam a formar a proteína necessária para nutrir e reparar uma série de tecidos - unhas, pele, músculo - além de outras funções importantes no organismo.


Para que serve?

Muitos atletas investem no suplemento para aumentar a imunidade do corpo, manutenção da saúde intestinal e em alguns casos, pode ajudar a reduzir a dor muscular após os exercícios e combater o catabolismo.

Whey Protein

O whey protein é o queridinho dos praticantes de atividades físicas. 

Basicamente, este suplemento é um composto extraído da proteína do do soro do leite que  oferece todos os aminoácidos essenciais para a recuperação e construção muscular.

No mercado, existem três versões do suplemento - concentrado, isolado e hidrolisado - sendo que cada uma delas é indicada para uma condição específica, que vai de acordo com o objetivo de cada um.


Para que serve?

Sua principal indicação é para  reparo e construção da massa magra após a atividade física, atuando na recuperação muscular, desenvolvimento dos músculos e hipertrofia. 

Além disso, ele ajuda no ganho de massa muscular magra, na redução de gordura corporal além de uma série de outros benefícios. 

Caseína

Assim como o whey protein, a caseína é uma proteína encontrada no leite da vaca. Para atletas, o consumo de proteínas é essencial para desenvolver a hipertrofia e adquirir um melhor desempenho durante os treinos.


Para que serve?

A caseína auxilia no ganho de massa muscular e ingestão de nutrientes. É um suplemento importante para ser acrescentado na dieta de quem pratica exercícios físicos.

Vale lembrar que o consumo de qualquer um dos suplementos citados deve ser feito com o devido acompanhamento médico para desempenhar suas funções no organismo e potencializar os resultados dos treinos! 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »