AtaNews Publicidade 728x90
24/11/2020 às 15h28min - Atualizada em 24/11/2020 às 15h28min

Como a pandemia afetou a área da saúde no Brasil

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A pandemia causada pelo novo coronavírus afetou os sistemas de saúde no mundo todo, principalmente no Brasil. O Sistema Único de Saúde (SUS) do país é o mais robusto do mundo e, ainda assim, foi atingido de forma impactante. Ainda não sabemos o tamanho desse impacto, mas já podemos perceber como a pandemia afetou a área da saúde no Brasil.

Muitas dessas mudanças serão permanentes, novos protocolos de segurança e novas medidas de saúde pública farão parte do cotidiano na área de saúde.

São ações preventivas para que este e outros surtos infectocontagiosos possam ser controlados antes de se atingir a população em larga escala, além de proteger as pessoas que estão no grupo de risco.

Quer saber mais sobre como a pandemia afetou a área da saúde no Brasil? Acompanhe a leitura!
 

Como a pandemia afetou a área da saúde no Brasil?

 

Superlotação

A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que hospitais, clínicas, postos de saúde, unidades de pronto atendimento tivessem uma superlotação. Por mais que o SUS seja o maior sistema de saúde do mundo, atendendo a cerca de 70% da população, não foi capaz de conter o enorme contingente de pessoas infectadas.

Por conta disso, hospitais de campanha foram construídos, em grandes centros de convenções e ginásios em todo o país. Milhares de novos aparelhos foram comprados, além de testes para o novo coronavírus. Outra consequência da superlotação foi a diminuição do oferecimento dos atendimentos de rotina. No Brasil, houve uma queda de 60% nas cirurgias de emergência durante a pandemia. Isso acontece porque a equipe médica está quase toda alocada para a contenção da pandemia. Além disso, muitas pessoas adiaram cirurgias marcadas com medo de contaminação.
 

Mais profissionais de saúde

A sobrecarga do sistema de saúde, a construção de novos hospitais e hospitais de campanha demandou a contratação de mais profissionais de saúde. A procura foi tão alta que muitos estados pediram para que o governo federal permitisse a contratação de médicos formados no exterior.
 

Equipamentos de proteção individual

Com a pandemia do novo coronavírus, novos protocolos de segurança tiveram que ser adotados no sistema de saúde. Médicos, enfermeiros e profissionais da limpeza passaram a utilizar equipamentos para diminuir ou bloquear a exposição ao vírus. Itens como óculos de proteção, toucas, luvas, macacões, meias e máscaras passaram a ser obrigatórios na rotina dos hospitais. Mesmo com todos os cuidados, a contaminação entre esses profissionais é alta.
 

Telemedicina

Os protocolos de isolamento e quarentena demandaram o atendimento médico remoto, principalmente às pessoas do grupo de maior risco de desenvolver sintomas graves pela contaminação de Covid-19. Assim, para possibilitar que as pessoas pudessem evitar sair de casa, a telemedicina se popularizou, e serviços como o Software Médico da Versatilis se tornaram comuns. Com o grande aumento dos teleatendimentos, é possível perceber como a pandemia afetou a área de saúde no Brasil.
 

Campanhas preventivas

Uma das maiores formas de se conter o avanço da pandemia causada pelo novo coronavírus é a realização de campanhas preventivas em todos os meios de comunicação. Informações sobre como higienizar as mãos, os ambientes, os itens de compra, além de instruções sobre distanciamento social, os riscos da aglomeração, a correta utilização das máscaras, os números de contágios auxiliam na conscientização da população. Essas campanhas são feitas por meio de propagandas e anúncios em canais de televisão, rádios, rede sociais e na comunicação visual das cidades.

As mudanças causadas pela pandemia do novo coronavírus ainda serão sentidas por muitos anos. Muitas mudanças ainda virão, novas formas de atendimento e protocolos na área de saúde estão sendo desenvolvidos, novas rotinas vieram para ficar, alterando a vida na sociedade. Que outras mudanças você percebeu na área de saúde com a pandemia? Comenta aqui!
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »