23/11/2020 às 21h18min - Atualizada em 24/11/2020 às 12h02min

Saiba as vantagens de automatizar sua casa

Ter uma casa inteligente é o sonho de muita gente. Infelizmente, ainda é muito caro aplicar IoT em sua casa. Mas como seria se assim pudesse?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
Se você acabou de descobrir a automação residencial ou não sabe o que é, não importa porque neste artigo vamos desvendar como você pode automatizar profissionalmente sua casa. Você também descobrirá as vantagens desses sistemas, bem como os serviços que eles podem oferecer.

O que é automação residencial?

A automação residencial é um conjunto de técnicas que visa automatizar a sua casa através da integração tecnológica dos sistemas de bem-estar, segurança, gestão energética e comunicação. Sua tecnologia permite o controle remoto a partir de, por exemplo, uma tela, seu celular, um tablet ou um PC.

Além disso, um dos recursos mais recentes desse sistema é que, na maioria dos casos, ele pode ser controlado fora de casa via celular. Algumas das vantagens mais importantes que oferece são segurança, economia de energia, bem-estar, comunicação, conforto e até tele-atendimento.

Benefícios da automação residencial

As grandes vantagens de uma instalação de automação residencial podem ser resumidas em:
 
  • Economia de energia: Os aparelhos são programáveis ​​para que você escolha quando devem ser ligados, o que se traduz em uma poupança de eletricidade e gás e ainda de água. Por outro lado, o sistema pode detectar a presença de pessoas no interior da casa e ativar o modo econômico para que não se gaste tanto. Além disso, gastar menos não significa apenas economizar dinheiro, mas também cuidar mais do meio ambiente.
 
  • Segurança: Uma característica muito importante para sua tranquilidade. Ele pode detectar vazamentos de água, vazamentos de gás ou incêndios. Também permite que os intrusos sejam localizados por meio de câmeras ou simulem a presença de pessoas na casa, ligando e desligando as luzes por controle remoto.
 
  • Comunicação: A automação residencial torna mais fácil a comunicação para você e sua casa estarem sempre conectados.
 
  • Conforto: sua interface é simples e intuitiva para facilitar o seu dia-a-dia.
 
  • Tele-atendimento: o sistema monitora nossos sistemas de vida para criar um perfil de usuário e nos ajudar no nosso dia a dia. Uma vantagem realmente útil para pessoas vulneráveis, como crianças ou idosos.

Automatizar sua casa

Em primeiro lugar, antes de instalar qualquer sistema para automatizar a sua casa, deve pensar nas suas necessidades. É importante levar em consideração as características da casa e quais ferramentas serão úteis para você. Para fazer isso, você deve refletir sobre o assunto e procurar um profissional para aconselhamento.

No entanto, existem alguns aspectos e elementos que podem ser automatizados já que são muito úteis e quase de uso obrigatório no nosso dia a dia.


O sistema de segurança

A segurança da nossa casa é essencial para manter o controle e garantir a sua tranquilidade e a de sua família. Portanto, recomendamos a instalação de um sistema externo e interno.

Do lado de fora da casa, você pode colocar algumas câmeras em determinados pontos para fornecer uma vista panorâmica de qualidade. Da mesma forma, existe a possibilidade de conectá-lo ao celular. Por outro lado, um alarme pode ser instalado no interior para notificá-lo em caso de qualquer incidente. Uma vantagem da automação residencial é que você pode conectar os dois sistemas para programá-los em um horário específico.

O sistema de irrigação

Sensores podem ser usados ​​para detectar umidade e economizar água em nosso sistema de irrigação, bem como monitoramento em tempo real para modificar os parâmetros de acordo com o clima. Além disso, sua programação é simples e você terá acesso ao grau de umidade do terreno em todos os momentos.

Algumas das vantagens são:
 
  • Consumo eficiente de água;
  • Economia: você pode reduzir o custo disso por meio dos sensores de vento e umidade;
  • Otimização dos recursos disponíveis.
  • Cuida do meio ambiente: você não terá desperdício de água.

O sistema multimídia

O conteúdo audiovisual já faz parte do nosso dia a dia, principalmente nos nossos momentos de descanso e lazer. Além disso, a música é vital para a vida, então deixe seu sistema multimídia marcar seu ritmo. Da automação residencial, você pode integrar todos os dispositivos de áudio e vídeo da sua casa em um único sistema e, em seguida, controlá-los por meio de um sistema de controle remoto, como um tablet ou smartphone.

Algumas das vantagens mais marcantes são a reprodução automática de acordo com seu humor, a gestão da equipe de acordo com suas necessidades e a escolha de diferentes conteúdos para os vários espaços do seu lar.


Gostou desse artigo? Acesse a informação - artigos - conteúdo - conteúdo geek - matérias e saiba mais sobre esses temas e muitos outros.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »